Hope Hicks reconhece ‘mentiras inocentes’ para Donald Trump, mas não para a Rússia

Horas antes da chegada de Hicks, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tuitou várias vezes, citando comentaristas de notícias a cabo que disseram não ter visto evidências de conluio entre Trump e a Rússia. Um tweet encorajou investigações sobre Hillary Clinton.

Hope Hicks reconhecePresidente dos EUA, Donald Trump. (Foto AP)

A diretora de comunicações da Casa Branca, Hope Hicks, reconheceu a um painel de inteligência da Câmara que ocasionalmente disse mentiras para o presidente Donald Trump, mas não mentiu sobre nada relevante para a investigação na Rússia, de acordo com os presentes para o depoimento a portas fechadas de Hicks. Hicks foi entrevistado por nove horas na terça-feira pelo painel que investigava a interferência da Rússia nas eleições de 2016 e o ​​contato entre a campanha de Trump e a Rússia. Um dos assessores mais próximos de Trump, Hicks foi sua porta-voz durante a campanha presidencial de 2016 e agora é diretora de comunicações da Casa Branca.

O principal democrata no painel de inteligência, o deputado californiano Adam Schiff, disse após o término da reunião que Hicks respondeu a perguntas sobre seu papel na campanha de Trump e a algumas perguntas sobre o período de transição entre a eleição e a posse. Mas ela não respondeu a nenhuma pergunta sobre os eventos desde que Trump fez o juramento de posse, semelhante a alguns outros funcionários da Casa Branca que falaram ao comitê. Schiff disse que Hicks não afirmou nenhum tipo de privilégio executivo, mas apenas disse que foi aconselhada a não responder.

Hicks respondeu a uma pergunta sobre se ela alguma vez mentiu por seu chefe, dizendo que contara mentiras inocentes por Trump na ocasião, de acordo com uma pessoa familiarizada com o depoimento. A pessoa, que não quis ser identificada porque as entrevistas do comitê não são públicas, disse Hicks disse ao painel que ela não mentiu sobre nada substancial. O deputado republicano Tom Rooney da Flórida, um membro do painel de inteligência que estava na entrevista, disse que a resposta de Hicks não tinha nenhuma relação com a investigação da Rússia.

Quando questionada especificamente se ela foi ou não instruída a mentir pelo presidente, ou pelo candidato, em relação à Rússia, à investigação ou à nossa investigação, a resposta a essa pergunta foi não, disse Rooney. E essa é a nossa jurisdição. Não se ele pediu ou não para ela cancelar uma reunião para ele, ou algo assim.

Enquanto a investigação está focada na interferência russa durante a campanha, os investigadores da Casa também tinham perguntas sobre seu tempo na Casa Branca, incluindo seu papel na redação de uma declaração em resposta a notícias sobre um encontro de 2016 entre oficiais da campanha de Trump e russos. Essa declaração tem sido de particular interesse para o advogado especial Robert Mueller, que está investigando questões relacionadas à interferência russa e possível obstrução de um inquérito federal em andamento.

A Casa Branca disse que o presidente estava envolvido na redação do comunicado depois que a notícia da reunião foi divulgada no verão passado. O comunicado disse que a reunião dizia respeito principalmente a um programa de adoção da Rússia, embora e-mails divulgados depois mostrassem que o filho mais velho de Trump, Donald Trump Jr., concordou entusiasticamente em sentar-se com um advogado russo e outros depois que lhe foi prometido sujeira sobre o rival presidencial de Trump, A democrata Hillary Clinton. Hicks estava com o presidente no Força Aérea Um enquanto eles redigiam a declaração inicial. Todas as nossas perguntas sobre o que havia naquela declaração ficaram sem resposta, disse Schiff.

À medida que a entrevista avançava, Hicks e seu advogado cederam a uma área de questionamento - o período de transição entre a eleição e a posse. Ela inicialmente se recusou a responder a todas essas perguntas, mas Schiff disse que ficou claro para os legisladores da Câmara que ela respondeu a perguntas sobre aquele período em uma entrevista separada com o painel de inteligência do Senado. Esse comitê também está investigando a intromissão e conversou com Hicks há vários meses.

Depois que os legisladores da Câmara argumentaram que ela deveria tratar os dois comitês igualmente, Hicks e seu advogado conversaram com a Casa Branca, disse Schiff. Ela então começou a responder a algumas perguntas relacionadas à transição. Schiff disse que os democratas pediram uma intimação depois que ela se recusou a responder às perguntas, mas os republicanos se recusaram a emitir uma.

Isso marca uma diferença em relação à resposta do Partido Republicano ao ex-estrategista da Casa Branca Steve Bannon, que também se recusou a responder a perguntas, inclusive sobre a transição. Os republicanos o intimaram durante sua entrevista em janeiro, quando ele se recusou a responder, mas Bannon ainda não cooperou totalmente, apesar de uma visita de retorno ao painel há duas semanas. A Câmara está agora considerando se deve desprezar Bannon.

Rooney, que é um dos republicanos que lideram a investigação na Rússia, disse que não acha que Hicks deveria ser intimado, dizendo que ela foi muito direta e aberta às perguntas que fizemos. Hicks chegou pouco depois das 10h pela entrada dos fundos do espaço de entrevista do comitê e não respondeu às perguntas gritadas dos repórteres. Horas antes da chegada de Hicks, Trump tuitou várias vezes, citando comentaristas de notícias a cabo que disseram não ter visto evidências de conluio entre Trump e a Rússia. Um tweet encorajou investigações sobre Clinton. E um tweet de fechamento dizia simplesmente: WITCH HUNT!

Questionada sobre a recusa de Hicks em responder a algumas perguntas, a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, disse na terça-feira que estamos cooperando porque, como o presidente disse repetidamente, não há conluio e vamos continuar a cooperar, e esperançosamente termine logo.