Assistir ao vídeo: Sem intimidade entre Trump e Obama no funeral de George Bush

Apertos de mão desajeitados, braços cruzados e olhar para a frente - o comportamento de Trump contrastava com o de seus colegas presidenciais.

Assistir ao vídeo: Sem intimidade entre Trump e Obama no funeral de George BushO presidente Donald Trump, a primeira-dama Melania Trump, o ex-presidente Barack Obama, Michelle Obama e o ex-presidente Bill Clinton durante um funeral de estado do ex-presidente George H.W. Arbusto. (Reuters)

Apertos de mão desajeitados, braços cruzados e um olhar fixo para a frente.

O presidente Donald Trump se juntou ao grupo de ex-EUA vivos. presidentes na quarta-feira para comemorar a vida do ex-presidente George H. W. Bush, mas em uma cerimônia caracterizada pela emoção e bons sentimentos, o calor entre os atuais e ex-ocupantes da Casa Branca foi decididamente ausente.

Trump apertou as mãos desajeitadamente de seu antecessor, Barack Obama, e da ex-primeira-dama Michelle Obama enquanto ocupava seu lugar na primeira fila do serviço religioso na Catedral Nacional de Washington.

Ele não contatou o ex-presidente Bill Clinton ou a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, que estavam sentados ao lado dos Obama. Hillary Clinton, que perdeu para Trump na eleição presidencial de 2016, acenou com a cabeça, mas não sorriu quando o antigo empresário de Nova York e sua esposa, Melania, se juntaram ao grupo que incluía o ex-presidente Jimmy Carter e sua esposa, Rosalynn.

Trump então passou a sentar-se durante o serviço, muitas vezes com os braços cruzados sobre o peito e os olhos fixos em um olhar intenso à frente.

O fato de que ele veio, no entanto, e foi recebido pela família Bush, com quem também lutou, proporcionou um vislumbre de bipartidarismo e civilidade política que muitos sentem que faltam desde que Trump assumiu o cargo em janeiro de 2017.
O presidente não compareceu a um serviço religioso em escala semelhante na catedral do senador republicano John McCain, que morreu no início deste ano, e teve que ser convencido a manter a bandeira americana com metade do mastro sobre a Casa Branca.
Trump e McCain brigaram repetidamente e, a seu serviço, a filha do senador, Meghan McCain, repreendeu Trump em um discurso emocionado.

Para Bush, Trump declarou um dia de luto. Ele visitou o caixão do 41º presidente que estava no Capitólio dos EUA e mais tarde visitou o ex-presidente George W. Bush e sua esposa, Laura, enquanto estavam em Washington.
Ainda assim, o sentimento ruim entre Trump e seus predecessores parecia difícil de deixar de lado.

Trump criticou duramente Obama e trabalhou para reverter as conquistas do mandato democrata na Casa Branca em saúde, mudança climática e política externa.

Michelle Obama, que publicou recentemente um livro de memórias, escreveu sobre não ser capaz de perdoar Trump por seu papel de liderança no movimento de nascimento que questionava se seu marido nasceu nos Estados Unidos. Barack Obama nasceu no Havaí.

Assistir ao vídeo: Sem intimidade entre Trump e Obama no funeral de George BushO presidente dos EUA, Donald Trump, estende a mão para apertar a mão do ex-presidente Barack Obama (Reuters)

O comportamento de Trump contrastou com o de seus homólogos presidenciais. Os Clinton conversaram amigavelmente com os Obama antes da chegada do atual presidente. As duas ex-primeiras damas trocaram um longo abraço ao se verem e deram-se as mãos no final da cerimônia, quando se separaram.

George W. Bush apertou a mão de toda a primeira fila de presidentes e seus cônjuges e, em uma repetição de uma cena que se tornou viral durante o funeral de McCain, entregou algo a Michelle Obama, presumivelmente doces.

O 43º presidente, em seu elogio, também elogiou a amizade de seu pai com Bill Clinton, que venceu o Bush mais velho na eleição de 1992. Esse tipo de amizade dificilmente, pelo menos por agora, se materializará com o 45º presidente.
O ex-primeiro-ministro canadense Brian Mulroney, amigo de longa data do falecido Bush, falou na cerimônia e disse que quando ele era presidente, todos os chefes de governo do mundo sabiam que estavam lidando com um cavalheiro, um líder genuíno, alguém que era distinto, decidido e corajoso.