Como os pais podem criar os filhos com consciência em um mundo virtual

Graças à visualização constante da tela, a capacidade de sentir e responder em tempo real é uma surra. Essa conexão virtual corta o vínculo entre a empatia da vida real, borrando as linhas entre o que é certo e errado.

dicas para paisÉ importante se relacionar e se comunicar com as crianças. (Fonte: Getty Images)

Por Kuhoo Gupta

Educar um homem na mente e não na moral é educar uma ameaça à sociedade. - Theodore Roosevelt

Recentemente, o Tribunal Superior de Madurai enfatizou a necessidade de educação moral para as crianças, tanto na escola quanto em casa. Essa educação moral tecida em casa está intimamente ligada a uma consciência. Então, o que é consciência? É a mistura de moralidade, autoconsciência e capacidade de auto-análise que separa a racionalidade da crença cega ou da raiva.

Empatia moral vs digital

Crianças de 0 a 7 anos são altamente maleáveis ​​e seu subconsciente é fortemente influenciado por experiências de vida que dependem em grande parte de seus pais. No entanto, ser um modelo na idade de hoje é o dobro do desafio, graças à exposição das plataformas digitais que tornam as crianças suscetíveis. As crianças hoje são expostas à mídia digital antes mesmo de nascerem, com seus pais usando a mídia digital durante o período de gestação.

No entanto, isso é apenas o início da infiltração digital que afeta a maneira como a criança pensa e reage. Graças à visão constante da tela, a capacidade de sentir e responder em tempo real sofre uma surra, pois o cérebro está ciente de que é o mundo virtual. Essa conexão virtual corta o vínculo entre a empatia da vida real, borrando as linhas entre o que é certo e errado. Embora o digital não seja tão ruim e crie um meio de aprendizagem engajada, é sempre uma grande proibição para crianças menores de dois anos e deve ser permitido com moderação para outras crianças.

Como os pais podem ajudar a germinar a consciência

Os pais são modelos de comportamento. Não há como negar que uma criança aprende primeiro em casa e depois vai para a escola. Portanto, é fundamental que os adultos prestem atenção ao seu comportamento com a criança. Para isso, eles precisam se livrar da negatividade que pode impactar sua comunicação. É verdade que a idade adulta vem com seu próprio conjunto de desafios, mas esforços devem ser feitos para manter a atmosfera negativa sob controle quando perto de uma criança.

Os pais devem formar um vínculo forte com seus filhos e a comunicação é o elemento-chave que reforça efetivamente essa conexão. A criança deve ser capaz de conversar com seus pais, que os ajudarão a compreender a natureza de suas ações. Por exemplo, se eles aprenderem que o cyberbullying é errado ou que ferir alguém física ou emocionalmente não é o ato de uma pessoa virtuosa, eles pensarão duas vezes antes de tomar essa atitude. A consciência estará trabalhando aqui, dizendo a eles que isso é errado. O caminho espiritual é uma luz guia constante no coração de uma criança, mas colocá-la nessa direção é a tarefa que os pais devem cumprir para a melhoria de seus filhos.

A retificação precoce é especialmente importante porque, à medida que se tornam adolescentes, as crianças aprendem com suas próprias decisões e erros. É importante dar a eles liberdade controlada para fazer escolhas, falhar e aprender. As crianças têm uma rede de segurança com os pais e podem aprender lições para o futuro, quando podem não estar por perto. Qualquer experiência da criança torna-se parte dela. Quase em todos os casos, esses hábitos, sistemas de crenças e características continuam por toda a vida. Portanto, este é um momento adequado para inculcar bons valores. Mas o primeiro passo para fazer isso é aumentar sua consciência como pai, curar suas feridas emocionais e se tornar mais consciente.

O caminho certo para o crescimento

Um pai pode amar o filho incondicionalmente e aceitá-lo de todo o coração, sem qualquer julgamento. Afinal, uma criança com grande autoestima e quociente de amor-próprio, que também possui uma prática espiritual, não é vulnerável a más decisões.

Os estágios iniciais destinam-se a fornecer amor incondicional e aceitação desde a fase da gravidez. Isso lhes dará uma base sólida de grande auto-estima e amor-próprio. Manter a relação pai-filho como bidirecional em vez de hierárquica é importante para permanecer conectado para que, quando a criança crescer, seja fácil intervir, se necessário, para manter sua consciência.

Acima de tudo isso, o mais importante é crescer, evoluir e curar pessoalmente como um indivíduo para os pais, para definir o modelo certo para a criança em um sentido físico, mental, emocional, espiritual e psicológico.

(O escritor é o fundador da The K Junction.)