Golpe em Mianmar: grupos de bairro bloqueiam prisões noturnas

As forças de segurança intensificaram as prisões noturnas de funcionários públicos, médicos e outros. Mas ativistas desafiadores bolaram um plano para detê-los.

Mianmar, Conselho de Direitos Humanos da ONU, Aung San Suu kyi, Multidões desafiaram o toque de recolher, junta de Mianmar, desobediência civil, manifestações anti-golpe, notícias de myanmar, notícias do mundo, notícias do mundo expresso indianoPessoas se manifestam contra o golpe militar e exigem a libertação da líder eleita Aung San Suu Kyi, em Yangon, Mianmar, em 9 de fevereiro de 2021. REUTERS / Stringer / Foto de arquivo

Multidões desafiaram o toque de recolher em Mianmar durante a noite de sábado, após rumores de que a polícia estava prestes a lançar uma nova onda de reides contra ativistas anti-golpe.

A desobediência civil começou horas após o sétimo dia consecutivo de comícios em todo o país - o maior até agora - terminou na sexta-feira.

Os manifestantes realizaram enormes protestos diários em todo o país depois que o líder militar deposto Aung San Suu Kyi e tomou o poder em 1º de fevereiro.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU adotou uma resolução na sexta-feira pedindo a Mianmar que liberte Suu Kyi e outras autoridades da detenção. Instou o governo militar a se abster de usar violência contra os manifestantes.

As manifestações anti-golpe continuaram no sábado no país do sudeste asiático.

O que os ativistas fizeram durante a noite:

Grupos de bairro surgiram para impedir as prisões de ativistas, contornando a proibição da junta militar no Facebook.

Notícias de tais prisões circularam amplamente nas redes sociais, incluindo memes com a legenda: Nossas noites não são mais seguras e: Os militares de Mianmar estão sequestrando pessoas à noite.

No centro de negócios do país, Yangon, as pessoas chamaram outras pessoas do lado de fora para se reunirem e protestarem batendo potes e frigideiras - uma ação tradicionalmente associada a expulsar o mal no país.

Não sabíamos quem seria levado, mas quando ouvimos o som, saímos para nos juntar aos nossos vizinhos, disse Tin Zar, um lojista no norte de Yangon.

Mesmo que eles atirem, não temos medo, disse ela à agência de notícias AFP.

Um grupo invadiu um hospital na cidade de Pathein, 190 quilômetros (quase 120 milhas) a oeste de Yangon, após rumores de que um médico local popular seria levado. O grupo entoou uma prece budista pedindo proteção contra o mal.

Se eu tiver problemas, pedirei sua ajuda, disse o médico Than Min Htut ao grupo, fazendo uma saudação com três dedos que passou a simbolizar a resistência ao golpe.

Than Min Htut conversou com a AFP no sábado para confirmar que ainda estava livre e continuaria a participar da campanha de desobediência civil.

‘Incidentes não isolados’

Os membros da família não têm conhecimento das acusações, localização ou condição de seus entes queridos. Estes não são incidentes isolados, e as incursões noturnas têm como alvo vozes dissidentes. Está acontecendo em todo o país, escreveu em um comunicado a Associação de Assistência a Presos Políticos, um grupo de vigilância para presos políticos.

O escritório de direitos humanos da ONU disse na sexta-feira que mais de 350 pessoas, incluindo funcionários, ativistas e monges, foram presos em Mianmar desde o golpe de 1º de fevereiro. A ONU observou que alguns enfrentaram acusações criminais por motivos duvidosos.

Sem folga dos manifestantes

Os protestos continuaram inabaláveis ​​no sábado em Yangon, a capital Naypyitaw, a segunda cidade de Mandalay e outras cidades.

Funcionários de companhias aéreas, profissionais de saúde, engenheiros e professores estavam entre os grupos de protestos.

Em Yangon, alguns manifestantes seguraram cartazes comentando os desaparecimentos noturnos.

O jornal estatal Global New Light of Mianmar afirmou que milhares de pessoas participaram de manifestações pró-militares em partes de Mianmar na sexta-feira. A agência de notícias Reuters não foi capaz de verificar imediatamente a notícia.

O que acontece depois?

O chefe do Exército, Min Aung Hlaing, alertou os funcionários em greve para que voltem ao trabalho. O novo regime criou uma linha direta para relatar funcionários do governo que participam das manifestações.

Até agora, os generais parecem não se intimidar com a condenação generalizada nas ruas e por parte da comunidade internacional.

A junta declarou estado de emergência com duração de um ano. Ele havia prometido realizar novas eleições, mas sem um cronograma preciso.