O porco de estimação do oleiro é a estrela de seu primeiro livro infantil

Em The Pottering Pig, de Rohit Kulkarni, Lalita, o porco de estimação travesso do oleiro Mini Singh está sempre em apuros. Ela está apenas sendo teimosa? Conversamos com o autor sobre o livro e seu animal de estimação tranquilo e bem-humorado, que ele acredita ser muito mais inteligente do que qualquer cachorro.

livros infantis, porco de estimação, oleiroO autor Rohit Kulkarni com sua porca de estimação Lalita.

O profissional de mídia que se tornou ceramista Rohit Kulkarni nos fala sobre seu primeiro livro infantil de imagens, The Pottering Pig, ilustrado por Priya Kuriyan e publicado pela Pratham Books e, claro, Lalita, seu porco de estimação na vida real. O livro, disponível em cinco idiomas (Inglês, Hindi, Marathi, Tamil e Kannada), também está disponível como um e-book na plataforma Storyweaver da Pratham Books.

Portanto, como um ceramista que tem um porco de estimação, essa história é obviamente inspirada na vida real. O que motivou o livro? Podemos esperar uma série?

Sinceramente, a história veio de conversas errantes que tenho com amigos, geralmente sobre animais que são uma grande parte da minha família. Bijal (Vachharajani, autor e editor sênior da Pratham) ouviu uma dessas histórias sobre Lalita e então garantiu que eu a escrevesse!

Não tenho certeza sobre uma série; Tenho trabalhado em uma sequência, mas, como sou ceramista em tempo integral e escritor preguiçoso, isso pode demorar um pouco!

Em quem é Mini Singh no livro?

O nome Mini Singh vem da lenda viva, o mestre oleiro Mansimran Singh, que eu absolutamente adoro. Tive a sorte de aprender com ele e ele é um ceramista incrível e um cavalheiro soberbo e extravagante que vive uma vida longa; embora ele seja conhecido como Mini Singh!

Como você conseguiu Lalita - foi por escolha ou circunstância? Alguma história por trás do nome?

Uma amiga, Neha Panchmiya, dirige uma organização de bem-estar animal (em Pune, chamada ResQ), onde Lalita caiu como uma coisinha ferida. Ela havia perdido um olho e estava em péssimo estado. Na verdade, não achei que ela aguentaria e, na verdade, brinquei que talvez devêssemos preparar um churrasco! Neha e sua equipe ignoraram minhas piadas mórbidas e cuidaram de sua saúde. E como eu havia dito extravagantemente que a adotaria se ela sobrevivesse, um dia prontamente me trouxeram um porco para o chá!

Eu sou um pouco fã de Bollywood, então ela foi batizada de Lalita porque ela não tinha olho e isso meio que me lembrou da atriz do passado, Lalita Pawar.

porco de estimação, livros infantis, livros prathamThe Pottering Pig, ilustrado por Priya Kuriyan e publicado pela Pratham Books.

Como é ter um porco de estimação em comparação com, digamos, um cachorro?

Lalita mora em Curators of Clay, a olaria (perto de Pune). Ela é uma coisa bem tranquila. Ela não se parece em nada com um cachorro, porque é muito mais inteligente e, portanto, não se importa muito em agradar seus cuidadores humanos. Mas, ela é incrivelmente bem humorada, paciente e bastante doce em seus próprios modos teimosos. Ela é muito conversadora e você frequentemente nos verá tendo longos bate-papos com ela. Recentemente, ela ficou muito doente e foi talvez o melhor paciente animal que já vi ... tomando injeções sem protestar e sendo muito agradável, embora estivesse com muito desconforto.

O que você tem a dizer sobre a frase 'porco sujo'?

Eu nunca conheci um animal que seja inerentemente 'sujo' e no caso dos porcos vadios, é o nosso lixo que eles se sentem atraídos, para comida, é isso.

Na verdade, os porcos são animais notavelmente limpos e asseados; Lalita nem faz cocô no lugar errado, e ela sempre escolhe fazer seus negócios em um canto ou área mais distante de sua comida normal e lugar de jogo na cerâmica.

Qual é o seu conselho para os pais cujos filhos podem querer um porco de estimação depois de ler seu livro?

Cada criança deveria ter um animal de estimação. Mas um porco pode ser difícil de manter em um apartamento!

Qual foi a reação ao livro, principalmente de crianças e pais?

Para ser honesto, escrevi o livro porque amo o porco; Priya o ilustrou lindamente e Bijal editou e fez tudo acontecer. O casal de filhos que conheço parece adorar, mas essa é uma pergunta que é melhor fazermos com os editores!

A maioria dos adultos que conheço adorou o livro. Mas então, a maioria dos adultos que conheço, como eu, não cresceu exatamente!

porco de estimação, livros infantisO autor Rohit Kulkarni com Lalita, seu porco de estimação.

Qual é o seu próximo projeto?

Este é meu primeiro livro publicado. Eu não tenho ideia sobre minha escrita futura! Talvez eu escreva sobre os burros do meu irmão mais velho a seguir - Jenny e Jakob.

Você pode recomendar seus 5 principais livros infantis?

Cresci lendo Enid Blyton; minha série favorita dela é Five Find Outers (NÃO os Famous Five!) Mas, eu recomendaria todos os seus livros. Ah, e a série Billy Bunter. E também, todos os livros de Gerald Durrell. As crianças deveriam totalmente ler isso! E depois tem a série Artemis Fowl, meu Deus, muito divertido!

Quando surgiu seu interesse pela cerâmica? É uma boa habilidade para as crianças tentarem aprender?

Eu sou ceramista em tempo integral. É meu sustento. Eu realmente sou a pior pessoa para dar qualquer tipo de conselho aos pais. Acho que crescer é superestimado.

Mas acho que toda criança deveria ter um animal de estimação, aprender um instrumento musical, saber nadar, praticar algum esporte, machucar os joelhos e passar momentos felizes sem fazer absolutamente nada ou algo totalmente ridículo.