Como o Movimento para Sair da Índia disse aos britânicos que seu reinado estava em péssimo estado

Movimento Sair da Índia, O que é o movimento Sair da Índia, Sair da Índia, Sair da Índia 75, 75º aniversário de Sair da Índia, Aniversário de Sair da Índia, Sair da Índia 75, Mahatma Gandhi, Gandhi, Indian ExpressA resolução de Sair da Índia tomada por Gandhi em Bombaim no Tanque Gowalia Maidan foi pelo apelo mais forte e ruidoso feito pelo Congresso, pedindo aos britânicos que deixassem a Índia de uma vez por todas. (Wikimedia Commons)

A luta da Índia contra o domínio britânico é frequentemente vista como uma longa batalha, desenvolvendo-se em intensidade desde o início do século 20, especialmente sob a tutela de Mahatma Gandhi. Em várias fases, o movimento viu-se ganhando maior impulso, por exemplo, o movimento de não cooperação e desobediência civil de 1920-22 e 1930-32. No entanto, o único apelo que empurrou a Índia em direção ao seu apelo final pela liberdade foi o grito rebelde do Congresso entre o início de agosto de 1942 e setembro de 1944. A resolução de Sair da Índia tomada por Gandhi no Tanque Gowalia Maidan em Bombaim foi de longe a mais forte e ruidosa apelo feito pelo Congresso, pedindo aos britânicos que deixem a Índia de uma vez por todas. Enquanto por um lado o slogan Saia da Índia era uma mensagem alta e clara, por outro, o chamado de fazer ou morrer de Gandhi deu às massas uma vida própria.

Movimento Sair da Índia, O que é o movimento Sair da Índia, Sair da Índia, Sair da Índia 75, 75º aniversário de Sair da Índia, Aniversário de Sair da Índia, Sair da Índia 75, Mahatma Gandhi, Gandhi, Indian ExpressA prisão dos líderes deixou um vácuo poderoso na comunicação entre a liderança e as massas. (Wikimedia Commons)

A resolução Sair da Índia foi uma consequência direta do envolvimento da Grã-Bretanha na Segunda Guerra Mundial e seus esforços para obter apoio absoluto dos indianos. O Congresso exigiu autonomia total em troca de seu apoio. A resposta indiferente dos indianos ao esforço de guerra resultou no envio de uma delegação do governo britânico sob o líder da Câmara dos Comuns, Stanford Cripps, à Índia em março de 1942. O motivo da Missão Cripps era negociar com os líderes dos termos do INC para cooperação total na guerra, em troca da devolução parcial dos poderes do vice-rei, entregando-os a uma legislatura indiana eleita. Os termos da Missão Cripps, entretanto, não foram considerados satisfatórios pelo Congresso, que exigiu um cronograma para o autogoverno. Nas palavras de Gandhi, a oferta feita pela Cripps Mission é um cheque pós-datado de um banco falido.

Em 14 de julho de 1942, a reunião do comitê de trabalho do Congresso em Wardha exigiu independência completa, sem a qual o povo entraria em desobediência civil em massa. O comitê, portanto, resolve sancionar para a reivindicação do direito inalienável da Índia à liberdade e independência, o início de uma luta de massas em linhas não violentas na escala mais ampla possível, para que o país possa utilizar todas as forças não violentas de que dispõe reuniu durante os últimos 22 anos de luta pacífica, disse a resolução. No entanto, nem todos na Índia apoiaram a convocação do Congresso, com forte oposição da Liga Muçulmana, do Hindu Mahasabha, do Rashtriya Swayam Sevak (RSS) e do Partido Comunista da Índia (CPI). Em 8 de agosto, Gandhi fez o discurso de saída da Índia e no dia seguinte foi preso junto com praticamente toda a liderança do Congresso.

A prisão dos líderes deixou um vácuo poderoso na comunicação entre a liderança e as massas. O resultado foi um movimento impulsionado pela força de massa, com as pessoas se entregando a alguns dos atos de desafio mais ousados ​​vistos na história do movimento nacional. Ferrovias e postos telegráficos foram destruídos e delegacias de polícia incendiadas. Um aspecto importante do movimento é o fato de que, na ausência de uma liderança masculina adulta, o movimento Quit India pela primeira vez viu o engajamento ativo de mulheres e estudantes.

A liderança britânica respondeu com prisões em massa e açoites públicos. Centenas de pessoas foram mortas durante os protestos da polícia. No final de 1944, a maioria dos líderes do Congresso foi libertada, mas a sensação de fracasso era o sentimento geral entre o povo. Embora o Movimento Quit India não tenha resultado na conquista imediata da liberdade, ele realmente deu o impulso final que resultou em uma liderança unificada do Congresso se despedindo dos britânicos apenas três anos depois.