Duterte das Filipinas diz que filha está concorrendo à presidência nas eleições de 2022 - mídia

Sara Duterte-Carpio é atualmente prefeita de Davao, a terceira maior cidade das Filipinas, e entrou com um pedido no sábado para concorrer a prefeito novamente.

No mesmo clipe, Duterte foi questionado sobre quando sua filha apresentaria sua candidatura à presidência, ele disse: 'Eu realmente não sei. Eu não tenho ideia nenhuma '. (Reuters)

A filha do presidente filipino Rodrigo se candidataria à presidência na eleição do próximo ano e o assessor de longa data de seu pai, que apresentou sua candidatura a vice-presidente, seria seu companheiro de chapa, transmitindo notícias da empresa ABS-CBN na noite de sábado.

Sara Duterte-Carpio é atualmente prefeita de Davao, a terceira maior cidade das Filipinas, e se candidatou no sábado para concorrer a prefeito novamente.

Ela havia dito anteriormente que não concorreria a um cargo nacional no próximo ano.

O noticiário do ABS-CBN baseou sua reportagem em uma entrevista que Duterte teve com um jornalista logo após anunciar que estava se aposentando da política enquanto acompanhava seu mais próximo leal, o senador Christopher Bong Go, que apresentou sua candidatura a vice-presidente.

Leitura|Líder filipino Duterte anuncia aposentadoria da política

Foi perguntado a ele: Então está claro, Sara-Go? É Sara-Go, disse Duterte em resposta. Quando solicitado a confirmar o que o presidente disse, a porta-voz de Duterte-Carpio, a prefeita Christina Garcia Frasco, disse à Reuters: A extensão do meu conhecimento é também o que foi noticiado nas notícias locais. Não temos nenhum comentário sobre o mesmo.

Go não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

A ABS-CBN News informou que obteve permissão do jornalista de transmissão para usar o vídeo que mostra Duterte do lado de fora de um hotel em Manila onde o registro de candidatos estava ocorrendo, e que uma transcrição também foi fornecida.

No mesmo clipe, Duterte foi questionado sobre quando sua filha apresentaria sua candidatura à presidência, ele disse: Eu realmente não sei. Eu não tenho a menor ideia.

Questionado se dera permissão à filha para se candidatar à presidência, ele disse: Ah, não, na verdade a gente não fala de política, desde que a gente nunca fala de política. Eu diria que é para melhor, Duterte foi citado como tendo dito.

Duterte, de 76 anos, disse no sábado que estava se aposentando da política, um movimento surpresa que alimentou especulações de que ele estava abrindo caminho para uma candidatura presidencial de sua filha.

Ele deveria concorrer ao segundo cargo, um plano que a maioria dos filipinos se opõe por violar o espírito da constituição, que estabelece o limite de um mandato para o presidente impedir o abuso de poder.

O pedido de reeleição para prefeito de Duterte-Carpio fez pouco para apagar as especulações de que ela está de olho na presidência.

Analistas políticos estavam céticos, observando que mudanças de última hora ainda eram possíveis, como em 2015, quando Duterte entrou na corrida para as eleições presidenciais na décima primeira hora e venceu por uma grande margem, e Duterte-Carpio, disseram, poderia fazer o mesmo.

Os candidatos têm até 8 de outubro para se inscrever, mas retiradas e substituições são permitidas até 15 de novembro, deixando espaço para mudanças de última hora no coração.