Aprendizagem remota: por que algumas crianças podem estar melhor do que outras

A aprendizagem virtual tornou as crianças mais independentes e autossuficientes. Crianças de apenas cinco anos entenderam as nuances de uma plataforma digital.

aprendizagem remota, e-learning, aulas online, aprendizagem online, novo normal na educação, parentalidade, expresso indiano, notícias expresso indianoCrianças intrinsecamente tímidas podem achar mais fácil compartilhar seus pensamentos virtualmente. (Fonte: Getty / Thinkstock)

Por Nikhat Azam

O início da pandemia teve um impacto global e viu uma mudança de paradigma no setor da educação. Isso trouxe muitos desafios e oportunidades imprevistos e também facilitou mudanças na mentalidade de educadores, prestadores de serviços, professores e, o mais importante, pais e filhos. O aprendizado remoto agora está sendo anunciado como o novo normal. A pandemia viu as escolas se voltando para a tecnologia em grande estilo. O bloqueio parou tudo em seu caminho, exceto a educação. As escolas unanimemente disseram: O aprendizado deve continuar. O aprendizado remoto sempre existiu, há muito mais tempo do que podemos nos lembrar e, embora seja uma indústria em crescimento, foi necessário uma emergência para ver uma grande mudança para o aprendizado remoto, que também a um ritmo sem precedentes.

Enquanto o debate sobre o aumento do tempo de tela continua, o que tem ajudado nesses tempos incertos é a rotina que as escolas puderam estabelecer. Isso tem contribuído muito para proporcionar às crianças uma sensação de normalidade, o que é muito importante para o seu bem-estar emocional.

Houve uma melhoria notável em seu envolvimento e aprendizado. E, as razões para o mesmo são muitas.

TAMBÉM LEIA | Torne o tempo de uso educacional para crianças com esses sites

Independência e autossuficiência: o aprendizado virtual tornou as crianças mais independentes e autossuficientes. Crianças de apenas cinco anos entenderam as nuances de uma plataforma digital. Eles podem fazer login por conta própria, ativar / desativar o som e navegar por vários recursos digitais. Isso criou neles um notável senso de propriedade.

Crianças com necessidades especiais (CWSN) e dificuldades de aprendizagem: Longe do escrutínio dos pares, pressão de desempenho; eles acham mais fácil participar sem medo de serem julgados. Crianças com necessidades especiais severas podem se tornar indivíduos confiantes. Aqueles que em uma situação de sala de aula se recusaram a falar e se sentiram dominados por seus colegas agora são vistos sorrindo e interagindo com os professores online. Eles agora são capazes de se defender e apresentar sua compreensão dos conceitos por meio de sessões online. Crianças autistas que sofrem em ambiente de sala de aula devido a problemas de ansiedade sentem-se confortáveis ​​ao aprender em casa e parecem estar aprendendo melhor.

Crianças tímidas: crianças intrinsecamente tímidas podem achar mais fácil compartilhar seus pensamentos virtualmente. A opção de chat permite que eles façam perguntas e tirem suas dúvidas diretamente com o professor, impactando assim sua confiança e participação.

TAMBÉM LEIA | Esta mãe blogueira está tornando o aprendizado em casa fácil para as crianças e seus pais

Os próprios professores ficam menos distraídos e não perdem mais tempo tentando administrar a aula. Existe melhor disciplina. Independentemente do tamanho da classe, as crianças não são influenciadas pelos colegas. Por causa da falta de pressão dos pares, o comportamento perturbador foi reduzido e a qualidade do ensino-aprendizagem melhorou. As crianças podem se concentrar melhor e os professores são capazes de apoiar melhor. O professor pode atender crianças de todos os estilos de aprendizagem. As crianças de hoje aprendem mais visualmente e aprendem por meio de uma mistura de todas as diferentes inteligências. Eles se adaptam melhor a uma combinação de aprendizado visual, auditivo e baseado em atividades, e o aprendizado online atende muito bem a todas essas necessidades. O conteúdo digital visualmente estimulante e interativo está resultando em um alto envolvimento das crianças. Eles aguardam ansiosamente os questionários e enquetes que a plataforma digital oferece. Muitos recursos de ensino estão sendo compartilhados com as crianças, para que elas possam revisar o material e consultar os recursos quando necessário. Isso reforça seu aprendizado e a retenção é melhor.

TAMBÉM LEIA | Um professor de ciências explica: O que acontece se a lua desaparecer?

A escola é mais do que apenas acadêmicos. É tudo uma questão de preparar as crianças para a vida, desenvolver os conjuntos de habilidades do futuro e desenvolver uma mentalidade construtiva. Qual o melhor momento para desenvolver uma mentalidade construtiva em crianças se não agora? O sucesso está em se adaptar, evoluir e ser fluido, e não em ficar parado e deixar que a situação dite seus termos.

A tecnologia é a linguagem do amanhã e as crianças estão aprendendo a se expressar por meio dessa ferramenta futurística. Enquanto muitos setores ainda estão parados e aguardando o retorno da normalidade, a educação ainda está em alta. A oferta de educação passou por uma transformação extraordinária. A melhor época para mudar é na hora da turbulência e nós provamos isso através de uma rápida adaptação ao novo normal.

(O escritor é diretor, Billabong High International School, Santacruz)