Índia se junta à maioria para votar contra movimento dos EUA para reconhecer Jerusalém como capital de Israel

A Índia não falou no plenário da Assembleia em Nova York, mas depois que Trump reconheceu a cidade sagrada de Jerusalém como a capital de Israel, disse que sua posição na Palestina era independente e consistente.

Uma vista da cidade velha de Jerusalém (AP / arquivo)

A Índia hoje se juntou a outros 127 países para votar na Assembleia Geral das Nações Unidas a favor de uma resolução que se opõe à recente decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Nove países votaram contra a resolução, enquanto 35 países se abstiveram.

A decisão da Índia de votar contra o reconhecimento americano de Jerusalém como a capital israelense ocorre um dia depois de Trump alertar os países contra se oporem à posição dos EUA.

Em sua intervenção na reunião ministerial do NAM sobre a Palestina à margem da Assembleia Geral da ONU, a Ministra das Relações Exteriores Sushma Swaraj disse que o caminho para a paz Israel-Jerusalém estava claramente em uma solução negociada antecipadamente entre Israel e Palestina com base no reconhecimento e segurança mútuos. arranjos.

A resolução da Assembleia Geral da ONU movida pela Turquia e pelo Iêmen enfatizou que Jerusalém era uma questão de status final a ser resolvida por meio de negociações.

Exigiu que todos os Estados cumpram as resoluções do Conselho de Segurança a respeito de Jerusalém e não reconheçam quaisquer ações ou medidas contrárias a essas resoluções.

Em seu discurso à Assembleia geral da ONU, o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, disse que a decisão de Trump foi um ataque ultrajante a todos os valores universais.

Os palestinos têm direito a seu próprio estado com base nas fronteiras de 1967 com Jerusalém Oriental como sua capital, disse ele.

Este é o principal parâmetro e única esperança de uma paz justa e duradoura na região. No entanto, a recente decisão de um Estado-membro da ONU de reconhecer Jerusalém, ou Al-Quds, como a capital de Israel, viola o direito internacional, incluindo todas as resoluções relevantes da ONU, disse Cavusoglu.

Os oito países que se juntaram aos EUA na votação contra a resolução turca foram Honduras, Israel, Ilhas Marshall, Micronésia, Nauru, Palau e Togo.

Entre os principais países que se abstiveram na votação estavam Austrália, Butão, Canadá, Colômbia, Hungry, México, Panamá, Filipinas, Polônia e Uganda.

Apoiando fortemente a decisão de Trump, o embaixador dos EUA na ONU, Nikki Haley, alertou que os EUA podem retirar o financiamento dos países que votaram contra sua mudança para Jerusalém.

Os Estados Unidos se lembrarão deste dia em que foi escolhido para ser atacado na Assembleia Geral. Nós nos lembraremos disso quando formos chamados a, mais uma vez, fazer a maior contribuição do mundo para as Nações Unidas, Haley disse à Assembleia Geral.

A América colocará nossa embaixada em Jerusalém. Isso é o que o povo americano quer que façamos, e é a coisa certa a fazer. Nenhum voto nas Nações Unidas fará qualquer diferença nisso. Mas esta votação fará diferença na forma como os americanos veem a ONU, disse o principal diplomata americano.

Trump havia alertado contra o corte de fundos ontem. Deixe-os votar contra nós, vamos economizar muito. Nós não nos importamos. Não é como costumava ser onde eles podiam votar contra você e então você paga a eles centenas de milhões de dólares e ninguém sabe o que eles estão fazendo, disse Trump a repórteres na Casa Branca ontem.

No início desta semana, os EUA vetaram uma resolução semelhante no Conselho de Segurança. A resolução aprovada pela Assembleia Geral não tem implicações legais para os países membros da ONU.

Trump elogiou Haley por tomar uma posição dura sobre Jerusalém no órgão mundial ontem e alertou os países que votaram contra os EUA de que a América não será mais aproveitada.

Todas essas nações pegam nosso dinheiro e votam contra nós no Conselho de Segurança, disse Trump aos membros de seu gabinete em uma reunião na Casa Branca.

Ele estava se referindo ao isolamento dos EUA no Conselho de Segurança da ONU quando todos os 14 membros do órgão máximo deram as mãos contra o reconhecimento de Trump de Jerusalém como capital de Israel.