Filho avisou o FBI sobre seu pai, que é acusado de motim no Capitólio

Jackson Reffitt disse que soube que seu pai estava indo para Washington um dia antes do tumulto, mas que ele não sabia o que estaria fazendo lá. Ele descobriu o que estava acontecendo quando viu as imagens de manifestantes invadindo o Capitol no noticiário.

Proud Boys sob crescente escrutínio na investigação do Capitol RiotMiller também nega que o ex-presidente Donald Trump, criticado por não ter condenado os manifestantes à força, tenha tido qualquer envolvimento na resposta do Departamento de Defesa

Escrito por Bryan Pietsch

Dois dias após a rebelião no Capitólio em 6 de janeiro, o pai de Jackson Reffitt, Guy W. Reffitt, voltou para a casa da família no Texas. Ele disse a seu filho que ele tinha invadiu o Capitol , de acordo com uma declaração do FBI.

Então seu pai fez uma ameaça: se Jackson, 18, denunciasse à polícia, ele não teria escolha a não ser cumprir seu dever para com seu país e fazer o que tinha que fazer.

Em entrevistas com investigadores, Jackson Reffitt disse que seu pai lhe disse: Se você me entregar, você é um traidor. E você sabe o que acontece com os traidores. Traidores são baleados.

Mas ele já havia denunciado seu pai ao FBI semanas antes do motim.

Ele sempre me dizia que faria algo grande, Jackson Reffitt disse em uma entrevista por telefone no sábado. Achei que ele faria algo grande e não sabia o quê.

A esposa de Guy Reffitt disse aos investigadores após a rebelião que ele era membro dos Três Por Cento, um grupo de milícia de extrema direita, de acordo com o depoimento.

Os agentes do FBI encontraram um rifle AR-15 e uma pistola em sua casa. Guy Reffitt disse aos investigadores que havia trazido a pistola com ele para Washington.

Não ficou claro o que o FBI fez depois que Jackson Reffitt os contatou sobre seu pai. Investigadores federais o contataram durante os distúrbios para acompanhar sua denúncia semanas antes, momento em que, disse ele, ajudou a provar o que estavam tentando investigar.

Jackson Reffitt disse que só queria que alguém soubesse sobre as ameaças de seu pai de fazer algo grande.

Eu não sabia o que ele iria fazer, então fiz tudo o que era possível apenas para ficar no lado seguro, acrescentou ele.

Guy Reffitt, que foi preso em 16 de janeiro, enfrenta acusações de obstrução da justiça e de entrar intencionalmente em um prédio ou terreno restrito sem autoridade legal. Não foi possível contatá-lo no domingo e não ficou claro se ele tinha um advogado. O FBI não estava imediatamente disponível para comentar o assunto no domingo.

Jackson Reffitt disse não ter certeza se seu pai sabia que ele o havia denunciado às autoridades federais.

Tenho medo que ele saiba, disse ele. Não pela minha vida ou qualquer coisa, mas pelo que ele possa pensar. Mas ele disse estar esperançoso de que seu relacionamento com seu pai possa ser restaurado.

Vamos melhorar com o tempo, disse ele. Eu sei que vamos.

Ele disse que sua mãe e duas irmãs não tinham ideia do que eu tinha feito até que viram uma entrevista na CNN que ele deu com Chris Cuomo.

Depois que a entrevista ganhou força online, Jackson Reffitt disse no Twitter: Sim, eu sou o garoto no cnn.

O tweet atraiu milhares de curtidas e retuítes, e ele disse que foi inundado com mensagens pedindo-lhe para configurar um GoFundMe, então ele o fez.

Cada centavo é outro curso na faculdade ou eu economizando para os próximos anos, escreveu ele na plataforma de crowdfunding. Posso ser expulso de casa devido ao meu envolvimento no caso do meu pai, então cada centavo pode me ajudar a sobreviver.

Jackson Reffitt não estava hospedado na casa de sua família e se recusou a dizer onde estava por medo de sua segurança. Ele estava usando o telefone da namorada porque sua família havia desconectado o dele, disse ele.

Ele disse que postou a página do GoFundMe pouco antes de ir para a cama na sexta-feira, esperando que alguns milhares de dólares fossem arrecadados. Quando ele acordou no sábado, a página havia arrecadado mais de $ 20.000.

Na tarde de domingo, mais de 1.800 doações foram prometidas, totalizando mais de US $ 58.000.

Jackson Reffitt está no primeiro semestre estudando ciência política no Collin College, uma faculdade comunitária perto da casa de sua família em Wylie, Texas, um subúrbio de Dallas. Quando questionado se o dinheiro cobriria o restante de sua graduação, ele disse: Nossa, você não tem ideia. Vou entrar na universidade agora.

Quanto aos outros que lutam para saber se devem falar sobre alguém que eles acreditam que pode estar envolvido em algo perigoso, você não está apenas se protegendo, mas também os está protegendo, disse ele.

Eu coloquei minhas emoções para trás para fazer o que eu achasse certo, disse Jackson Reffitt sobre denunciar seu pai. E embora ele não se arrependa de sua decisão, ele disse: Ele ainda é família, e ainda é estranho.