Manifestantes entram em confronto com a polícia espanhola em novos protestos por causa do rapper preso

Cinco pessoas foram presas por assaltos a lojas e um policial ficou ferido, de acordo com uma postagem no Twitter da Mossos d'Esquadra, a força policial regional da Catalunha.

Espanha, prisão de rapper, protestos na EspanhaManifestantes carregam uma lata de lixo para jogá-la contra policiais que protegiam uma delegacia nacional durante confrontos após um protesto condenando a prisão do cantor de rap Pablo Hasél em Barcelona, ​​Espanha, domingo, 21 de fevereiro de 2021. (Foto AP / Emilio Morenatti)

Manifestantes jogaram garrafas, pedras e contêineres de lixo na polícia de Barcelona no domingo em uma sexta noite de confrontos depois que um rapper foi preso por glorificar o terrorismo e insultar a realeza em suas canções.

A sentença de nove meses de Pablo Hasel, conhecido por seus raps violentos contra o sistema, motivou debate sobre a liberdade de expressão na Espanha e gerou protestos que às vezes se tornaram violentos.

Você nos ensinou que ser pacífico é inútil, leia uma faixa carregada por manifestantes.

Cinco pessoas foram presas por assaltos a lojas e um policial ficou ferido, de acordo com uma postagem no Twitter da Mossos d'Esquadra, a força policial regional catalã.

Cerca de 1.000 manifestantes se reuniram na cidade, disse a polícia local.

Os manifestantes saquearam lojas no sábado na rua comercial mais prestigiosa de Barcelona, ​​Passeig de Gracia, enquanto também quebraram janelas na sala de concertos Palau de la Musica.

No domingo, um homem solitário do lado de fora da sala de concertos gritou para os manifestantes: Você não toque no Palau.

Cinco noites de lojas destruídas e contêineres queimados causaram danos de 900.000 euros (1,09 milhão de dólares) em Barcelona, ​​disse a prefeitura.

Além dos prejuízos econômicos, sofremos danos à imagem de Barcelona como uma cidade acolhedora e pacífica, disse ao jornal El Pais Luis Sans, presidente da Associação dos Amigos do Passeig de Gracia.

Mais de 95 pessoas foram presas na Catalunha e em outras cidades espanholas desde que Hasel foi detido e preso na terça-feira. Uma mulher perdeu um olho durante confrontos em Barcelona, ​​o que gerou ligações de políticos para investigar táticas policiais.

O ator vencedor do Oscar Javier Bardem estava entre artistas, celebridades e políticos que pediram uma mudança na lei que cobre a liberdade de expressão.

O governo espanhol disse na semana passada que eliminaria as sentenças de prisão para crimes envolvendo casos de liberdade de expressão.