Banco Mundial afirma que variante do Delta está desacelerando o crescimento econômico no Leste Asiático e no Pacífico

A atividade econômica começou a desacelerar no segundo trimestre de 2021, e as previsões de crescimento foram rebaixadas para a maioria dos países da região, de acordo com o East Asia and Pacific Fall 2021 Economic Update do Banco Mundial.

Trabalhadores em um canteiro de obras em Xangai, China. (Arquivo Reuters)

A recuperação da região do Leste Asiático e Pacífico foi prejudicada pela disseminação da variante COVID-19 Delta, que provavelmente está desacelerando o crescimento econômico e aumentando a desigualdade na região, disse o Banco Mundial na segunda-feira.

Enquanto a economia da China deve se expandir em 8,5%, o restante da região deve crescer 2,5%, quase 2 pontos percentuais a menos do que o previsto em abril de 2021, disse o Banco Mundial.

A recuperação econômica do Leste Asiático e Pacífico em desenvolvimento enfrenta uma reversão da sorte, disse Manuela Ferro, vice-presidente do Banco Mundial para o Leste Asiático e Pacífico. Considerando que em 2020 a região continha COVID-19 enquanto outras regiões do mundo lutavam, o aumento do COVID 19 casos em 2021 diminuíram as perspectivas de crescimento para 2021.

As economias de vários países insulares do Pacífico e de Mianmar foram as mais atingidas, com previsão de contração de 18% em Mianmar, enquanto os países insulares do Pacífico, como grupo, devem encolher 2,9%, disse o Banco Mundial.

Mianmar terá a maior contração do emprego na região e o número de pobres no país aumentará, acrescentou.

Não há dúvida de que a tomada militar (em Mianmar) levou a uma interrupção da atividade econômica combinada com o movimento de desobediência civil, o que significa que menos pessoas vão trabalhar, disse Aaditya Mattoo, economista-chefe do Banco Mundial para o Leste Asiático e Pacífico.

O relatório estima que a maioria dos países da região, incluindo Indonésia e Filipinas, pode vacinar mais de 60% de suas populações até o primeiro semestre de 2022. Embora isso não elimine as infecções por coronavírus, reduziria significativamente a mortalidade, permitindo uma retomada da economia atividade.

O dano causado pelo ressurgimento e persistência da COVID-19 provavelmente afetará o crescimento e aumentará a desigualdade no longo prazo, disse o Banco Mundial.

A vacinação e os testes acelerados para controlar as infecções por COVID-19 podem reviver a atividade econômica em países em dificuldades já no primeiro semestre de 2022 e dobrar sua taxa de crescimento no próximo ano, disse Mattoo.

Mas, a longo prazo, apenas reformas mais profundas podem impedir o crescimento mais lento e o aumento da desigualdade, uma combinação empobrecedora que a região não viu neste século.

O Banco Mundial disse que a região precisará fazer um esforço sério em quatro frentes para lidar com o aumento do coronavírus: abordando a hesitação vacinal e as limitações à capacidade de distribuição; aprimoramento de testes e rastreamento; aumentar a produção regional de vacinas; e fortalecimento dos sistemas locais de saúde.