Passageiro da United Airlines arrastou voo com overbook, causando indignação

United Airlines, voo com overbook, passageiro da United Airlines, voo da United Airlines Chicago, voo da United Airlines, vídeo da United Airlines, notícias do mundo, notícias do Indian Express, últimas notíciasNações Unidas (Fonte: Arquivo / Foto AP)

A United Airlines se viu no meio de uma tempestade nas redes sociais na segunda-feira, depois que a transportadora americana retirou à força um passageiro de um voo devido a overbooking. A companhia aérea disse que pediu a voluntários que desistissem de seus assentos em um vôo com destino a Louisville, Kentucky, saindo de Chicago no domingo. A polícia foi chamada depois que um passageiro se recusou a sair do avião.

Vídeo de smartphone postado online mostrou três policiais do Departamento de Aviação de Chicago lutando com um homem de meia-idade sentado. O homem começa a gritar enquanto é arrastado enquanto outros passageiros olham - alguns gravando o evento com seus telefones.

Um passageiro pode ser ouvido gritando: Oh meu Deus, olhe o que você fez com ele! O incidente gerou indignação na mídia social, com United como um termo popular no Twitter, Facebook e Google.

Foi outro exemplo de má imprensa e cobertura negativa da mídia social para a companhia aérea, após um incidente no final de março, quando duas adolescentes foram impedidas de embarcar em um vôo em Denver porque usavam leggings. A companhia aérea defendeu sua ação, dizendo que as meninas estavam voando com passes que exigem que cumpram um código de vestimenta em troca de viagens gratuitas ou com desconto.

Tyler Bridges, que postou o vídeo do incidente de ontem no Twitter, escreveu: não é uma boa maneira de tratar um médico que tenta trabalhar porque está lotado. Ele descreveu a reação dos passageiros no avião como perturbada. Crianças choravam, disse ele.

Bridges também escreveu que o homem parecia ensanguentado pelo encontro com as autoridades policiais e postou um vídeo mostrando-o mais tarde correndo de volta ao avião, dizendo repetidamente: Tenho que ir para casa. O homem parecia estar andando de um lado para o outro e desorientado.

A United Airlines não retornou imediatamente o pedido de comentário da AFP. A empresa disse à mídia dos EUA que havia pedido voluntários para deixar o avião lotado. Um cliente se recusou a deixar a aeronave voluntariamente e a polícia foi convidada a comparecer ao portão, disse o porta-voz do United, Charlie Hobart, citado pelo jornal Chicago Tribune.

Pedimos desculpas pela situação de overbook. As companhias aéreas dos EUA têm permissão para tirar passageiros involuntariamente de voos com overbook, com compensação, se voluntários suficientes não puderem ser encontrados, de acordo com o Departamento de Transporte dos EUA.