O tufão In-fa atinge a costa leste da China; o pedágio em inundações de Henan chega a 63

O tufão, o sexto deste ano, atingiu terras no distrito de Putuo, na cidade de Zhoushan, aproximadamente às 12h30, informou a sede local de controle de enchentes.

Inundações na ChinaZhengzhou foi atingida por vários dias de chuvas fortes, causando inundações com uma intensidade não vista há décadas. (Reuters)

Typhoon In-Fa atingiu a província de Zhejiang, no leste da China, no domingo, com ventos de até 38 metros por segundo em seu centro, enquanto o número de mortos nas enchentes sem precedentes provocadas pela chuva na província de Henan subiu para 63, disseram autoridades.

As autoridades meteorológicas previram que o tufão causará um segundo landfall nas áreas costeiras entre a cidade de Jiaxing, em Zhejiang, e a cidade de Qidong, na província de Jiangsu, no domingo.

Enquanto isso, o número de mortos nas enchentes sem precedentes de 21 de julho na província de Henan subiu para 63, com cinco pessoas ainda desaparecidas.

O número de mortos incluiu 12 pessoas que foram mortas quando enchentes inundaram um metrô metrô e um túnel na capital da província, Zhengzhou, que foi devastada pelas enchentes.

Os militares da China explodiram uma barragem danificada para desviar as águas de um rio inundado depois que a maior chuva em 1.000 anos atingiu Henan.

As chuvas torrenciais afetaram cerca de três milhões de pessoas na província de Henan e um total de 376.000 residentes locais foram realocados para lugares seguros, de acordo com o departamento de gerenciamento de emergência provincial.

As perdas econômicas diretas subiram para US $ 10 bilhões, disse o órgão na sexta-feira.

Leitura|Explicado: as chuvas mais fortes da China em 1.000 anos, resultando em inundações devastadoras

Enquanto a cidade de Zhengzhou, com 12 milhões de habitantes, voltou à normalidade, equipes de resgate estão ajudando milhares de pessoas atingidas pelas enchentes.

Mais de 8.000 militares trabalharam em 10 zonas de perigo diferentes ao redor da cidade, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

Contadores de doações foram montados pela cidade para distribuir suprimentos essenciais depois que os moradores em pânico compraram suprimentos durante os primeiros dias da enchente.

Equipes de bombeiros visitaram as aldeias vizinhas para ajudar os residentes que foram feridos ou presos e trabalharam durante todo o dia para drenar as estradas inundadas.

As ruas se transformaram em rios caudalosos, arrastando pessoas, veículos e apartamentos. Centenas de carros arrastados pelas enchentes se amontoaram em diferentes partes da cidade.