Esses países europeus entraram em 2021 com novos bloqueios, restrições

Enquanto o Reino Unido impôs um de seus bloqueios mais difíceis até o início desta semana, países como Alemanha, Áustria e Itália também decidiram estender bloqueios e restrições até o final do mês.

Em pano de fundo pela rocha de Gibraltar, pessoas usando máscaras caminham ao longo das barracas de um mercado semanal na cidade espanhola de La Linea na segunda-feira, 4 de janeiro de 2021. (AP Photo / Emilio Morenatti)

Depois que as restrições da Covid-19 foram parcialmente relaxadas durante a temporada de férias na Europa, vários países em todo o continente deram início ao novo ano, endurecendo as medidas de saúde e segurança mais uma vez, à medida que os casos continuam a aumentar e uma nova cepa mais contagiosa do Reino Unido. o coronavírus alimenta o medo em todo o mundo.

TAMBÉM LEIA | Japão pede declaração do estado de emergência de Tóquio, pois casos de COVID-19 aumentam

Enquanto isso, campanhas de vacinação em massa estão em andamento em todo o continente, mas foram frustradas por uma série de problemas. Na Itália e na Grécia, os profissionais de saúde reclamaram da falta de agulhas; enquanto na Espanha não há enfermeiras e profissionais treinados suficientes para administrar a vacina, relatou o New York Times.

Aqui estão os países europeus que impuseram novos bloqueios e restrições em 2021

O PM do Reino Unido Boris Johnson impõe bloqueio nacional estrito

Um homem tira uma foto na ponte de Westminster enquanto o sol se põe em Londres, quarta-feira, 6 de janeiro de 2021. (AP Photo / Kirsty Wigglesworth)

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson impôs em 4 de janeiro um novo bloqueio para ficar em casa até pelo menos meados de fevereiro para combater o aumento repentino de casos de coronavírus na Inglaterra, que foi exacerbado por uma nova variante de coronavírus altamente transmissível.

É claro que precisamos fazer mais juntos para trazer essa nova variante sob controle enquanto nossas vacinas são lançadas, disse ele em uma entrevista coletiva. Na Inglaterra, devemos, portanto, entrar em um bloqueio nacional que seja forte o suficiente para conter essa variante. Isso significa que o governo está mais uma vez instruindo você a ficar em casa.

Com isso, Johnson impôs novamente várias das restrições que foram introduzidas pela primeira vez no país na primavera passada. Ele aconselhou as pessoas a deixarem suas casas apenas para comprar o essencial, para fazer exercícios diários e por razões médicas. Escolas e faculdades em toda a Inglaterra fecharam suas portas mais uma vez e os níveis A, AS e exames GCSE foram cancelados.

Alemanha estende bloqueio por coronavírus até 31 de janeiro

Em 5 de janeiro, a chanceler alemã Angela Merkel anunciou que concordou em estender o bloqueio em curso do país por três semanas até 31 de janeiro, restringindo os contatos sociais e limitando ainda mais o movimento de pessoas nas regiões mais afetadas do país.

Devemos chegar a um ponto em que possamos mais uma vez seguir as cadeias de infecção, disse Merkel durante uma videoconferência com 16 governadores de estado, informou a AP. Do contrário, continuaremos voltando ao bloqueio após um breve relaxamento.

Itália estende bloqueio estrito e proíbe viagens regionais

Policiais da cidade patrulham aos pés da Escadaria Espanhola, em Roma, quinta-feira, 24 de dezembro de 2020. (Cecilia Fabiano / LaPresse via AP)

O governo italiano decidiu estender as restrições ao coronavírus impostas durante o feriado de Natal, enquanto o país enfrenta um aumento nos casos de coronavírus. O Conselho de Ministros da Itália também aprovou um decreto-lei que proíbe todas as viagens dentro do país, a menos que seja por motivos de saúde ou trabalho, informou a CNN.

Pessoas que residem em zonas vermelhas - áreas que relatam um número particularmente alto de casos Covid-19 - só terão permissão para se mudar uma vez por dia para outra casa particular dentro de seu próprio município. O governo também impôs uma restrição ao tamanho dos grupos - apenas dois adultos podem se reunir por vez.

Os serviços de jantar em bares e restaurantes foram paralisados ​​e as escolas de segundo grau permanecerão fechadas até 11 de janeiro. Anteriormente, os alunos deveriam retornar às salas de aula em 6 de janeiro.

Grécia impõe bloqueio breve, mas estrito

Diante de uma segunda onda paralisante de casos de coronavírus, a Grécia decidiu impor um bloqueio breve, mas difícil, entre 3 e 11 de janeiro. Durante este período, o toque de recolher noturno começará às 21h, uma hora mais cedo do que antes.

De acordo com o porta-voz do governo Stelios Petsas, as medidas visavam ajudar as escolas a reabrir em 11 de janeiro. Salões de cabeleireiro, livrarias e várias outras lojas - que haviam sido autorizadas a reabrir nos dias anteriores ao Natal - agora terão que fechar novamente .

Polônia em meio a um bloqueio nacional de três semanas após o Natal

Logo após as férias de Natal, a Polônia entrou em um bloqueio rigoroso de três semanas em todo o país, fechando quase todas as lojas, hotéis e resorts de esqui em todo o país. A decisão foi tomada para limitar as reuniões em massa durante as férias escolares de duas semanas que começam em 4 de janeiro.

As reuniões públicas foram limitadas a cinco pessoas, relatou o Guardian.

Espanha impõe restrições regionais estritas à medida que os casos aumentam

Embora a Espanha tenha evitado outro bloqueio nacional, o governo espanhol impôs restrições severas em regiões como a Catalunha, que foram gravemente afetadas pela pandemia. A partir de 7 de janeiro, as pessoas não podem deixar seus próprios municípios, ginásios e shopping centers foram condenados a fechar e as lojas essenciais permanecerão abertas apenas durante o fim de semana, informou o Guardian.

Bares e restaurantes podem abrir para café da manhã e almoço, mas só podem oferecer comida para viagem durante o jantar.