Parênteses: Pergunte a si mesmo - 'Fui gentil hoje?'

Incentive-os a se colocarem no lugar da outra pessoa. Ensine-os a resolver conflitos por meio da comunicação e da empatia.

ensinando crianças a serem gentisBondade não é uma virtude que se aprende em um dia. Eles têm que ver você praticar todos os dias. (Fonte: Dreamstime)

Por Akhila Das Blah

Em uma recente viagem ao Japão, fiquei profundamente comovido com certos aspectos da cultura japonesa. Uma das coisas que mais me impressionaram foi a gentileza e consideração inerentes que eles têm pelas pessoas ao seu redor. Eles demonstram empatia não apenas por seus amigos e familiares, mas também por estranhos. Eles respeitam o espaço privado de uma pessoa. Eles seguem regras, não pulam filas e se esforçam para ajudar as pessoas necessitadas. Eles demonstram consideração para com os outros passageiros falando em voz baixa ou evitando fazer chamadas telefônicas em voz alta enquanto viajam no transporte público.

Os exemplos acima não refletem a gentileza e consideração de qualquer indivíduo, mas refletem o nível de importância que esses valores recebem na sociedade japonesa. Todos os pais, em gerações consecutivas, incutiram esses valores em cada um de seus filhos para criar uma sociedade empática. Nenhuma criança nasce gentil ou atenciosa. Esses são valores que são ensinados e ensinados pelos primeiros e mais influentes professores da criança, seus pais.

Como pais, damos muita importância às conquistas de nossos filhos. Nós nos concentramos em suas notas na escola, as competições em que participam ou os troféus que ganham. E embora desejemos que nosso filho seja gentil, compassivo e atencioso, a maioria de nós não trabalha ativamente para isso. A gentileza tende a ser um acompanhamento servido junto com um curso principal de realizações acadêmicas e extracurriculares. Mas, se queremos que nosso filho seja bem-sucedido e feliz, devemos priorizar a bondade. A pesquisa nos mostrou que adultos gentis, atenciosos e empáticos têm relacionamentos mais saudáveis ​​e felizes com seus entes queridos e são melhores líderes / gerentes em seus locais de trabalho. Então, como podemos encorajar a bondade em nossos filhos?

Faça da gentileza parte de sua conversa.

Como parte do dia, discuta como eles foram gentis naquele dia. Pergunte sobre amigos, professores ou parentes que foram gentis com eles. Incentive-os a valorizar as pequenas coisas que as pessoas fazem por eles. Incentive-os a dizer por favor e obrigado aos empregados domésticos, motoristas e vigias que realizam atos diários de serviço para eles.

Aprecie seus esforços em praticar a gentileza.

Se eles pedirem algo educadamente ou se mostrarem consideração para com você, reconheça. Obrigado por me perguntar se me sinto melhor hoje, agradeço muito. Estou feliz que você se ofereceu para compartilhar o chocolate que trouxe da festa com seu irmão. Isso foi uma coisa gentil de se fazer.

Ao priorizar a gentileza, a consistência e o acompanhamento são importantes.

Eles têm que ouvir a mesma mensagem de você o tempo todo. Cortar o mal pela raiz. Faça objeções ao tom de voz e às palavras imediatamente. Eu posso ver que você está com raiva, mas você precisa se dirigir a mim em um tom de voz mais calmo. Respire fundo e me diga o que você precisa. Não permita que irmãos se xingem ou sejam maus uns com os outros.

Se você cometer erros, peça desculpas.

É difícil ser correto o tempo todo. Todos nós bagunçamos, temos nossos momentos em que descarregamos nossa raiva em nossos entes queridos. Ao reconhecer que você também comete erros, você ensina a seu filho que errar é ser humano. Mas, por estar ciente de como fazemos a outra pessoa se sentir, também está em nosso poder reconhecê-lo e corrigi-lo.

Discuta as situações de conflito e como elas lidaram com isso.

Incentive-os a se colocarem no lugar da outra pessoa. Muitas vezes seu filho terá um problema ou briga com outro filho. Em vez de ouvir seu filho falar mal de outra criança, discuta a situação e o que pode ter levado a outra criança a fazer o que disse ou fez. O que seu filho poderia ter feito de maneira diferente? Ensine-os a resolver conflitos por meio da comunicação e da empatia.

Ofereça oportunidades para praticar a gentileza e consideração.

Incentive-os a ajudar os avós a carregar uma sacola pesada. Ou ajude um amigo que faltou à escola com o dever de casa. À medida que envelhecem, expanda seu conceito de cuidar das pessoas além de seus amigos e familiares imediatos. Incentive visitas a lares de idosos ou orfanatos. Envolva-os nos esforços de socorro em desastres. Discuta os problemas enfrentados por pessoas em posições menos privilegiadas do que elas.

Como acontece com todos os aspectos da paternidade, SEJA UM MODELO DE PAPEL.

As crianças observam e aprendem. Eles observam como você fala com seu cônjuge, com sua empregada doméstica e até com eles. Apenas dizer a seu filho para ser gentil não é suficiente. Eles precisam ver você ser gentil também. Se você está constantemente dizendo a eles para serem gentis, mas se esquecendo de usar por favor e obrigado em suas interações, gritando instruções ou xingando as pessoas, é isso que eles irão registrar. Eles precisam ver você ser gentil em ações, palavras e pensamentos. Eles precisam ver que você é gentil com todos os tipos de pessoas em diversas situações. Levantar-se e oferecer seu assento a uma pessoa idosa. Esperando pacientemente na fila e não pulando na fila. Bondade não é uma virtude que se aprende em um dia. Eles têm que ver você praticar todos os dias. E lenta mas seguramente, eles irão absorver a mesma virtude até que ela se torne parte de sua personalidade também.

Como pais, desempenhamos um papel extremamente importante na sociedade. Ao fazer a nossa parte para criar filhos gentis, atenciosos e empáticos, estamos mudando o mundo, uma criança de cada vez. Então pergunte a si mesmo, eu fui gentil hoje?