Mulher morre após comer em restaurante com estrela Michelin na Espanha

Uma mulher morreu após fazer uma refeição em um restaurante em Valência, Espanha.

Uma mulher de 46 anos faleceu na manhã de domingo do que se presume ser uma intoxicação alimentar, depois de fazer uma refeição em um restaurante com estrela Michelin na cidade de Valência, no leste da Espanha. A mulher junto com seu marido e filho adoeceu depois de comer no restaurante Riff. O marido e o filho estão se recuperando.

Cerca de 75 pessoas que comeram no Riff entre 13 e 16 de fevereiro foram rastreadas pelas autoridades de saúde, das quais 29 sofreram intoxicação alimentar. O restaurante já fechou indefinidamente.

Com exceção da pessoa que morreu, todos os que adoeceram apresentaram sintomas leves - principalmente vômitos, disse o The Guardian, citando uma autoridade regional de saúde.

A autoridade de saúde em seu comunicado disse ainda que os oficiais de segurança alimentar inspecionaram o restaurante em 18 de fevereiro, mas não encontraram nenhuma explicação óbvia para o envenenamento. Amostras de pratos servidos como parte de um menu de degustação foram retiradas e analisadas pelo Instituto Nacional de Toxicologia.

Enquanto isso, relatórios sugerem que uma espécie de cogumelo pode ter sido a causa da doença, que um porta-voz do Ministério da Saúde de Valência se recusou a comentar. No entanto, ela disse que a análise das amostras está em andamento.

No início da doença de origem alimentar, Bernd H Knöller, chef e proprietário do Riff fechou seu restaurante até que a causa fosse conhecida e ofereceu suas mais profundas condolências. Ele ainda estendeu a ajuda em colaboração com as autoridades regionais de saúde para restringir a causa da doença.

Tomei a decisão de fechar o restaurante até que saibamos as causas precisas e possamos reabri-lo com as garantias necessárias para a segurança dos funcionários e clientes, disse Knöller ao The Guardian.

O chefe de cozinha, no entanto, esclareceu que as inspeções preliminares comprovaram que o restaurante cumpria os regulamentos sanitários necessários.

Um restaurante com até três estrelas Michelin é considerado excelente pelos Guias Michelin, uma série dos mais antigos guias de hotéis e restaurantes europeus.

Riff, com uma estrela Michelin adicionada à sua honra, é descrito pelo guia como oferecendo uma cozinha inovadora… baseada na mais alta qualidade, produtos locais sazonais para criar combinações culinárias de sucesso e menus fixos interessantes.