O acusador de R. Kelly diz que viu uma arma nas proximidades enquanto era forçada a fazer sexo oral

No interrogatório, o advogado de Kelly, Deveraux Cannick, tentou abrir buracos no testemunho de Faith, tentando mostrar aos jurados que era sua escolha continuar vendo a cantora, apesar de suas afirmações de que nem sempre recebia bem seus avanços sexuais.

R. Kelly se encontra com seus advogados de defesa Nicole Blank Becker e Thomas Farinella durante seu julgamento de abuso sexual no Tribunal do Distrito Federal do Brooklyn em um esboço de tribunal em Nova York, EUA, 31 de agosto de 2021. (Reuters / Jane Rosenberg)

Uma mulher que acusa R. Kelly de abusar sexualmente dela disse aos jurados em seu julgamento de extorsão na quarta-feira que ela ficou nervosa quando viu uma arma perto de onde o cantor de R&B a forçou a fazer sexo oral nele.

Em seu segundo dia de testemunho, a mulher, que se identificou como Faith, disse que o encontro de Los Angeles aconteceu em janeiro de 2018, perto do final de um relacionamento de 11 meses durante o qual Kelly a levou várias vezes a shows ou estúdios de gravação e treinou ela para agradá-lo sexualmente.

Faith, que disse ter 19 anos quando conheceu Kelly, então com 50 anos, em um show em San Antonio em março de 2017, testemunhou que a arma a deixou intimidada e com medo do que aconteceria se ela tentasse ir embora.

Eu nem sairia da linha, ela disse ao júri de sete homens e cinco mulheres no tribunal federal do Brooklyn.

Leitura|Mulher testemunha sobre R. Kelly a incentivando a fazer sexo

Você participou por sua própria vontade, Cannick disse a Faith.

Kelly, cujo nome completo é Robert Sylvester Kelly, está em julgamento desde 18 de agosto por administrar o que os promotores chamam de um esquema de décadas que visa mulheres e meninas para sexo, com a ajuda de funcionários e assistentes em sua comitiva.

Conhecida pela canção I Believe I Can Fly, ganhadora do Grammy de 1996, Kelly, de 54 anos, se declarou inocente de uma acusação de extorsão e oito acusações de violação de uma lei de tráfico sexual interestadual.

Faith disse que seu relacionamento com Kelly terminou em fevereiro de 2018 em um hotel em Manhattan, onde ela resistiu ao desejo dele por sexo e tornou fisicamente difícil para ele tentar uma relação sexual.

Eu sei que o irritei, Faith disse.

Logo depois de voltar para casa no Texas, Faith disse que testou positivo para herpes tipo 1.

Ela culpou Kelly e disse que ele não iria discutir o assunto em um telefonema posterior, depois que ela contratou um advogado.

Eu sabia que era ele, disse Faith.

Cannick desafiou algumas das lembranças de Faith, perguntando como ela conseguia se lembrar de tantos detalhes de suas interações finais com Kelly em 2018 quando você não se lembra a que horas se reuniu com (promotores) no domingo.

Faith também disse que não gostava de ser rotulada como vítima de Kelly, refletindo seus comentários de um podcast anterior.

Você não é uma vítima? Perguntou Cannick.

Correto, Faith respondeu.

A acusação de Kelly descreve os supostos maus-tratos de seis mulheres e meninas, incluindo a falecida cantora Aaliyah. Um acusador também disse que Kelly o abusou sexualmente.

Vários acusadores, incluindo Faith, e ex-funcionários testemunharam que Kelly exigia obediência estrita às suas regras, mesmo enquanto perseguia mulheres e meninas, incluindo aspirantes a cantores que esperavam que ele pudesse avançar em suas próprias carreiras musicais.

Outro testemunho da acusação veio da mãe de Faith e do ministro que supervisionou o casamento de Kelly com Aaliyah em 1994, quando Kelly tinha 27 anos e Aaliyah tinha 15. O casamento foi anulado após seis meses.

Os protocolos do coronavírus exigiram que a imprensa e o público assistissem ao julgamento em salas de tribunal lotadas com feeds de vídeo.

Antes do depoimento de quarta-feira, a procuradora assistente dos EUA Nadia Shihata disse que comentários negativos foram feitos na terça-feira em um tribunal lotado, com uma pessoa chamando uma testemunha de vadia estúpida.

Os advogados de Kelly se recusaram a comentar quando questionados se gostaria de responder.

Muitas acusações de abuso sexual contra Kelly foram discutidas no documentário Surviving R. Kelly de 2019. Kelly também enfrenta acusações relacionadas a sexo em Illinois e Minnesota.