Japão enforca sete pessoas do culto do Juízo Final por ataques de sarin no metrô de Tóquio em 1995

O líder do culto Asahara, 63, um rechonchudo instrutor de ioga parcialmente cego, foi condenado à forca em 2004 por 13 acusações, incluindo os ataques de gás no metrô e uma série de outros crimes que mataram pelo menos uma dúzia de pessoas.

Japão enforca sete por ataques de sarin do culto do Juízo Final ao metrô de Tóquio em 1995Nesta foto de arquivo, o guru do culto Shoko Asahara, à esquerda, de Aum Shinrikyo caminha com Yoshihiro Inoue, então um ajudante próximo, em Tóquio. Reportagens da mídia japonesa afirmam na sexta-feira que Asahara, que estava no corredor da morte por ser o mentor dos crimes letais no metrô de Tóquio em 1995, foi executado. Ele tinha 63 anos. (Foto AP)

O Japão executou na sexta-feira o ex-líder de um culto do Juízo Final e seis outros membros do grupo que realizou um ataque com gás sarin no metrô de Tóquio em 1995, matando 13 pessoas e destruindo o mito da segurança pública do país.

O Aum Shinrikyo, ou culto Aum Suprema Verdade, que misturava meditação budista e hindu com ensinamentos apocalípticos, encenou uma série de crimes, incluindo ataques simultâneos de gás sarin em trens do metrô durante a hora do rush em março de 1995. Sarin, um gás nervoso, foi originalmente desenvolvido por Os nazistas.

As imagens de corpos, muitos em ternos executivos, espalhados por plataformas atordoaram o Japão e acionaram medidas de segurança pública, como a remoção de lixeiras não transparentes que permanecem em vigor até hoje.

Além de matar 13, o ataque feriu pelo menos 5.800 pessoas, algumas permanentemente.

Chizuo Matsumoto, o líder do culto que atendia pelo nome de Shoko Asahara, foi o primeiro a ser enforcado, disse a mídia ao entrar em uma programação normal para relatar as notícias.

Anúncios dos outros enforcamentos seguiram pela manhã. O Ministério da Justiça confirmou a execução dos sete.

Japão, Japão trava ataques de sarin acusados, ataques de Sarin no Japão, ataques de Sarin em 1995, ataques de sarin em Tóquio, notícias mundiais,Os feridos do ataque mortal de gás são tratados por equipes de resgate perto da estação de metrô Tsukiji, em Tóquio, nesta foto tirada pela Kyodo em 20 de março de 1995. (Reuters)

Acho que é certo que ele foi executado, disse Shizue Takahashi, cujo marido era um trabalhador do metrô que retirou um pacote de sarin de um trem e morreu como resultado.

Os pais do meu marido e meus pais já estão mortos, acrescentou Takahashi de cabelos grisalhos. Acho que eles achariam lamentável que não pudessem ter ouvido a notícia dessa execução.

As execuções são raras no Japão, mas pesquisas mostram que a grande maioria das pessoas apóia a sentença de morte.

O grupo de direitos humanos Amnistia Internacional disse que a justiça exige prestação de contas, mas também respeito pelos direitos civis.

A pena de morte nunca pode resultar nisso, pois é a negação definitiva dos direitos humanos, disse Hiroka Shoji, pesquisadora do grupo no Leste Asiático, em um comunicado.

Uma equipe do jornal japonês Mainichi Shimbun distribui sua edição extra relatando que o líder do culto do Juízo Final, Shoko Asahara, foi executado em Tóquio na sexta-feira, 6 de julho de 2018. (Fonte: AP)

RITUAIS E ARMAS BIZARROS

Ele se declarou inocente e nunca testemunhou, mas murmurou e fez comentários incoerentes no tribunal durante os oito anos de seu julgamento. A sentença foi mantida pelo Supremo Tribunal Federal em 2006.

Ao todo, 13 membros da seita foram condenados à morte durante mais de 20 anos de julgamentos, que terminaram em janeiro de 2018.

Asahara, que fundou a Aum em 1987, disse que os Estados Unidos atacariam o Japão e o transformariam em um deserto nuclear. Ele também disse que havia viajado no tempo até 2006 e conversado com as pessoas sobre como tinha sido a Terceira Guerra Mundial.

Em seu auge, o culto tinha pelo menos 10.000 membros no Japão e no exterior, incluindo graduados de algumas das melhores universidades japonesas.

Alguns membros viviam em um complexo comunal de Asahara estabelecido no sopé do Monte Fuji, onde o grupo estudava seus ensinamentos, praticava rituais bizarros e reunia um arsenal de armas - incluindo sarin.

O culto também usou o sarin em 1994, liberando gás na cidade central de Matsumoto em uma noite de verão na tentativa de matar três juízes que deveriam decidir sobre o assunto.

O ataque, que envolveu um caminhão refrigerador liberando o gás para ser espalhado pelo vento em um bairro, não matou os juízes, mas matou outras oito pessoas e feriu centenas.

Nesta foto de arquivo, os passageiros do metrô afetados pelo gás de nervo sarin nos trens do metrô no centro de Tóquio são transportados para o Hospital Internacional de São Lucas em Tóquio. (Foto AP)