Como a pandemia está afetando as habilidades sociais das crianças

O isolamento devido à pandemia está criando uma deterioração nas habilidades sociais das crianças e uma falta de desenvolvimento geral da criança.

pandemia, saúde mental infantil, dicas para pais em cobiça, idéias para pais em cobiçaA falta de interação social está criando um efeito dominó nas crianças em todo o mundo. (Foto: Pixabay)

Por Sachin Ravi e Raghav Chakravarthy

A pandemia trouxe grandes interrupções na vida normal da humanidade como um todo. Juntamente com as preocupações com a saúde, outra questão importante que se levantou, especialmente para os pais, é se a pandemia COVID-19 prejudica socialmente seus filhos.

A pandemia gerou um estado de bloqueio mundial, e as interações das crianças com outros humanos tornaram-se limitadas à de sua família imediata, e a quaisquer animais de estimação, se tiver sorte.

De acordo com a lista infame de necessidades básicas de Maslow, os humanos são criaturas inerentemente sociais e têm dificuldade em desenvolver todo o seu potencial sem interagir uns com os outros. Especialmente durante a infância, a vida social assume um significado maior em seu desenvolvimento.

Leia também|Crianças falam sobre como a pandemia os afetou

As interações e relacionamentos com os colegas são como as crianças aprendem não só sobre cooperação, confiança, lealdade e apoio, mas também sobre si mesmas, entendendo e expressando suas próprias emoções, tomando decisões bem pensadas, lidando com desafios e aceitando responsabilidades.

As duas principais fontes de interação social, a vizinhança imediata da criança e a escola da criança, foram arrancadas de suas vidas devido à pandemia. Como resultado, as crianças não estão apenas perdendo as aulas, mas também estão perdendo interações cotidianas simples, como caminhar para a aula juntas, almoçar juntas, brincar e criar juntas.

A falta de interação social está criando um efeito dominó nas crianças em todo o mundo. Esse isolamento não está apenas criando uma deterioração nas habilidades sociais, mas também, quando as crianças são questionadas hoje em dia sobre como se sentem, as respostas mais comuns recebidas são 'entediado' e 'solitário'. Há uma perturbação na estabilidade cognitiva e emocional da criança que pode, por sua vez, criar um efeito prejudicial na saúde mental da criança. Isso contribui ainda mais para a falta de desenvolvimento geral da criança.

Em resposta a isso, a indústria de aprendizagem online definitivamente identificou o desafio e está focada em continuar as aulas escolares na medida do possível. Mas, é claro, a questão que surge é se as crianças são capazes de se desenvolver socialmente com essa interação virtual limitada.

Várias táticas foram adotadas globalmente por pais e professores para fazer com que as crianças se conectassem com seus colegas. Datas de jogos virtuais e cartas escritas à mão estão na moda agora. As escolas estão até procurando realizar seus festivais on-line.

É importante que as instituições educacionais não se concentrem apenas na aprendizagem dos livros didáticos por meio de aulas online, mas também tenham o dever de incorporar outras habilidades no currículo, especialmente aquelas que estão sendo perdidas no momento. Ferramentas como Zoom, Padlet, etc. são ótimas plataformas para incentivar a aprendizagem colaborativa, onde as crianças podem se reunir como uma comunidade para se envolver, aprender e criar.

Ter ideias regulares, novas e em constante evolução para interações com seus alunos, e criar espaços seguros para eles se expressarem entre outros colegas, é fundamental para garantir o desenvolvimento social da criança.

As crianças estão constantemente se adaptando a cenários em mudança, portanto, o aspecto mais importante a se olhar como adultos que desempenham um papel na vida da criança seria tranquilizá-la sobre sua segurança e criar uma rotina em sua vida, durante a pandemia. É essencial fornecer a eles opções virtuais para se envolver em interações sociais, ao mesmo tempo que se preocupa com outros elementos, como garantir uma conversa saudável e manter a segurança cibernética. É importante não apenas olhar para as aulas que a criança frequenta, mas também atender às necessidades sociais da criança para que se desenvolvam de forma holística.

(Os escritores são cofundadores da QShala.)