Pak alcançou capacidade nuclear 'dentro de 7 anos' da Índia, realizando seu primeiro teste nuclear em 1974: Prez Alvi

Em maio de 1998, a Índia conduziu uma série de testes nucleares em Pokhran no Rajastão (chamados de testes Pokhran-II). Em resposta, o Paquistão em 28 de maio de 1998 conduziu cinco testes nucleares subterrâneos simultâneos em Ras Koh Hills, no distrito de Chagai, na província de Baluchistão.

O presidente do Paquistão, Arif Alvi, ao centro, o ministro das Relações Exteriores Shah Mahmood Qureshi, segundo à direita, o ministro do Interior Sheikh Rasheed Ahmed, à esquerda, e outros parlamentares participam de um comício em Islamabad. (AP / Arquivo)

Alcançar a capacidade nuclear em sete anos após a Índia realizar seu primeiro teste nuclear em 1974 foi uma das grandes conquistas do Paquistão desde que se tornou independente, disse o presidente Arif Alvi no sábado, indicando que o país se tornou uma potência nuclear muito antes de seu anúncio oficial em 1998.

Discursando na cerimônia de hasteamento da bandeira realizada na Casa do Presidente para comemorar o 75º Dia da Independência do Paquistão, Alvi disse que nos últimos 74 anos, três guerras foram forçadas sobre nós, no entanto, a nação continuou avançando apesar dos desafios.

Relatando as conquistas do Paquistão, o presidente disse que o país realizou muitas grandes ações desde a Independência e uma das grandes conquistas foi obter capacidade nuclear.

Quando a Índia realizou seu teste nuclear em 1974, o Paquistão conseguiu criar um sistema de dissuasão nuclear apenas sete anos depois, por meio de inteligência e trabalho árduo, e se juntou às nações que foram desenvolvidas e equipadas com armas nucleares para sua defesa, disse Alvi.

A Índia em 18 de maio de 1974 conduziu seu primeiro teste nuclear, com o codinome ‘Buda Sorridente’, em Pokhran do Rajastão, tornando-se uma potência nuclear. Em maio de 1998, a Índia conduziu novamente uma série de testes nucleares no mesmo local (chamados de testes Pokhran-II).

Em resposta aos testes Pokhran-II, o Paquistão em 28 de maio de 1998 conduziu cinco testes nucleares subterrâneos simultâneos em Ras Koh Hills, no distrito de Chagai, na província de Baluchistão. Com o codinome Chagai-I, foi o primeiro teste público de armas nucleares do Paquistão. O segundo teste nuclear, Chagai-II, ocorreu em 30 de maio do mesmo ano.

Discutindo os desafios que o Paquistão estava enfrentando, Alvi disse que há uma corrida por armas em andamento na região e que o país está preso em uma corrida armamentista regional. Apesar disso, disse, o país, que tem uma economia essencialmente agrícola, conseguiu suprir as suas necessidades alimentares e caminha agora para se tornar uma nação industrializada.

O Paquistão também está avançando em tecnologia da informação, disse o presidente.

Falando sobre terrorismo, Alvi disse que o Paquistão lutou com sucesso contra a ameaça. O país perdeu cerca de 100.000 vidas e sofreu cerca de US $ 150 bilhões em perdas econômicas, mas saiu vitorioso.

Ele disse que o Paquistão tem acolhido mais de 3,5 milhões de refugiados por décadas.

3.500.000 refugiados afegãos vieram para o Paquistão e nós lhes demos refúgio sem depender de ninguém, mostrando nossa hospitalidade, disse Alvi.

O presidente apreciou os esforços do governo em lidar com a crise do coronavírus. Nosso sucesso contra o coronavírus é nossa força, disse ele.

Ele também levantou a questão da Caxemira e expressou solidariedade ao povo do Vale.

O presidente Alvi também pediu a paz no Afeganistão e disse estar esperançoso de que a paz seja restaurada no país.

Separadamente, o primeiro-ministro Imran Khan em sua mensagem do Dia da Independência disse que o Paquistão deseja que a paz com todos os vizinhos se concentre no desenvolvimento socioeconômico do país.

Queremos paz interior e paz exterior, para prosseguir a nossa agenda socioeconómica. Naya (novo) Paquistão mudou seu foco da geopolítica para a geoeconomia, com o bem-estar e o bem-estar de nosso povo como prioridade máxima, disse ele.

Khan disse que o Paquistão fez imensos sacrifícios e pagou um alto preço pela instabilidade em sua fronteira ocidental.

Temos enfatizado sistematicamente que não há solução militar para o conflito no Afeganistão, disse ele, acrescentando que o Paquistão continuará a apoiar um acordo político negociado para paz e estabilidade duradouras no país vizinho devastado pela guerra.

Enquanto isso, o Dia da Independência foi celebrado com zelo e fervor em todo o Paquistão. O dia amanheceu com uma salva de 31 tiros na capital federal Islamabad e uma salva de 21 tiros na sede provincial.

A bandeira nacional foi hasteada em todos os edifícios públicos e privados importantes. Prédios, ruas e mercados foram iluminados para marcar o evento.