Kim Jong Un, guerra comercial da China, Vladimir Putin e mais: O que Donald Trump disse à CBS News

Donald Trump abordou tópicos como o caso do desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi e sua vida como POTUS, entre outras questões em sua entrevista para a CBS 60 Minutes.

Kim Jong, China trade tarrif, Vladimir Putin: as cinco principais coisas que Donald Trump disse à CBS newsA última vez que Trump apareceu no programa, ele havia acabado de ser eleito para a presidência em 2016 (Arquivo)

Foi um pouco surreal dizer que sou o presidente dos Estados Unidos, mas acho que isso é verdade para todos, disse o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma entrevista ao noticiário da televisão CBS 60 Minutes. Trump tocou em tópicos como o caso do desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi, seu homólogo russo Vladimir Putin, sua tão criticada política de tolerância zero de separação de crianças e famílias imigrantes na fronteira com os Estados Unidos e sobre sua vida como POTUS, entre outros assuntos. A acusadora Christine Blasey Ford, do juiz da Suprema Corte dos EUA, Brett Kavanaugh, também encontrou uma menção durante a entrevista.

A última vez que Trump apareceu no programa, ele tinha acabado de ser eleito para a presidência em 2016. Aqui estão as cinco principais coisas que Trump disse na entrevista no domingo

‘Mudança climática não é uma farsa’

Questionado se ele acha que a mudança climática é uma farsa, Donald Trump disse: Acho que algo está acontecendo. Algo está mudando e mudará novamente. Não acho que seja uma brincadeira, acho que provavelmente há uma diferença. Mas eu não sei se é feito pelo homem. Eu direi isso. Eu não quero dar trilhões e trilhões de dólares. Não quero perder milhões e milhões de empregos. Eu não quero ser colocado em desvantagem. Não estou negando as mudanças climáticas, disse ele na entrevista. Mas poderia muito bem voltar. Você sabe, estamos falando de mais de ... milhões de anos.

Trump chamou as mudanças climáticas de uma farsa em novembro de 2012, quando enviou um tweet afirmando: O conceito de aquecimento global foi criado por e para os chineses a fim de tornar a indústria norte-americana não competitiva. Mais tarde, ele disse que estava brincando sobre a conexão chinesa, mas desde então continuou a chamar o aquecimento global de uma farsa.

Sobre seu amor por Kim Jong Un da ​​Coreia do Norte

Chamando isso de uma grande conquista até agora, Trump disse que confia no líder norte-coreano. Pressionado sobre a desnuclearização, disse ele, embora não saibam se a Coreia do Norte está construindo mais mísseis, ele sabe que não testaram nenhum foguete nesse ínterim. Quando apontado para as violações dos direitos humanos pelo ditador Coreano, Trump disse: Claro. Eu sei todas essas coisas. Quer dizer, eu não sou um bebê. Eu sei essas coisas. Deixe ser o que for. Eu me dou muito bem com ele. Eu tenho uma boa energia com ele. Eu tenho uma boa química com ele. Seja o que for para fazer o trabalho.

Pode impor mais tarifa comercial à China

Embora os Estados Unidos já tenham imposto US $ 250 bilhões em tarifas, Trump não descartou propor mais tarifas sobre os produtos chineses. Também tenho uma ótima química com o presidente Xi da China. Eu não sei se isso necessariamente vai continuar. Eu disse ao presidente Xi que não podemos continuar a fazer com que a China retire US $ 500 bilhões por ano dos Estados Unidos na forma de comércio e outras coisas, disse ele, acrescentando que a China quer negociar Trump exalou confiança de que ganhará o que descreveu como um escaramuça com a China. Eu chamei isso, na verdade chamei de batalha. Mas, na verdade, vou diminuir isso. Eu considero isso uma escaramuça. E nós vamos vencer, disse ele.

Vladimir Putin provavelmente está envolvido em assassinatos

Falando de seu 'bom amigo' Vladimir Putin, Trump disse que o presidente russo provavelmente está envolvido em assassinatos. Mas conto com eles, não é em nosso país, disse ele.

Pressionado sobre a interferência russa nas eleições dos EUA, Trump disse: Eles… eles se intrometeram. Mas acho que a China também se intrometeu. Você realmente acha que eu ligaria para a Rússia para me ajudar nas eleições? Me dá um tempo. Eles não seriam capazes de me ajudar em nada. Ligue para a Rússia. É tão ridículo, ele acrescentou.

Todo mundo vai embora em algum momento: Trump sobre relatos de Jim Mattis deixando o cargo

Rejeitando relatos de tensão com o secretário de Defesa Jim Mattis, Trump disse que tem um relacionamento muito bom, embora pense que o chefe do Pentágono é uma espécie de democrata. Questionado se Mattis está se afastando, Trump disse: Pode ser que ele esteja. Acho que ele é uma espécie de democrata, se você quiser saber a verdade. Mas o general Mattis é um cara bom. Nós nos damos muito bem. Ele pode ir embora. Quer dizer, em algum momento, todo mundo vai embora.