Pai adotivo indiano-americano de Sherin Mathews condenado à prisão perpétua

Sua história evoluiu no decorrer da investigação. Ele disse originalmente à polícia que Sherin estava viva quando a colocou do lado de fora. Mais tarde, ele admitiu que ela morreu quando ele a 'ajudou fisicamente' a beber o leite e sufocou.

Pai adotivo indiano-americano de Sherin Mathews condenado à prisão perpétuaWesley Mathews está sentado no tribunal da juíza Cheryl Lee Shannon durante uma audiência no Henry Wade Juvenile Justice Building, em Dallas. (David Woo / The Dallas Morning News via AP, Pool, File)

Wesley Mathews, o pai adotivo indiano-americano de Sherin Mathews, de 3 anos, foi condenado à prisão perpétua por um juiz em Dallas pela trágica morte de uma criança indiana em 2017, em um caso que atraiu muita atenção internacional.

Mathews, 39, se confessou culpado na segunda-feira de uma acusação menor de ferimento a uma criança na morte de Sherin. Ele foi originalmente acusado de homicídio culposo pelas autoridades do estado americano do Texas.

Mathews olhou em frente e não olhou para os jurados quando a juíza Amber Givens-Davis o sentenciou à prisão perpétua na quarta-feira.

O júri de 12 membros deliberou na tarde de quarta-feira por cerca de três horas antes de chegar a uma decisão unânime de dar a Mathews uma sentença de prisão perpétua pela morte de Sherin. Ele será elegível para liberdade condicional após 30 anos de prisão, segundo a mídia dos EUA.

Os promotores argumentaram que Mathews, vindo de Kerala, matou Sherin em outubro de 2017. Ela foi adotada por Mathews e sua esposa Sini Mathews de um orfanato em Gaya, Bihar, em 2016.

Mathews afirmou que ela acidentalmente morreu sufocada com leite.

sherin mathews, sherin mathews pai, bebê indiano morto em nós, bebê nascido na Índia, sherin mathews morto, sherin mathews últimas notícias, expresso indianoSherin Mathews

Mathews inicialmente disse à polícia que Sherin desapareceu em 7 de outubro de 2017, depois que ele a colocou do lado de fora de sua casa às 3 da manhã em Richardson, Texas, porque ela não bebia seu leite. Quando ele a verificou, 15 minutos depois, Mathews disse que Sherin estava desaparecida.

Seu corpo em decomposição foi encontrado 15 dias depois em um bueiro perto da casa da família.

Mais tarde, ele admitiu que ela morreu quando ele a ajudou fisicamente a beber o leite e se engasgou.

Reagindo à sentença, a polícia de Richardson twittou que, Sentimos que a justiça foi feita com o veredicto de hoje sobre a vida na prisão dado a Wesley Mathews por um júri de seus pares. Gostaríamos de agradecer às agências de aplicação da lei e aos parceiros civis pelos recursos e tempo despendidos neste caso. Sempre nos lembraremos de Sherin Mathews, dizia o tweet.

A promotora Sherre Thomas argumentou que o testemunho de Mathews era apenas mais uma mentira. Ela disse que depoimentos e registros médicos mostram que era clinicamente impossível para uma criança de 3 anos se levantar e morrer sufocada, como afirmou Mathews.

Isso significa que ele ainda é um mentiroso. Significa que ele matou aquela garotinha. E quando ele a matou, ele entrou em pânico, argumentou Thomas, relatou a WFAA TV.

Ela disse que Mathews também teve tempo para se limpar e desligou o rastreador de localização em seu telefone para tentar esconder o que tinha feito.

Mathews não disse aos investigadores onde estava o corpo de sua filha. Quando seu corpo foi encontrado, estava tão decomposto que o legista não conseguiu determinar a causa exata da morte.

Não sobrou nada dela, seus dentes haviam caído, disse Thomas. Ele encobriu seu crime. Ele fugiu com isso.

Enquanto os promotores pediam ao júri uma sentença de prisão perpétua, o advogado de defesa Rafael De La Garza argumentou que Mathews era um bom pai que entrou em pânico quando sua filha engasgou e não pediu ajuda.

Ele argumentou que os promotores não podiam provar que Mathews matou seu filho e disse que ele era apenas culpado de não ligar para o 911, a linha de ajuda de emergência.

Durante os argumentos finais, De La Garza foi até Mathews e colocou as mãos em seus ombros.

Ele viverá com isso pelo resto da vida, disse o advogado aos jurados.

Depois que o veredicto foi lido, De La Garza chamou a sentença de punição cruel e incomum.

No banco das testemunhas durante o julgamento da sentença, Mathews disse que entrou em pânico após a morte acidental de sua filha. Ele disse que embrulhou o corpo dela em um saco de lixo azul e a jogou em um bueiro para que ela ficasse perto de casa.

O promotor Thomas também argumentou que Sherin sofreu abusos durante todo o tempo em que morou nos Estados Unidos. Os registros médicos mostram que ela teve cinco ossos quebrados em vários estágios de cura.

A polícia acusou a mãe adotiva de Sherin, Sini, uma enfermeira registrada, de abandono infantil em novembro de 2017, depois que seu marido disse às autoridades que o casal deixou a criança sozinha na noite de sua morte enquanto foram jantar com sua filha biológica.

O caso de Sini foi encerrado em março deste ano, depois que os promotores disseram que não podiam provar isso além de qualquer dúvida razoável.

Sini sentou-se no tribunal durante os argumentos finais na quarta-feira.

Depois que o juiz leu a sentença, ela saiu rapidamente do tribunal sem fazer comentários aos repórteres que aguardavam. Ela e Wesley Mathews foram presos depois que o corpo de Sherin foi encontrado. Mais tarde, o casal perdeu a custódia de sua filha biológica.

A morte de Sherin atraiu a atenção do governo indiano e o então Ministro das Relações Exteriores, Sushma Swaraj, teve grande interesse no caso e também instruiu a missão indiana em Houston a garantir que a criança indiana recebesse justiça. A Índia apertou ainda mais o processo de adoção após a trágica morte de Sherin.