EUA excluem adicionar Índia ou Japão à aliança de segurança com Austrália e Reino Unido

'AUKUS? O que seria? JAUKUS? JAIAUKUS? ' O secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse em momentos mais leves antes de responder à pergunta.

O PM da Austrália Scott Morrison no palco com links de vídeo para o PM da Grã-Bretanha Boris Johnson e o Presidente dos EUA Joe Biden em uma coletiva de imprensa em Canberra, quinta-feira, 16 de setembro de 2021. (Imagem de Mick Tsikas / AAP via AP)

Os Estados Unidos descartaram a adição da Índia ou do Japão à nova parceria trilateral de segurança com a Austrália e a Grã-Bretanha para enfrentar os desafios do século 21 na estratégica região Indo-Pacífico.

Em 15 de setembro, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden, o primeiro-ministro australiano Scott Morrison e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciaram em conjunto a formação da aliança de segurança trilateral AUKUS sob a qual a Austrália obteria uma frota de submarinos com propulsão nuclear pela primeira vez.

O anúncio do AUKUS na semana passada não pretendia ser uma indicação, e acho que esta é a mensagem que o presidente também enviou ao (presidente francês Emmanuel) Macron, de que não há mais ninguém envolvido na segurança do Indo-Pacífico. , Disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, a repórteres em sua coletiva de imprensa diária na quarta-feira.

Psaki estava respondendo a uma pergunta se países como Índia e Japão, cujos líderes estariam em Washington esta semana para a primeira reunião presencial do Quad, fariam parte da nova aliança de segurança.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, realiza uma coletiva de imprensa na Casa Branca em Washington, EUA, em 22 de setembro de 2021. (Reuters)

O Quad é composto por Índia, Estados Unidos, Japão e Austrália. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está hospedando a primeira cúpula presencial do Quad na Casa Branca em 24 de setembro.

Na sexta-feira ... você terá os australianos lá (para o encontro do Quad). Mas você também tem a Índia e o Japão. Você imaginaria para eles um tipo semelhante de papel militar que agora definiu para os australianos, perguntou um jornalista.

AUKUS? O que seria? JAUKUS? JAIAUKUS? Psaki disse em momentos mais leves antes de responder à pergunta.

A aliança de segurança trilateral AUKUS, vista como um esforço para conter a China no Indo-Pacífico, permitirá que os EUA e o Reino Unido forneçam à Austrália a tecnologia para desenvolver submarinos com propulsão nuclear pela primeira vez.

A China criticou duramente a aliança trilateral, dizendo que tal agrupamento exclusivo não tem futuro e prejudicará gravemente a estabilidade regional, agravará a corrida armamentista e prejudicará os esforços internacionais de não proliferação.

A medida também irritou a França, um aliado europeu dos EUA, que disse ter sido apunhalado pelas costas e expressou publicamente sua indignação com a aliança AUKUS. Ele chamou de volta seu embaixador nos EUA e na Austrália depois que o acordo de segurança AUKUS foi anunciado. A França também perdeu um contrato lucrativo para construir submarinos convencionais para a Austrália.

Enquanto isso, em uma tentativa de consertar os laços, o presidente Joe e seu homólogo francês Emmanuel Macron concordaram na quarta-feira que as consultas abertas entre os aliados sobre questões de interesse estratégico para a França teriam ajudado a melhorar a situação.

Biden e Macron decidiram abrir um processo de consultas aprofundadas, com o objetivo de criar as condições para garantir a confiança e propor medidas concretas para objetivos comuns, disse um comunicado conjunto após a reunião.

Claro, é um tópico importante nas conversas com os franceses, com uma série de países que têm interesse direto na região, disse Psaki na reunião da Casa Branca na quarta-feira.