Como ensinar às crianças o valor do compromisso

As crianças resistem bem - vegetais, banho matinal, aulas de música, prática de caligrafia, mensalidades em hindi ... cada uma tem sua própria lista. Como pais, quanto persistimos e onde devemos deixar ir? Como inculcar compromisso em uma criança?

passatempos infantisUm equilíbrio entre a nutrição do cérebro esquerdo e direito é fundamental. Junto com matemática e ciências, eles deveriam aprender alguma dança ou arte. (Source Getty Images)

Por Bhanumathi Narasimhan

O sol brilha intensamente às 7h, mesmo em um domingo na cidade-jardim de Bangalore. Não há intenção de acordar tarde. No entanto, aquelas cortinas grossas e agradáveis ​​nas janelas do leste fazem um trabalho razoável em não deixar o sol entrar. As crianças ainda estão dormindo e o mestre de tabla chegará em casa em menos de 15 minutos. Os meninos têm que ser acordados e obrigados a brincar mesmo quando resistem.

As crianças resistem bem - vegetais, banho matinal, aulas de música, prática de caligrafia, mensalidades em hindi ... cada um tem sua própria lista. Como pais, quanto persistimos e onde devemos deixar ir? Como inculcar compromisso em uma criança?

Por que as crianças precisam de compromisso?

O compromisso é necessário apenas quando você tem que fazer algo que não parece conveniente. O compromisso é o melhor remédio para a preguiça (um dos maiores obstáculos para o aprendizado de uma criança).

A principal atividade da mente de uma criança é aprender. Vem a eles de todas as direções e de todas as experiências. Concentrar sua atenção nas atividades certas é essencial. Um equilíbrio entre a nutrição do cérebro esquerdo e direito é fundamental. Junto com matemática e ciências, eles deveriam aprender alguma dança ou arte. Eles deveriam passar um tempo praticando algum esporte. Eles devem se envolver em atividades sociais infundidas com valores de bondade e uma atitude de carinho e compartilhamento. Eles precisam de um tempo para estar com a natureza e cuidar do meio ambiente.

Dizer não está bem

Com toda probabilidade, eles podem insistir em assistir a um desenho particular na TV ou jogar um certo videogame por mais 10 minutos, mas você os pressiona a fazer o que você diz. Isso é bom e, na maioria dos casos, com o passar dos anos, quando seu filho está tocando flauta melodiosamente em uma noite de luar sozinho, sentado na varanda, é provável que se sinta feliz por você não ter permitido que ele abandonasse as aulas . O comprometimento invariavelmente traz conforto no longo prazo. Além disso, atividades como tocar tabla, mridangam ou dança também servem como catarse. Isso remove a inquietação deles. Quando a inquietação é eliminada, só então a criatividade desponta. Eventualmente, eles começam a desfrutar da atividade e da experiência envolvente.

Por que o respeito é uma lição importante

Há um ditado nas escrituras, Shodashe Varsha prapte putram mitram vadacharet . Depois de completarem dezesseis anos, eles devem ter espaço para decidir por si mesmos. Até então, é a idade de formação. Podemos definitivamente guiá-los, mas certamente não alimentá-los com colher. Depois dos dezesseis, como um amigo, podemos ouvi-los. Até os dezesseis anos, encarregue-se de orientar, sugerir e direcionar seu tempo e atividades. No entanto, os pais também devem conhecer seus limites quando se trata de monitorar os filhos. O paciente não pode dizer ao cirurgião onde cortar e o que costurar. Da mesma forma, os professores devem ter espaço para permitir a aprendizagem da criança. Os pais também contribuem muito para o crescimento da criança quando se afastam e permitem que o professor oriente o desenvolvimento intelectual da criança e o desenvolvimento de seu potencial. Precisamos mostrar reverência a seus professores para que aprendam conosco. Sem reverência, aprender é um desafio. Quando os pais são respeitosos uns com os outros, com os professores, com os mais velhos da casa, os filhos que são observadores atentos são influenciados a agir da mesma maneira. Então fica mais fácil guiá-los na direção certa, porque eles te ouvem, te respeitam.

Para isso, os próprios pais precisam estar livres do estresse e dar tempo de qualidade ao filho. É por isso que a meditação é uma necessidade hoje. Alguns momentos de profundo descanso, de tranquilidade, rejuvenescem e revigoram você. E com um estado de espírito calmo e claro, você pode tomar as decisões certas e levá-las adiante com confiança.

O campo infinito de possibilidades está aberto para nossos filhos. Segure suas mãos suavemente, até que estejam prontas para voar.

( O autor é o Diretor de Programas de Bem-Estar para Mulheres e Crianças de The Art of Living, e a irmã mais nova do líder espiritual global, Sri Sri Ravi Shankar .)