‘A pressão dos pais pode estar na raiz da depressão infantil’

É o que acontece na maioria dos lares em nosso país com crianças incapazes de atender às demandas extremamente altas dos pais. Antes mesmo de a criança nascer, espera-se que eles se tornem os melhores engenheiros, médicos, advogados ou servidores do governo, entre outros, para que a pressão se torne insuportável para eles

pressão dos pais, depressão infantil, saúde mental infantilNossos filhos estão sendo trazidos para um mundo que é movido pela hiper competição. (Fonte: Getty Images)

Por Ritesh Rawal

Sanjana (nome fictício) era uma estudante de ensino fundamental brilhante e sincera que aspirava a se tornar piloto quando crescesse. Ela teria passado com louvor em todos os exames. Seus pais ficaram realmente orgulhosos enquanto a incentivavam a melhorar ainda mais. Infelizmente, eles não conseguiam ver a linha tênue entre o incentivo útil e a pressão prejudicial. Uma vez que Sanjana começou a escorregar, ela continuou a descarrilar, apesar de ter muito potencial.

Chegou um momento em sua adolescência em que seus pais estavam fartos de sua atitude para com os acadêmicos. Ela acordava todas as manhãs sob forte pressão e sua confiança desabava a cada vez e, no final das contas, ficava no fundo do poço. Seus pais queriam o melhor para ela, mas eles estavam, sem saber, enterrando seu potencial; e o que é pior é que a pressão dos pais foi a principal causa de sua depressão.

pressão dos pais, depressão infantil, saúde mental infantilDe acordo com a OMS, uma em cada quatro crianças entre a faixa etária de 13 e 15 anos na Índia está deprimida. (Fonte: Getty Images)

É o que acontece na maioria dos lares em nosso país com crianças incapazes de atender às demandas extremamente altas dos pais. Antes mesmo de a criança nascer, espera-se que se tornem os melhores engenheiros, médicos, advogados ou servidores do governo, entre outros, para que a pressão se torne insuportável para eles. Nossos filhos estão sendo trazidos para um mundo que é movido pela hipercompetição e perfeccionismo, onde sucesso significa o mais alto status, desempenho e aparência.

Esses padrões irracionais pesam muito sobre as crianças cuja tolerância mental ainda está longe de amadurecer. De acordo com a OMS, uma em cada quatro crianças entre a faixa etária de 13 e 15 anos na Índia está deprimida. O estado de pressão acadêmica dos pais sobre nossos filhos é tal que a cada hora um aluno comete suicídio. Depressão, ansiedade, transtornos bipolares, transtornos de comportamento perturbador e vários outros problemas de saúde mental estão afetando gravemente o desenvolvimento das crianças. Leia também:Como você pode saber se seu filho é mentalmente saudável?

A pressão dos pais é como um furacão que nunca vai embora e pode assumir outras formas, como pressão sobre esportes, música, teatro e até mesmo socialização. Isso tem um grande impacto na confiança e na abordagem das crianças diante da vida. Os pais devem compreender que seus filhos estão vivendo em um mundo onde podem enfrentar discriminação racial, sexual ou religiosa, vergonha do corpo, desafios hormonais, problemas familiares ou financeiros, violência, etc.

Todas essas preocupações contribuem para o baixo desempenho acadêmico, falta de motivação, problemas de interação social e até mesmo automutilação. Além de tudo isso, o estigma por trás da saúde mental em nosso país é outro gigante que está muito acima das crianças. Nessas circunstâncias, alguns pais até mesmo negam, recorrendo a afirmações como: Meu filho não tem esses problemas, isso é apenas uma queda. Ele / ela vai superar isso. Mas como eles vão superar se a pressão continuar subindo até a garrafa estourar? A depressão não é algo que é superado como um pedaço de band-aid; leva meses e às vezes até anos para curar através do apoio emocional constante de entes queridos.

pressão dos pais, depressão infantil, saúde mental infantilOs pais não devem ignorar os problemas de saúde mental de seus filhos. (Fonte: Getty Images)

Os pais devem começar assumindo a responsabilidade pela pressão que causaram, antes de causar experiências traumáticas, se ainda não o fizeram. Eles devem compreender o estado de fragilidade do bem-estar mental das crianças e avaliá-lo de forma proativa. Os filhos admiram seus pais e buscam seu amor e apoio. Os pais podem, portanto, trazer uma reviravolta no estado emocional e mental de seus filhos. Eles também devem confiar e consultar os professores, que podem ajudar a identificar sintomas e padrões de problemas mentais. Também deve ser entendido que o mecanismo de enfrentamento de cada criança é diferente e funciona em um ritmo diferente.

Os pais exigentes devem alterar toda a sua abordagem em relação aos filhos deprimidos e segurar sua mão a cada passo do caminho. Eles devem primeiro falar com seus filhos e trabalhar para se tornarem seus confidentes. Os pais devem perguntar aos filhos o que eles querem, como eles podem ser melhores, se precisam de aconselhamento e ajuda profissional, se querem falar com outra pessoa da família. Se a pressão não funcionou durante o início da adolescência, provavelmente nunca funcionará, e é por isso que todos os sinais devem apontar para suporte emocional e mental enquanto a pressão é jogada pela janela.

(O escritor é o fundador, Ritesh Rawal Foundation.)