Opte por produtos naturais para bebês sem parabenos

A pele delicada de um bebê absorve e perde a umidade muito mais facilmente do que a pele de um adulto. Isso significa que eles têm maior probabilidade de absorver os produtos químicos aplicados em seu corpo.

produtos de cuidados com o bebêOpte por produtos sem produtos químicos para o seu bebê. (Fonte: Dreamstime)

Parabenos, produtos químicos e teor alcoólico em produtos para bebês podem prejudicar a pele de um bebê.

Por Shish Kharesiya

Como pais, todos nós estamos muito preocupados com o que se passa no corpo do nosso bebê, mas será que estamos tão preocupados com o que se passa no corpo do nosso bebê? O mercado de produtos para bebês é uma das indústrias de crescimento mais rápido na Índia e os produtos para a pele do bebê constituem um mercado enorme. Na era do marketing florescente, as empresas que produzem produtos de cuidados com o bebê não deixam pedra sobre pedra para formar uma conexão emocional com os pais enquanto falam sobre seus produtos.

Normalmente, o aspecto emocional dos produtos assume a maior parte do marketing, enquanto o que está dentro é mantido em segredo. A principal razão por trás disso é o número de produtos químicos incluídos nesses produtos para dar-lhes uma forma atraente. Os lenços que usamos na pele do nosso filho ou aquelas loções de cheiro adorável vêm embrulhados em uma grande quantidade de conteúdo químico e alcoólico. Vários ingredientes usados ​​para controlar a umidade, prevenir bactérias e tornar o cheiro do fundo mais agradável, na verdade, vêm com a probabilidade de causar impacto na saúde de nossos pequeninos.

Os pesquisadores descobriram que com as loções, xampus, talcos e alguns outros produtos de higiene pessoal, nossos bebês são mais suscetíveis de serem expostos a um dos tóxicos mais prejudiciais chamados parabenos. Para os pais que não conhecem os parabenos, trata-se de um tipo de conservante introduzido na década de 1950 para prolongar a vida dos produtos de saúde e beleza, evitando o crescimento de fungos e bactérias dentro deles.

De acordo com um jornal da ACS intitulado Environmental Science and Technology, as substâncias chamadas ftalatos e parabenos são amplamente utilizadas em uma miríade de produtos para bebês, para reter umidade e como conservantes, respectivamente.

Identificou-se que a família de conservantes parabenos penetra na pele e permanece no tecido e, freqüentemente, leva a reações alérgicas, erupções cutâneas, aumento do risco de câncer e problemas hormonais, incluindo infertilidade. O Environmental Working Group (EWG) afirma: Os parabenos imitam o estrogênio e podem atuar como potenciais desreguladores do sistema hormonal (endócrino).

Da mesma forma, o álcool benzílico freqüentemente usado em produtos de cuidados com o bebê é um neaurotóxico que é alérgico aos pulmões e à pele, causando coceira, queimação, bolhas e muito mais. A lista de produtos químicos usados ​​em produtos para bebês é, novamente, interminável. A etilhexilglicerina, um produto químico amplamente utilizado como desodorante e para condicionar a pele, foi considerada irritante para a pele, causando dermatite e irritação nos olhos.