Um erudito chinês desaparecido considerado morto; homem acusado de sequestro

Seqüestro chinês, seqüestro de estudioso chinês, Yingying Zhang, rapto na China, crime na China, notícias da China, últimas notícias, expresso indianoEsta foto sem data fornecida pelo Departamento de Polícia da Universidade de Illinois mostra Yingying Zhang, uma mulher chinesa de uma cidade universitária no centro de Illinois, que foi sequestrada três anos atrás. (Fonte: AP)

Na sexta-feira, um homem foi acusado de sequestrar uma estudante chinesa da Universidade de Illinois que as autoridades acreditam estar morta após seu desaparecimento, três semanas atrás. Uma queixa criminal federal alega que o telefone do suspeito foi usado para visitar um fórum online em abril chamado Abduction 101.

Yingying Zhang, a filha de 26 anos de um motorista de fábrica da classe trabalhadora da China, desapareceu em 9 de junho, poucas semanas depois de chegar ao campus Urbana-Champaign no centro de Illinois, onde estava fazendo pesquisas em ciências agrícolas e deveria começar trabalhar em seu doutorado no outono.

Cerca de 5.600 estudantes chineses estão matriculados na universidade - mais do que em qualquer outra faculdade do país - e o desaparecimento de Zhang alimentou a ansiedade das famílias de estudantes chineses que estudam nos EUA.

As autoridades federais dizem que Brendt Christensen, que fez 28 anos na sexta-feira, em Champaign, Illinois, é acusado em uma denúncia criminal de sequestrar Zhang logo depois que ela desceu de um ônibus perto do campus da universidade. O vídeo mostra ela entrando no banco da frente de um Saturn Astra preto.

De acordo com a declaração de 10 páginas apresentada no tribunal federal pelo agente especial do FBI Anthony Manganaro, Christensen estava sob vigilância na quinta-feira quando agentes o ouviram explicando que ele sequestrou Zhang. As autoridades afirmam que, com base nisso e em outros fatos descobertos durante a investigação, os agentes acreditam que Zhang não está mais vivo.

Questionado na sexta à noite se as autoridades tinham alguma pista sobre a localização do corpo de Zhang, o porta-voz do escritório do FBI em Springfield, Bradley Ware, não quis comentar.

O chanceler de Illinois, Robert Jones, disse em um comunicado que a comunidade do campus está triste com a notícia de que Zhang está morto.

Esta é uma perda sem sentido e devastadora de uma jovem promissora e um membro de nossa comunidade, disse Jones. Não há nada que possamos fazer para aliviar a tristeza ou tristeza de sua família e amigos, mas podemos e iremos nos unir para apoiá-los de qualquer maneira que pudermos nestes dias difíceis que virão.

O documento de acusação federal diz que um dos tópicos do fórum que o smartphone de Christensen visitou online em abril - meses antes do desaparecimento de Zhang - era intitulado Fantasia de abdução perfeita. Outra era sobre planejar um sequestro.

De acordo com a declaração de Manganaro, os investigadores determinaram que havia 18 veículos semelhantes ao que Zhang conseguiu e que estavam registrados no Condado de Champaign.

O veículo pertencente a Christensen foi observado pela primeira vez no estacionamento de um complexo de apartamentos em 12 de junho - poucos dias depois do desaparecimento de Zhang - e os investigadores o interrogaram. A declaração afirmava que os investigadores notaram que Christensen não conseguia se lembrar do que estava fazendo no dia em que Zhang desapareceu. Eles revistaram o veículo, mas não removeram nada.

Mais tarde, os investigadores determinaram que o carro no vídeo tinha um teto solar e calota rachada, como o veículo pertencente a Christensen, de acordo com o depoimento. Quando os investigadores entrevistaram Christensen novamente, ele admitiu que dirigiu pelo campus da Universidade de Illinois e deu uma carona para uma mulher asiática que disse estar atrasada para um compromisso.

Christensen disse que a mulher entrou em pânico depois que ele aparentemente fez uma curva errada e a deixou sair em uma área residencial.

O documento do tribunal indica que uma revista no carro de Christensen indica que a área onde se acredita que Zhang estava sentado foi limpa.

Christensen foi colocado sob vigilância contínua em 16 de junho e, na quinta-feira, foi capturado em uma gravação de áudio explicando como levou Zhang para seu apartamento e a manteve contra a vontade dela. A declaração afirma que a mulher continua desaparecida.

Amigos e familiares disseram que Zhang sonhava em um dia conseguir um cargo de professora e poder ajudar financeiramente seus pais. Ela economizou parte de sua renda como pesquisadora para comprar itens para sua mãe e seu pai, incluindo um micro-ondas e um telefone celular.

Aqueles que conheceram Zhang a descreveram como brilhante e extrovertida. Ela tocou guitarra e cantou em uma banda chamada Cute Horse na China. Uma de suas canções favoritas era The Rose, sucesso em 1980 da cantora americana Bette Midler.

O namorado de Zhang disse que ela também era cautelosa e normalmente não entrava no carro com um estranho, a menos que fosse enganada ou forçada.

Zhang se formou no ano passado com um mestrado em engenharia ambiental em uma das escolas de elite da China, a Peking University Shenzhen Graduate School. Ela estava fazendo pesquisas sobre fotossíntese de plantações, que incluía o uso de drones para estudar campos, disse o escritório de comunicações da universidade.