Força militar: como Índia, China e Paquistão se comparam?

A Índia é flanqueada por uma ameaça à segurança vinda do leste e oeste da China e do Paquistão. Enquanto os militares do Paquistão estão nas mãos de generais imprevisíveis obcecados pela Caxemira, a expansão militar da China pegou o mundo de surpresa. Os dados do Globalfirepower.com mostram a posição dos três países em termos de poderio militar.

índia, china, relações índia-china, porta-aviões da china, militares da índia, marinha indiana, corrida armamentista, economia da índia, economia da índia-china, notícias do mundo, notícias da índia, expresso indianoPorta-aviões INS Vikramaditya; centro, participando do exercício de nível de teatro da Marinha indiana. (Fonte: Twitter / @ indiannavy)

Índia, Paquistão e China - três vizinhos que fazem parte de uma das regiões mais voláteis do mundo em termos de segurança de fronteira e conflito territorial internacional. A Índia é flanqueada por uma ameaça à segurança vinda do leste e oeste da China e do Paquistão. Enquanto os militares do Paquistão estão nas mãos de generais imprevisíveis obcecados pela Caxemira, a expansão militar da China pegou o mundo de surpresa.

As proezas militares da Índia estão crescendo a cada ano. Continua a enfrentar ameaças nas frentes oriental e ocidental do Paquistão, China, internamente por meio de militância, maoístas e grupos terroristas. Nesse momento, a Índia se prepara para as situações mais adversas e passa por uma grande modernização e reforma militar. A Índia tem desenvolvido rapidamente uma nova tecnologia militar, adquirindo o que é necessário, fabricando armas, aeronaves, navios de guerra, etc., para tornar os militares indianos uma força forte para lidar com essas ameaças. O programa de armas nucleares e mísseis balísticos da Índia também causou preocupações aos adversários da Índia. Somando-se a isso, o ritmo cada vez maior de aquisições e comissionamento de equipamentos de defesa mostra que a Índia está desconfiada das ameaças e quer atualizar e fortalecer os militares tanto quanto possível.

LEIA | Qual é a força militar da Índia?

LEIA | Qual é a força militar da China?

LEIA | Qual é a força militar do Paquistão?

Os dados da Globalfirepower.com mostram onde os três países estão em termos de forças armadas podem:

Índia, China, Paquistão, força militarAqui está uma comparação do poderio militar da Índia, Paquistão e China. Fonte (Globalfirepower.com)

O Exército de Libertação do Povo Chinês é a força de serviço de defesa da China. O PLA foi formado em 1972 e é composto por forças terrestres, forças navais, artilharia, polícia armada e força aérea. A lei chinesa determina o serviço militar obrigatório para seus cidadãos e a maior parte da força é composta por pessoal na faixa etária de 18 a 49 anos. Devido ao grande número de voluntários que o PLA recebe a cada ano, ele nunca teve que forçar o recrutamento. Apesar de ser o maior Exército, não é a força mais moderna do mundo pelo orçamento que aloca para a defesa. Em 2017, a alocação do orçamento de defesa chinês foi de US $ 152 bilhões.

A ameaça do Paquistão aumenta em virtude de seu envolvimento cada vez maior com a China. À medida que as forças alcançam maior interoperabilidade com o Corredor Econômico China-Paquistão em andamento, a situação de segurança na frente ocidental agora se torna ainda mais séria. O país mantém laços estreitos com a China desde 1960 e ambos os países estão ativamente envolvidos no intercâmbio de tecnologia militar e no desenvolvimento de sistemas de armas. Ela obtém a maior parte de seu equipamento militar e suprimentos dos Estados Unidos e da China.