The Gran View: A chegada do primeiro neto é mágica

Tornar-se avô costuma ser uma época de grandes mudanças. (Fonte: Getty Images)

Por Shayama Chona

O nascimento de um recém-nascido é motivo de grande celebração. Com júbilo e elevação, os avós recebem o recém-chegado na família. Qual a importância de você dar o devido reconhecimento aos avós do seu filho a essa nova posição? Se você já tem um relacionamento feliz com eles, saberá de alguns dos benefícios que os avós podem oferecer, não apenas para seu filho, mas também para você.

No entanto, muitos pais se sentem pressionados pelos avós. Os avós podem sentir, para os novos pais, como cucos os empurrando para fora do ninho enquanto arrulham para o bebê. Mas se você conseguir encontrar uma maneira de negociar como os avós do seu filho podem participar da vida dele, isso será benéfico para todos os envolvidos.

Para os idosos, também, não há treinamento em como ser avô. Você pode sonhar com o que fará quando seu neto chegar. Você também pode pensar que a chegada de seu neto terá pouco impacto em sua vida. Mas a realidade costuma ser muito diferente, mesmo para os avós, que moram longe ou estão trabalhando. O nascimento de um novo filho é um momento de emoções intensas para todos os envolvidos e você não pode prever como se sentirá ou que mudanças seu neto fará em seu estilo de vida. Tornar-se avô costuma ser uma época de grandes mudanças.

Você pode se sentir responsável e esperar ter dado a seu próprio filho ou filha todas as habilidades necessárias para lidar com esse novo pacote precioso; você deve se lembrar de como fica ressentido com as pessoas mais velhas lhe dizendo o que fazer quando você se sente vulnerável e inexperiente como pai. Você pode ter jurado não fazer o mesmo com seus próprios filhos ao se tornarem pais.

Como é que você agora esqueceu tudo isso? Claro, você trouxe crianças até a idade adulta com sucesso. Todas as suas boas resoluções sobre deixar seus filhos adultos tomarem suas próprias decisões simplesmente desaparecem quando um novo bebê chega e você se torna avô.

A chegada do primeiro neto marca o início de uma nova geração. Há uma sensação de magia quando o bebê representa a família projetando-se em um futuro distante. O novo nascimento significa que a vida familiar nunca mais será a mesma por causa de todas as novas possibilidades que ter um bebê na família traz.

Os avós são livres para desfrutar e divertir-se mimando os netos. Este último pode ser comparado à alegria de receber os juros de seus investimentos, onde seus filhos são os investimentos e a alegria dobra quando você recebe netos em troca. A disciplina dos pais e os avós reivindicam o direito de estragar; na verdade, a atriz Goldie Hawn deu um novo apelido às avós modernas, 'GlamMa'.