Assista: Aprendendo a arte dos primeiros socorros emocionais

Imagem representativa (Fonte: Dreamstime)

Enquanto ensina seu filho a cobrir suas feridas, concentre-se também em construir a higiene emocional.

Guy Winch, psicólogo e autor, fala sobre a necessidade de construir a higiene emocional. A maioria de nós presta muito mais atenção à nossa saúde física e ignora completamente a higiene emocional. Esse favoritismo do corpo sobre a mente está nos fazendo pagar um custo enorme. Mesmo como pais, devemos deixar nossos filhos emocionalmente seguros para que possam enfrentar os desafios da vida.

Inimigos emocionais como solidão, fracassos e rejeições criam feridas mais profundas do que lesões físicas. A solidão não apenas o torna infeliz, mas também o mata. A solidão crônica aumenta em 14 por cento a probabilidade de uma morte prematura. Causa pressão alta, colesterol alto e baixa imunidade corporal, tornando-nos vulneráveis ​​a todos os tipos de doenças relacionadas ao estilo de vida. Causa o mesmo dano que fumar um cigarro. A única diferença é que fumar cigarros vem com um aviso, mas a solidão não.

Guy Winch enfoca o fato de que todos devemos priorizar nossa saúde psicológica e praticar a higiene emocional. Além da solidão, as outras feridas psicológicas, como o fracasso e a rejeição, distorcem nossa percepção e nos enganam. Uma vez que nossa mente se convence, não conseguimos mudá-la. Eventualmente, você se sente desamparado e fracassa na vida.

Não apenas isso, mesmo a rejeição é realmente dolorosa. Todos nós começamos a pensar em todas as nossas falhas e deficiências após a rejeição. Isso fere nossa autoestima. Guy Winch destaca o fato de que, quando nossa auto-estima está baixa, caímos na armadilha do estresse e da ansiedade.

Assim, ele exorta todos a prestarem atenção à higiene emocional. Reavive sua auto-estima e construa sua resiliência emocional. Isso resultará em menos depressão e menos solidão. Assim como nos mantemos conscientes de nossa saúde física, devemos permanecer conscientes de nossa saúde emocional também.

Assista o vídeo aqui :