Como se relacionar com seu filho através do Yoga

Os pais são os guias perfeitos que podem assimilar o papel de um guru e usar a ioga para formar um vínculo inquebrável com seus filhos. Aqui estão algumas atividades de ioga que você pode realizar com seus filhos para nutri-los e o vínculo que compartilham um com o outro.

ioga para criançasYoga reduz a ansiedade e o estresse em adultos e crianças, imagem representativa. (Fonte: Getty Images)

Por Grandmaster Akshar

Da escola às mensalidades, dos esportes à recreação, extracurriculares aos deveres de casa, as agendas das crianças são tão agitadas quanto as de qualquer adulto. Suas mentes florescentes estão trabalhando arduamente, absorvendo informações em uma miríade de campos. Eles estão rodeados por novas experiências e observações que os afetam em vários níveis.

Um pai pode se perguntar como se encaixar nessa aventura sensorial que seu filho experimenta e desfruta. Embora o Yoga possa parecer adequado ao gosto de um adulto, os fatos de sua conexão com as crianças são fascinantes:

ioga para criançasOs pais podem usar ioga para formar um vínculo inquebrável com seus filhos

• É uma forma de conhecimento que foi projetada para ser transmitida a crianças de tenra idade.

• Prepara a mente nascente para uma vida de perfeição e realização.

• A fisicalidade dos asanas é mais adequada e alcançada pelas crianças devido aos seus corpos flexíveis.

• Constrói uma forte conexão entre o corpo e a mente em um estágio muito inicial.

• Reduz a ansiedade e o estresse, muito comuns nas crianças da atualidade.

• A criança desenvolve um caráter equilibrado, harmonioso e repleto de positividade.

• Os esforços físicos de que realizam e apreciam facilmente ajudam a aumentar a sua autoconfiança e a melhorar a sensibilidade e coordenação do corpo.

• Aguça sua memória.

A história nos conta que essa tarefa sagrada de moldar esses jovens espíritos foi atribuída a um guru. Dentro da sombra sagrada do gurukul, pequenas mentes receberam essa sabedoria ancestral que os levaria ao caminho da perfeição. Ainda podemos manter essa tradição.

Krida Yoga

É uma introdução sutil ao aspecto físico do Yoga. É o lado lúdico da ioga, onde crianças e adultos praticam asanas e outros movimentos físicos para desenvolver o gosto pela ioga e para apresentar ao corpo essa nova forma de crescimento físico. Ele abre a mente e cria novos canais dentro dela, desenvolvendo os sensores do corpo e também sua capacidade física.

Asanas de ioga

Asanas são a ferramenta perfeita para dominar o corpo. Eles dão ao praticante a habilidade de controlar seus corpos tanto durante o movimento quanto durante a quietude. Realizar Surya Namaskar todas as manhãs com seu filho é uma forma ideal de se relacionar com ele, trabalhando simultaneamente na saúde de todos os envolvidos. Cada asana é único em seus efeitos positivos na mente humana. Os asanas indicados abaixo são especialmente benéficos para as crianças. Você pode começar a jornada de seu filho com esses asanas fáceis e ajudá-los a despertar a curiosidade para explorar muito mais e adicionar ao seu repertório de asanas.

Tadasana

Comece ficando em Samasthithi.

• Levante a perna direita do chão e equilibre o peso do corpo na perna esquerda.

• Coloque o pé direito na parte interna da coxa.

• Coloque-o o mais próximo possível da sua pelve.

• Você pode apoiar o pé com as palmas das mãos para colocá-lo no lugar.

• Depois de encontrar o equilíbrio, junte as palmas das mãos em Pranam Mudra no chacra cardíaco.

• Eleve seu Pranam em direção ao céu.

• Endireite os cotovelos e certifique-se de que sua cabeça está entre os braços.

• Focalize seu olhar para a frente.

• Repita o mesmo com a perna alternativa.

Metodologia de respiração:

Inspire e expire normalmente enquanto pratica este asana.

Naukasan

Formação da postura:

• Deite-se de costas.

• Traga a parte superior do corpo a 45 ° do chão.

• Gire o peso do corpo sobre os quadris e levante as pernas a 45 ° do chão.

• Tente evitar uma dobra nos joelhos.

• Mantenha os braços paralelos ao solo e apontando para a frente.

• Contraia os músculos abdominais.

• Endireite as costas.

• Mantenha a postura por seis segundos.

Metodologia de respiração:

Inspire antes de levantar a parte superior do corpo e as pernas.

Prenda a respiração enquanto segura o asana.

Expire ao se deitar.

A prática de vários asanas é uma aventura exploratória para a criança e é essencial para seu crescimento físico e bem-estar mental.

Pranayama

Este é o aspecto da ioga que assume a responsabilidade pelo crescimento mental da criança, sua personalidade geral, nutrição do caráter e perspectiva pacífica e calma. O envolvimento dos pais durante esta prática é um vínculo divino, de fato.

• Sente-se de costas um para o outro.

• Apoie as costas um no outro.

• Coloque as palmas das mãos, vire-as para cima e coloque-as sobre os joelhos.

• Feche os olhos e concentre-se na respiração.

• Respire calmamente, inspirando e expirando profundamente.

• Garantir que você está de costas para seu filho ajuda-o a perder a autoconsciência.

• Apoiar as costas um no outro mostra apoio a seu filho em um nível subconsciente, tornando-o o guia para sua jornada interior.

Essa prática ajuda seu filho a crescer de forma holística, levando em consideração as várias facetas do desenvolvimento humano. Isso fortalece ainda mais a conexão entre pais e filhos e é igualmente benéfico para todos os participantes envolvidos.

Yoga é um grande presente para a vida humana. É benéfico para todas as idades e estágios da vida e, portanto, é o melhor meio para conexão de espíritos.

(O escritor é um Mestre de Yoga e treinador de estilo de vida.)