‘Vamos prestar atenção à mensagem de paz de Gandhi’: o chefe da ONU pede que o mundo se concentre em derrotar COVID, não um ao outro

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que a não violência, o protesto pacífico, a dignidade e a igualdade fornecem um modelo para enfrentar os tempos difíceis de hoje.

Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres. (Foto de arquivo via Reuters)

Em um apelo à comunidade internacional para que dê ouvidos à mensagem de paz de Mahatma Gandhi, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que os combatentes em todo o mundo deveriam depor as armas e se concentrar em derrotar o inimigo comum da humanidade, a pandemia COVID-19, e não uns aos outros .

Não é por acaso que marcamos o Dia Internacional da Não-Violência no aniversário de Mahatma Gandhi. Para Gandhi, não violência, protesto pacífico, dignidade e igualdade eram mais do que palavras. Eles representaram um farol para a humanidade, um mapa para um futuro melhor, disse Guterres em sua mensagem para o Dia Internacional da Não-Violência, comemorado em 2 de outubro.

Ele disse que a não violência, o protesto pacífico, a dignidade e a igualdade também fornecem um modelo para enfrentar os tempos difíceis de hoje.

[id oovvuu-embed = c7b24a0d-150d-4014-9c2b-997406eb5fdd]

Conflitos e mudanças climáticas. Pobreza e desigualdades. Desconfiança e divisões. Tudo sob a sombra da pandemia COVID-19, que continua a devastar pessoas e economias, disse o chefe da ONU.

Na comemoração deste ano do Dia Internacional da Não-Violência, Guterres disse que devemos prestar atenção à mensagem de paz de Gandhi e começar a construir um futuro melhor e mais pacífico para todos.

Apelamos aos combatentes em todo o mundo para que deponham as armas e concentrem-se em derrotar o inimigo comum da humanidade - COVID-19 - não uns aos outros, disse ele, sublinhando a necessidade urgente de fornecer vacinas e tratamentos que salvam vidas e apoiar os países a longo prazo caminho para a recuperação à frente.

Guterres destacou que a solução para os desafios de hoje está em nossas mãos: a solidariedade. Precisamos reconhecer, como fez Gandhi, que o que nos une é muito maior do que o que nos divide. Essa paz fornece o único caminho para um futuro melhor para todos.

Enfrentar os desafios do mundo significa nos reunirmos como uma família humana e abraçar a paz como nunca antes.

Precisamos intensificar nosso trabalho para reduzir as desigualdades e acabar com a pobreza. Precisamos de um plano de ação global ousado para curar nosso planeta. Acima de tudo, precisamos renovar a confiança uns nos outros. Ódio, divisão, conflito e desconfiança tiveram seus dias. É hora de inaugurar uma nova era de paz, confiança e tolerância, disse Guterres.