Rassundari Devi: O estudante secreto que desafiou a sociedade

Sabemos exatamente como ela se sentiu, porque muito, muito mais tarde, Rassundari Devi continuaria a escrever a primeira autobiografia em bengali.

Rassundari Devi está entre as primeiras escritoras de Bengala. (Fonte: Samarkumar Basu / Facebook)

Por Archana Garodia Gupta e Shruti Garodia

(Isso faz parte da série Make History Fun Again, onde os escritores apresentam fatos históricos, eventos e personalidades de uma forma divertida para os pais iniciarem uma conversa com seus filhos.)

Era 1822. Uma época em que as meninas indianas se casavam jovens e desejavam e rezavam para que não ficassem viúvas. Porque isso geralmente significava um fim doloroso durante o sati ou uma meia-existência miserável nas sombras - vestida com um pano branco áspero, cabeça perpetuamente tosada, sem joias, comida simples e tendo que se esconder à vista de todos para que sua sombra infeliz caísse sobre o resto da família.

Foi uma época em que as pessoas acreditavam realmente e genuinamente que uma mulher culta levaria à morte de seu marido. Deixar as meninas totalmente analfabetas era natural diante de uma crença tão inabalável.

Então, em 1822, era hora da pequena Rassundari Devi, a menina de 12 anos de uma família abastada na zona rural de Bengala, ser enviada para a casa de seu marido. Ela sentiu o mesmo medo e terror que inúmeras garotas indianas devem ter sentido quando foram divididas com estranhos, sabendo que suas vidas haviam mudado para sempre. Ela imaginou que era uma cabra sendo levada ao sacrifício, a mesma situação desesperadora, os mesmos gritos agonizantes ...

Uma cena da zona rural de Bengala. (Fonte: Sujay25 / Wikimedia Commons)

Excepcionalmente, sabemos exatamente como ela se sentiu ... porque muito, muito mais tarde, Rassundari Devi iria escrever a primeira autobiografia em bengali!

Rassundari teve sorte, mais sorte do que muitos, pois em sua sogra encontrou uma segunda mãe. Amor e afeto foram derramados sobre ela e ela era incomumente próxima de todos os seus sogros e do marido.

Rassundari logo começou a trabalhar na vida cotidiana de casado em sua nova casa. Embora a família rica tivesse dezenas de criados, toda a comida era feita pessoalmente por ela, e ela estava ocupada com as tarefas domésticas desde o amanhecer até depois da meia-noite. Como uma esposa obediente, ela esperava para alimentar o marido antes de comer sozinha, e muitas vezes 'esquecia' porque era tarde e havia muito o que fazer. E, claro, havia filhos para gerar e cuidar - ela teve 12 ao longo de sua vida.

Ainda assim, quando ela tinha 14 anos, um pensamento insidioso a atingiu. Ela deveria aprender a ler, ela pensou ... para que pudesse ler os textos hindus por si mesma e se aproximar de seu amado Senhor Vishnu. O pensamento a aterrorizou em sua audácia, mas permaneceu. Uma dúzia de anos depois, quando ela tinha 26 anos, ela se atreveu a fazer algo a respeito.

Quando ela era jovem, sua mãe surpreendentemente a deixava ouvir as aulas na escola local. Ela foi autorizada a sentar-se calmamente do lado de fora da classe, na soleira da porta (não havia como participar!). Durante dois anos, ela memorizou o alfabeto bengali, um segredo que manteve firmemente escondido.

E agora, ela silenciosamente roubou algumas coisas - de seu marido, uma página de seu Chaitanya Bhagvata, e de seu filho, um papel áspero que ele vinha praticando para escrever suas cartas.

Chaitanya sankirtan. (Fonte: Calcutta Art Studio / Wikimedia Commons)

Ela pegava uma letra do texto, combinava com outra dos rabiscos do filho, lembrava de seu estudo secreto do alfabeto e lembrava o som dessa letra. Ela fez essa tarefa incrivelmente laboriosa dia após dia, até que ela tropeçou em todo o Chaitanya Bhagvata!

Com o tempo, ela leu secretamente todos os livros da casa. Depois de alguns anos, ela criou coragem e confidenciou seu segredo a suas três cunhadas viúvas que estavam em casa. Eles ficaram tão emocionados que a fizeram ler secretamente em voz alta as escrituras hindus para eles!

Lentamente, os tempos começaram a mudar. Na casa dos cinquenta, um de seus filhos mais novos exigiu que ela respondesse às cartas dele e enviou-lhe papel, caneta e tinta. Ela aprendeu a escrever também. Gradualmente, encorajada por sua família, ela até escreveu sua autobiografia em bengali, simplesmente intitulada Amar Jiban, 'Minha Vida'. Este foi finalmente publicado em 1876 quando ela estava na casa dos 60 anos, o primeiro texto escrito em bengali por uma mulher e provavelmente a primeira autobiografia em bengali de todos os tempos!

Amar Jiban é extraordinário precisamente porque narra a vida comum e monótona de uma mulher indiana no século XIX. Pela primeira vez, começamos a ter vislumbres das emoções de uma mulher em suas próprias palavras, de como era realmente para as mulheres indianas do século 19.

(Para viagens mais divertidas pela história da Índia, confira o conjunto de dois volumes recém-lançado, The History of India for Children Vol. 1 e Vol. 2, publicado pela Hachette India, que agora está disponível online e em livrarias em todo o país. )