‘Existem pessoas, existem pessoas!’: Uma batida leve salva uma vida em um navio chinês naufragado

Barco na China afundando, Barco na China, Barco na China afundando Rio Yangtze, Barco na China afundando, número de mortos, Cruzeiro na China afundando, Cruzeiro na China afundando no Rio Yangtze, Notícias internacionais, notíciasTrabalhadores médicos, vestidos de branco, fazem o trabalho de resgate no navio emborcado, no centro, no rio Yangtze, na província de Hubei, no centro da China, quinta-feira, 4 de junho de 2015. (Fonte: AP)

Em meio ao barulho frenético de uma operação de resgate e chuva forte, uma batida fraca foi ouvida de dentro de um navio de cruzeiro revirado no turvo rio Yangtze da China.

Existem pessoas, existem pessoas! equipes de resgate gritaram.

Presa em uma bolsa de ar em sua cabine no Eastern Star, que ela compartilhava com outras quatro mulheres, Zhu Hongmei, de 65 anos, estava respondendo a batidas de martelo no fundo do barco enquanto os resgatadores tentavam descobrir se alguém ainda estava vivo depois o navio de quatro andares capotou e afundou na noite de segunda-feira.

[postagem relacionada]

Depois de entrar no navio e tatear seu caminho pela água turva, os homens-rãs encontraram Zhu, acalmaram-na e gentilmente explicaram como usar o aparelho de respiração e como eles iriam levá-la à superfície.

Em imagens transmitidas repetidamente pela televisão estatal, um Zhu exausto foi puxado para a luz mais de 12 horas depois que o barco afundou durante um tornado anormal.

Meu marido também está no navio, mas não consegui encontrá-lo, disse Zhu do hospital, com o rosto cheio de lágrimas.

Zhu foi uma das 14 pessoas encontradas com vida após o acidente. Um total de 65 corpos foram recuperados, mas o resto das 456 pessoas a bordo continuam desaparecidas. A maioria deles são turistas chineses idosos, em um cruzeiro de 11 dias no rio na bela área das Três Gargantas.

Wu Jianqiang, 58, lembra-se de ter garantido à esposa que tudo ficaria bem enquanto a Estrela do Leste rolava na tempestade.

Não se preocupe, vai ficar tudo bem, Wu, um fazendeiro da cidade de Tianjin, no norte da China, lembrou-se de ter dito.

Quando o navio se inclinou violentamente para a direita e a água entrou na cabine, Wu segurou as mãos de sua esposa Li Xiuzhen com força, mas no momento em que eles tiveram que sair, a força da água a empurrou.

Solte! Wu se lembrou dela gritando, enquanto ele se puxava para fora da janela e nadava até a margem. Não se sabe o que aconteceu com Li.

As contas foram veiculadas na mídia estatal. Os repórteres da Reuters não tiveram acesso aos seis sobreviventes que estão hospitalizados. Não está claro onde estão os outros sobreviventes.

CUT-PRICE TRIP

Esta não foi uma viagem glamorosa ou sofisticada do tipo que muitos da classe média chinesa estão agora acostumados a fazer após três décadas de crescimento econômico vertiginoso.

Com ingressos com preços em torno de 1.000 yuans (US $ 161), o passeio, passando pela enorme Barragem das Três Gargantas e vários locais históricos antigos, atraiu um grande número de aposentados que viviam com recursos modestos, muitos de províncias orientais em expansão e do chamativo centro comercial de Xangai.

Cai Bin, 39, disse que sua mãe estava gostando da viagem econômica, mesmo enquanto descrevia a idade do navio, com uma televisão que não funcionava em seu quarto.

Você sabe como são os idosos na China, eles não querem gastar muito dinheiro quando viajam. Este não era um navio de cruzeiro luxuoso nem nada, Cai disse à Reuters. Sua mãe continua desaparecida.

O final de maio e início de junho é a alta temporada para os cruzeiros ao redor das Três Gargantas, quando a água está clara e as temperaturas ainda não insuportáveis.

A Administração Meteorológica da China disse que um tornado com ventos que atingiram mais de 117,4 km por hora (72,9 mph) atingiu a superfície do rio por cerca de 15-20 minutos naquela noite.

Na cidade vizinha de Jianli, 64,9 milímetros (2,6 polegadas) de chuva caíram entre 21:00. e 22:00

As pessoas que moram ao redor de Jianli disseram que a tempestade na noite de segunda-feira foi extraordinária. Não choveu durante o dia, mas o céu se abriu violentamente por volta das 20h. Não muito depois, as ruas em partes da cidade que se estendem a vários quarteirões do rio foram inundadas, em algumas áreas até a altura das coxas.

Mas a bordo do Eastern Star, a tempestade não parecia causar muita preocupação.

Eu teria ido

Zhang Jianwei, 64, disse que sua esposa ficou calma quando ele falou com ela por telefone por volta das 21h, cerca de uma hora antes do acidente.
Ela não estava na cama ainda, ela estava conversando com amigos, eu acho. Eu disse a ela para não subir no convés por causa da tempestade, disse Zhang.
Alguns dos que estavam a bordo tinham passagens compradas para eles por seus filhos.

Wang Sheng disse à agência de notícias estatal Xinhua que seus pais viram o anúncio da turnê em abril, gostaram do preço barato e fizeram a reserva. Wang pagou pela viagem.

Eles ficaram muito felizes quando saíram de casa, disse Wang.

Às 17h de segunda-feira à noite, ele ligou para seus pais.

Minha mãe atendeu e disse que estava tudo ótimo e me disse para cuidar de mim. Foi uma ligação curta e não falei com meu pai. Se eu soubesse, teria ligado com mais frequência.

Este casal também está entre os desaparecidos.