Como a aprendizagem baseada em conceitos pode tornar as crianças prontas para o futuro

aprendizagem baseada em conceitos para criançasA aprendizagem baseada em conceitos ajuda as crianças a compreender o conceito central. (Fonte: Getty Images)

Por Ritesh Rawal

O mundo ao nosso redor está em constante evolução, exigindo uma mudança na forma como o percebemos. Os primeiros fundamentos para olhar o mundo são lançados em nossas escolas. Sim, a educação que recebemos prepara-nos para o futuro, permitindo-nos formar um ponto de vista, aprendendo a interpretar o que nos rodeia. É por isso que é muito importante semear as crianças com o tipo certo de educação nos primeiros anos. Como dizem os educadores, os métodos tradicionais de educação devem ser substituídos pelo aprendizado conceitual, de modo que eles aprendam algo que poderiam reter por mais tempo e facilmente identificável desde tenra idade.

O que é aprendizagem baseada em conceitos?

A aprendizagem baseada em conceitos é uma nova abordagem que reflete como o sistema educacional está evoluindo, incentivando os alunos a fazer perguntas e participar ativamente. Ao contrário dos métodos tradicionais de ensino, que apenas conectam os alunos com a fonte de informação, sem prestar muita atenção à compreensão do conceito e à capacidade das crianças em retê-lo.

educação infantilEsta metodologia de ensino desenvolve a curiosidade nas crianças. (Fonte: Getty Images)

A aprendizagem baseada em conceitos coloca ênfase em ajudar as crianças a compreender o conceito central, em vez de apenas compartilhar uma camada de informações importantes do conceito. O motivo final é ajudar as crianças a compreender e reter o que lhes é ensinado, em vez de ensinado. Ele incentiva os alunos a estudar o contexto, apresentando-os ao significado do mundo real do assunto. Atividades como Aprender Fazendo desempenham um papel importante em fazer a criança entender o conceito subjacente de qualquer conceito social ou acadêmico. Da mesma forma, a representação de papéis também se mostra benéfica para os alunos conectarem os pontos.

Esta metodologia de ensino desenvolve a curiosidade nas crianças, promovendo uma comunicação aberta entre o professor e os alunos, transformando-os em aprendizes ao longo da vida. A aprendizagem baseada em conceitos ajuda no desenvolvimento holístico das crianças, levando em consideração seu bem-estar social e emocional. Ele capacita as crianças a formar uma comunidade de alunos que enfrenta desafios globais por meio de investigação, ação e reflexão. Leia também:Conheça Shiva Kumar, que está educando crianças sobre questões globais por meio de tours virtuais

Como isso torna os alunos preparados para o futuro?

Uma das principais preocupações dos pais e professores é se as crianças são capazes de entender o que estão sendo ensinados ou se estão sendo ensinados de maneira adequada ou não. A maioria das escolas tradicionalmente ensina sem dar ênfase aos conceitos. Por causa disso, os alunos têm que pagar uma quantia altíssima nas classes superiores, pois seus conceitos não foram clarificados quando deveriam. Muitos alunos aprendem ciências sem sua aplicação real. Se eles fossem feitos para entender por que uma mudança química ocorre, não seria melhor ajudá-los a aplicá-la na vida real e retê-la por toda a vida?

A aprendizagem baseada em conceitos e o currículo funcionam com base em grandes ideias, em vez de conteúdo específico de um assunto. Ao apresentar às crianças o contexto de um capítulo ou teoria em particular, você os apresenta ao conhecimento e às habilidades que podem ser obtidos a partir do conteúdo. É assim que ajuda as crianças:

Torna os estudos significativos

Um currículo baseado em conceitos inspira os alunos a conceituar tópicos de forma mais ampla do que um currículo tradicional, com foco no conhecimento e nas habilidades.

Torna o aprendizado relevante

Um currículo baseado em conceitos cuida do desenvolvimento de todos os aspectos de uma pessoa, ajudando-a a aprimorar habilidades como liderança, trabalho em equipe e criatividade, ao mesmo tempo que aumenta sua inteligência emocional.

Envolve os alunos

É muito difícil fazer com que as crianças se sentem e prestem atenção ao que lhes está sendo ensinado. Portanto, é fundamental tornar o currículo interessante para que ele tenha o poder de envolver os alunos. Essa qualidade é evidente em currículos baseados em conceitos. Seja um drama em inglês ou um capítulo de ciências, um currículo baseado em conceitos torna tudo interessante.

Torna o aprendizado mais fácil para as crianças

Conforme declarado nas dicas acima, a aprendizagem baseada em conceitos torna os conceitos muito fáceis para as crianças entenderem e aprenderem. Eles não são mais obrigados a roubar coisas e esquecê-las depois que os exames ou a sessão acabam. No currículo baseado em conceitos, os professores fazem os alunos participarem das aulas, o que ajuda os alunos a ganhar confiança, entender melhor e, portanto, reter por mais tempo.

Para se tornar adultos de sucesso, é realmente importante ser uma criança curiosa. Ser inteligente nos exames sozinho pode não ser capaz de lhe trazer uma carreira de sucesso duradouro. É crucial que as habilidades lógicas, a racionalidade e o pensamento crítico sejam construídos nas crianças desde a escola, para que não sejam desenvolvidas apenas como bons pontuadores, mas como indivíduos com amplos horizontes mentais e emocionais.

(O escritor é um evangelista e fundador da educação, Ritesh Rawal Foundation.)