Mianmar emite ordem de silêncio contra advogado sênior que defende Aung San Suu Kyi

A lei é normalmente usada para restringir reuniões públicas e impor toques de recolher, e foi empregada dessa forma pelos militares depois de derrubar o governo eleito de Suu Kyi em fevereiro.

Líder de Mianmar, Aung San Suu Kyi. (Arquivo)

O principal advogado do líder deposto de Mianmar, Aung San Suu Kyi, que está sendo julgado por várias acusações criminais, disse na quinta-feira que recebeu uma ordem de silêncio o impedindo de falar sobre os casos dela.

O advogado Khin Maung Zaw escreveu em sua página no Facebook que a ação contra ele foi tomada de acordo com a Seção 144 do Código de Processo Penal, um estatuto amplamente redigido da época colonial britânica que visa lidar com situações de emergência que ameaçam a segurança pública.

Minha boca tem menos de 144 anos, é como ele explicou sua situação.

Kyi Win, outro advogado da equipe jurídica de Suu Kyi, disse à Associated Press que o escritório municipal na capital Naypyitaw, onde Suu Kyi está sendo julgado, convocou Khin Maung Zaw para que ele assinasse um compromisso de não revelar informações à mídia.

A notícia da ordem de silêncio circulou na noite de quinta-feira, quando os funcionários do governo não puderam ser contatados para comentar o assunto.

O efeito prático da ordem será sufocar quase todos os relatos de primeira mão dos julgamentos em andamento nos quais Suu Kyi e seus co-réus estão envolvidos.

Os únicos relatos do processo vieram dos advogados que a defendiam e de seus co-réus.

As sessões do tribunal são fechadas a repórteres e ao público, os promotores não fazem comentários sobre elas e a mídia controlada pelo Estado até agora não noticiou diretamente sobre elas.

O conselho militar agora está bloqueando um advogado após o outro, disse Kyi Win, referindo-se à junta governante. Não sabemos o que acontecerá a seguir.

Em agosto, San Mar La Nyunt, outro advogado de Suu Kyi, também foi forçado a concordar com uma ordem de silêncio que a proibia de falar com a mídia.

Apoiadores de Suu Kyi e analistas independentes dizem que as acusações contra ela são planejadas para desacreditá-la e legitimar a tomada do poder pelos militares.

As acusações mais graves são a corrupção, para a qual cada acusação é punível com até 15 anos de prisão e em violação da Lei dos Segredos Oficiais, que prevê a pena máxima de 14 anos.

Os co-réus de Suu Kyi no caso dos segredos são três de seus ex-ministros de gabinete e Sean Turnell, um economista australiano que atuou como seu conselheiro.

O advogado de Turnell, Ye Lin Aung, disse que o tribunal de Naypyitaw responsável pelo caso concordou em princípio na quinta-feira em permitir um intérprete no próximo julgamento, revertendo sua própria decisão da semana anterior, quando negou um por motivos de segurança. .

Os detalhes exatos da alegada ofensa de Turnell e dos outros não foram divulgados, embora a televisão estatal de Mianmar, citando declarações do governo, tenha dito que o acadêmico australiano teve acesso a informações financeiras secretas do Estado e tentou fugir do país.