Tribunal de Ruanda considera o herói do cinema ‘Hotel Ruanda’ culpado em caso de terrorismo

O caso ganhou destaque desde que Paul Rusesabagina, 67, foi preso no ano passado ao chegar de Dubai, após o que ele descreveu como um sequestro pelas autoridades ruandesas.

hotel ruanda, hotel rwanda hero, hotel rwanda movie, hotel rwanda case, Paul Rusesabagina, Paul Rusesabagina veredicto, Paul Rusesabagina trial, Paul Rusesabagina terrorism charges, hotel ruanda, Paul Rusesabagina ruanda terrorist, hotel em Ruanda veredict, Paul Rusesabagina julgamento, Paul Rusesabagina terrorism charges, hotel hotel ruanda, Paul Rusesabagina Ruanda terrorist, hotel hotel em ruanda herói da vida real, Paul Rusesabagina exile, Paul Rusesabagina exile, Ruanda notícias, julgamento de terrorismo em Ruanda,Rusesabagina se tornou uma celebridade global depois que o filme 'Hotel Rwanda' de 2004 o retratou arriscando sua vida para abrigar centenas de pessoas como o chefe de um hotel de luxo em Kigali, capital de Ruanda. (Foto do arquivo)

Na segunda-feira, um tribunal de Ruanda considerou Paul Rusesabagina, ex-gerente de hotel retratado como herói em um filme de Hollywood sobre o genocídio de 1994, culpado de fazer parte de um grupo responsável por ataques terroristas.

Eles deveriam ser considerados culpados por fazerem parte deste grupo terrorista - MRCD-FLN, disse a juíza Beatrice Mukamurenzi sobre 20 réus, incluindo Rusesabagina. Eles atacaram as pessoas em suas casas, ou mesmo em seus carros em trânsito.

O caso ganhou destaque desde que Rusesabagina, de 67 anos, foi preso no ano passado ao chegar de Dubai, após o que ele descreveu como um sequestro pelas autoridades ruandesas.

[oovvuu-embed id = 7c3bbb9f-3635-4c31-888c-40dd06d56523 ″ frameUrl = https://playback.oovvuu.media/frame/7c3bbb9f-3635-4c31-888c-40dd06d56523″ ; playerScriptUrl = https://playback.oovvuu.media/player/v1.js%5D

Desde que foi retratado pelo ator Don Cheadle como o herói do filme Hotel Rwanda de 2004, Rusesabagina emergiu como um crítico proeminente do presidente Paul Kagame, baseado nos Estados Unidos. Ele negou todas as acusações contra ele, enquanto seus apoiadores chamaram o julgamento de uma farsa e prova do tratamento implacável de Kagame aos oponentes políticos.

Os promotores pediram prisão perpétua por nove acusações, incluindo terrorismo, incêndio criminoso, tomada de reféns e formação de um grupo rebelde armado que ele comandou do exterior. Após o anúncio do veredicto inicial, um dos réus adoeceu, causando um breve recesso que atrasou os veredictos sobre outras acusações e sentenças.

hotel ruanda, hotel rwanda hero, hotel rwanda movie, hotel rwanda case, Paul Rusesabagina, Paul Rusesabagina veredicto, Paul Rusesabagina trial, Paul Rusesabagina terrorism charges, hotel ruanda, Paul Rusesabagina ruanda terrorist, hotel em Ruanda veredict, Paul Rusesabagina julgamento, Paul Rusesabagina terrorism charges, hotel hotel ruanda, Paul Rusesabagina Ruanda terrorist, hotel hotel em ruanda herói da vida real, Paul Rusesabagina exile, Paul Rusesabagina exile, Ruanda notícias, julgamento de terrorismo em Ruanda,Na foto de arquivo desta sexta-feira, 25 de setembro de 2020, Paul Rusesabagina, cuja história inspirou o filme Hotel Rwanda por salvar pessoas do genocídio, veste um uniforme rosa de prisão ao chegar para uma audiência de fiança em um tribunal na capital Kigali, Ruanda. (AP)

Rusesabagina se tornou uma celebridade global após o filme, que o retratava arriscando sua vida para abrigar centenas de pessoas como o chefe de um hotel de luxo na capital de Ruanda, Kigali, durante o genocídio de 100 dias, quando extremistas étnicos hutus mataram mais de 800.000 pessoas, a maioria dos tutsis minoria.

Cheadle foi indicado ao Oscar pelo papel. Rusesabagina usou sua fama para destacar o que descreveu como violações de direitos pelo governo de Kagame, um comandante rebelde tutsi que assumiu o poder depois que suas forças capturaram Kigali e interromperam o genocídio.

O julgamento de Rusesabagina começou em fevereiro, seis meses depois de ele chegar a Kigali em um vôo de Dubai. Seus apoiadores dizem que ele foi sequestrado; o governo de Ruanda sugeriu que ele foi levado a embarcar em um avião particular. A Human Rights Watch disse na época que sua prisão equivalia a um desaparecimento forçado, o que chamou de grave violação do direito internacional.