EUA: Pulando de crise em crise, Congresso está viciado em penhascos

A Câmara e o Senado têm uma longa história de adiar as questões urgentes até o último minuto, tomando decisões difíceis e lançando votos difíceis apenas quando isso é final e completamente inevitável.

Avenida Pensilvânia em frente ao prédio do Capitólio dos EUA em Washington, DC, EUA, na terça-feira, 13 de julho de 2021. O líder da maioria no Senado alertou os senadores para se prepararem para encurtar o planejado recesso de agosto enquanto ele tenta passar por uma infraestrutura bipartidária pacote e um projeto de orçamento preparando um projeto maior de impostos e gastos apenas para os democratas. (Bloomberg)

O Congresso se desfez de uma iminente catástrofe econômica global nesta semana, fazendo o que faz de melhor: não muito.

Depois de semanas de um movimento partidário que ameaçava o mercado, os líderes do Senado fecharam uma barganha não tão grande que elevou o teto da dívida até o início de dezembro, apenas dois meses depois. Se a história servir de guia, os legisladores se envolverão exatamente na mesma luta novamente - e podem até mesmo acabar com mais uma solução Band-Aid.

Esse acordo de dívida chute-o-sempre-um-tanto-para-baixo-da-estrada seguiu a não consideração da Câmara na semana passada de um projeto de infraestrutura bipartidário após uma votação prometida. O atraso significou estourar o prazo de 30 de setembro para manter financiados os programas rodoviários federais, mas não se preocupe: o Congresso comprou-se um mês inteiro com um patch temporário de 30 dias que dará aos democratas mais tempo para resolver profundas diferenças entre eles sobre um enorme medida da rede de segurança social que pode ou não acontecer até 31 de outubro.

Tudo se desenrolou no momento em que o Congresso evitou por pouco uma paralisação do governo por apenas algumas horas na semana passada, aprovando um projeto de lei temporário para financiar agências federais até 2 de dezembro para dar-se mais tempo para regatear os 12 projetos de lei de gastos anuais. Essa luta inevitavelmente colidirá com a batalha sobre o limite da dívida, o grande projeto de lei de política social e a legislação de infraestrutura.

Leitura|Os democratas do Senado dos EUA planejam votação para limitar a dívida, Biden sugere que a obstrução pode ir

O Congresso está caminhando para mais penhascos do que Wile E. Coyote.

Mas este Congresso atual parece particularmente paralisado, dadas as diferenças ideológicas entre os democratas que detêm a mais nua das maiorias e a oposição entrincheirada dos republicanos que estão fixados nas eleições do próximo ano e veem um pouco de caos legislativo como sua passagem de volta para a maioria.

Os democratas de Washington estão provando que não podem cumprir, senador Mitch McConnell, R-Ky. e o líder da minoria, declarado quinta-feira no plenário do Senado, omitindo o fato de que ele estava fazendo tudo ao seu alcance para garantir que eles não o fizessem.

O resultado é que, em vez de chegar a compromissos em questões urgentes, os legisladores se acostumaram a concordar em discordar, evitando decisões politicamente difíceis e escolhendo uma data no futuro em que serão forçados a tentar novamente, muitas vezes com o mesmo resultado. Nenhuma família ou empresa poderia operar dessa forma, mas para o Congresso, passar de crise em crise é um estilo de vida.

Do lado positivo para os senadores, o acordo do teto da dívida preservou o recesso do Dia de Colombo, que inclui uma retirada republicana marcada para a próxima semana na Flórida e outras viagens planejadas pelos senadores. Mas o Natal está com problemas reais.

O acordo da dívida veio à tona porque McConnell começou a temer que pudesse ter levado longe demais sua intransigência com o limite da dívida, chegando perto demais da beira de um penhasco particularmente assustador.

Ele temia que os dois resistentes democratas a favor da obstrução - Sens. Joe Manchin, D-W.Va., E Kyrsten Sinema, D-Ariz. - finalmente cederia à pressão do resto de seu partido para aprovar uma exceção às regras de obstrução para aumentar o limite legal para empréstimos federais se confrontado com um desastre fiscal iminente.

E todos no Capitólio sabem que a exclusão de um tipo de legislação acabará se tornando uma avenida para todo tipo de legislação. McConnell, que também é muito apaixonado pela obstrução, sabia que precisava evitar essa possibilidade a todo custo.

Sua prioridade número 1 é proteger seu instrumento de obstrução, disse o senador Chris Van Hollen, D-Md.

As coisas estão tão ruins que até mesmo o acordo básico da dívida mal se concretizou. Os principais legisladores e seus assessores passaram horas discutindo sobre isso, e os republicanos lutaram para obter o compromisso de seus membros para abrir caminho para uma votação.

A maioria dos republicanos não queria estar perto do aumento do teto da dívida que foi atacado pelo ex-presidente Donald Trump, tornando-o politicamente radioativo aos seus olhos. Por um tempo, os republicanos não tinham certeza de que poderiam produzir o mínimo de 10 votos de seu lado para movê-lo em termos processuais.

Veja o representante Kevin Cramer, R-N.D. Abordado por repórteres, Cramer lançou um extenso elogio ao aumento do limite da dívida de curto prazo oferecido por McConnell. Ele chamou isso de elegante, elogiando a astúcia do líder do Senado em preservar a obstrução e privar os democratas de um poderoso argumento político contra seu partido. Ele também evitou um calamidade potencial. Mas Cramer ainda não votou para permitir que ele avance.

Acho que não vou, disse ele.