Yoshinori Ohsumi do Japão ganha o Nobel por estudos de 'alimentação própria' de células

O Instituto Karolinska homenageou Ohsumi por 'experimentos brilhantes' na década de 1990 sobre autofagia, o processo de 'autoalimentação' com o qual as células se decompõem e reciclam parte de seu conteúdo.

nobel, nobel pricem nobel price medicine, Yoshinori Ohsumi, Yoshinori Ohsumi nobel price, nobel price Yoshinori Ohsumi, Ohsumi nobel price, nobel award, nobel award week, nobel awards este ano, nobel awards 2016, notícias mundiais últimas notícias do mundoNesta foto de julho de 2016, o cientista japonês Yoshinori Ohsumi sorri no campus do Instituto de Tecnologia de Tóquio em Yokohama, ao sul de Tóquio. Ohsumi recebeu o Prêmio Nobel de medicina deste ano na segunda-feira, 3 de outubro, por descobertas relacionadas à degradação e reciclagem de componentes celulares. (Fonte: Akiko Matsushita / Kyodo News via AP)

O cientista japonês Yoshinori Ohsumi recebeu o Prêmio Nobel de Medicina deste ano na segunda-feira por descobertas relacionadas à degradação e reciclagem de componentes celulares.

O Instituto Karolinska homenageou Ohsumi por experiências brilhantes na década de 1990 sobre autofagia, o processo de autofagia com o qual as células se decompõem e reciclam parte de seu conteúdo. A autofagia interrompida foi associada a várias doenças, incluindo mal de Parkinson, diabetes e câncer, disse o instituto.

Pesquisas intensas estão em andamento para desenvolver drogas que podem ter como alvo a autofagia em várias doenças, disse Karolinska em sua citação. Ohsumi, 71, de Fukuoka, Japão, é professor do Instituto de Tecnologia de Tóquio. Em 2012, Ohsumi ganhou o Prêmio Kyoto, o maior prêmio privado do Japão para realizações globais.

O secretário do comitê do Nobel, Thomas Perlmann, disse que Ohsumi pareceu surpreso quando foi informado de que havia ganhado o Prêmio Nobel. A primeira coisa que ele disse foi ‘ahhh’. Ele ficou muito, muito satisfeito, disse Perlmann.

Veja o que mais está nas notícias

Os juízes do Nobel costumam premiar descobertas feitas décadas atrás, para garantir que tenham resistido ao teste do tempo. Embora a autofagia seja conhecida há mais de 50 anos, seu significado fundamental só foi reconhecido após a pesquisa de mudança de paradigma de Ohsumi sobre levedura na década de 1990, disse Karolinska.

Graças a Ohsumi e outros que seguiram seus passos, agora sabemos que a autofagia controla funções fisiológicas importantes onde os componentes celulares precisam ser degradados e reciclados, disse. Foi o 107º prêmio na categoria de medicamentos desde a entrega dos primeiros prêmios Nobel, em 1905.

O prêmio do ano passado foi dividido por três cientistas que desenvolveram tratamentos para malária e outras doenças tropicais.

Os anúncios continuam com a física na terça-feira, a química na quarta-feira e o Prêmio Nobel da Paz na sexta-feira. Os prêmios de economia e literatura serão anunciados na próxima semana. Cada prêmio vale 8 milhões de coroas suecas ($ 930.000).