ONU expressa preocupação com a princesa Latifa, diz aguardando 'prova de vida'

ONU pede aos EmiradosSheikha Latifa bint Mohammed Al Maktoum, princesa de Dubai (foto de arquivo)

As Nações Unidas disseram que os Emirados Árabes Unidos ainda não apresentaram nenhuma prova de que a princesa Latifa bint Mohammed Al Maktoum, filha do governante de Dubai, está viva e bem.

A CNN informou que o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR) pediu aos Emirados Árabes Unidos uma prova de vida para a princesa.

Não temos nenhuma prova de vida e gostaríamos de ter uma. Uma coisa é uma evidência clara e convincente de que ela está viva. E nossa primeira preocupação para nós é ter certeza disso, disse a porta-voz Marta Hurtado em Genebra. Ela continuou: Tentamos marcar um encontro entre altos funcionários, com o novo embaixador dos Emirados Árabes Unidos na ONU em Genebra. Em princípio, a missão aceitou esses pedidos, mas ainda não temos uma data definida.

Em gravações obtidas pela BBC que foram compartilhadas com a CNN em fevereiro, a princesa Latifa é ouvida dizendo que está sendo mantida refém em uma villa convertida em prisão e não tem acesso médico. A família real de Dubai, em resposta, disse que ela está sendo cuidada por familiares e profissionais da área médica.

Durante o briefing, Hurtado disse que o ideal seria encontrá-la e conversar a sós com ela para examinar todos os aspectos de sua situação. Questionada sobre o motivo da reunião ainda não ter ocorrido, ela disse que é uma pergunta para as autoridades dos Emirados Árabes Unidos responderem.

Ela acrescentou que eles levantariam o caso da irmã de Latifa, Sheikha Shamsa, para perguntar sobre seu paradeiro.

Em fevereiro, a CNN informou que Latifa enviou uma carta à polícia do Reino Unido solicitando que investigassem o suposto sequestro de sua irmã mais velha, a princesa Shamsa da Grã-Bretanha em 2000.

Hurtado expressou preocupação por ambas as princesas e disse: É por isso que não estamos apenas perguntando onde elas estão, mas queremos conhecê-las. Queremos falar com eles. Queremos entender a situação deles, como é o caso não só dessas duas mulheres, mas de outros casos de pessoas que desapareceram, ou talvez tenham desaparecido em todo o mundo.