Este casal está criando seu bebê sem revelar o sexo para evitar preconceitos

Os pais referem-se ao bebê de 17 meses como 'eles' em vez de 'ele' ou 'ela' e vestem o filho com roupas neutras. Seu estilo parental tenta 'mitigar o preconceito de gênero que a sociedade impõe às crianças'.

paternidadeImagem representativa (Fonte: Getty Images)

Os pais britânicos Jake England -Johns e Hobbit Humphrey estão criando seu filho Anoush como neutro em relação ao gênero, sem revelar o sexo da criança a outros parentes próximos.

Os pais referem-se ao filho de 17 meses como eles próprios, em vez dele, e vestem o filho com roupas neutras. Seu estilo parental tenta mitigar o preconceito de gênero que a sociedade impõe às crianças, conforme relatado à BBC.

Os pais querem que Anoush cresça em sua própria pessoa e escolha sua identidade de gênero quando tiverem idade suficiente. O neutro em gênero neutro se refere a nós tentando nos comportar de maneira neutra em relação a nossos filhos, em vez de tentar torná-los neutros, disse England-Johns.

Entre os poucos pais que estão criando seus filhos como pessoas neutras em relação ao gênero, também estão celebridades como Kate Hudson e Pink. Príncipe Harry e Meghan Markle também supostamente adotaram uma abordagem fluida de gênero para seu bebê Archie.

Um estudo realizado por Efren Perez, da Universidade da Califórnia, e Margit Tavits da Universidade de Washington, concluiu que o uso de pronomes neutros em relação ao gênero reduz os preconceitos mentais que favorecem os homens e melhora a sensibilidade em relação às pessoas LGBT.

Isso também explica o recente anúncio de Merriam Webster sobre incluí-los como um pronome singular em seu dicionário para pessoas de gênero não binárias. Os tradicionalistas, entretanto, alegaram que usá-los como um pronome no singular é gramaticalmente incorreto.

Mas como uma criança neutra em relação ao gênero sobrevive à estrutura de instituições de outra forma sexuada? Essa é uma questão que preocupa alguns pais, que temem que seus filhos possam ter que enfrentar desafios adicionais por serem diferentes dos outros e podem ser intimidado para o mesmo. A blogueira mãe Natasha Mahtani, por exemplo, escreve em um artigo, ... vamos ser honestos, a menos que você esteja disposto a manter seu filho encasulado em casa ou apenas cercado por pessoas que vivam o mesmo ethos que você, seu filho estará sujeito a a ideia de gênero de todos os outros ... É tudo uma questão de equilíbrio e permitir que nossos filhos encontrem seus pés. Não os desassociando de quem eles realmente são.

England-Johns também compartilhou como as pessoas reagiram à sua decisão. Ele lembrou, eu não acho que as pessoas realmente nos levaram a sério no início, porque o que você diz que vai fazer quando estiver grávida pode muitas vezes ser muito diferente mais tarde, quando você se depara com a criação de um bebê chorando e gritando. Mas, ao longo de um ano, está claro que somos sérios e aos poucos as pessoas se acostumaram com isso. Embora, isso ainda não tenha impedido alguns olhares bastante confusos de senhoras idosas no parque quando elas vêm até nós e perguntam se são um menino ou uma menina. Pode demorar um pouco para explicar.

Leia também | Para sensibilizar as crianças, os pais precisam entender as questões de gênero primeiro