Livre-se do hábito de chupar o dedo do seu filho para sempre

crianças chupando o dedoAjude seu filho a desistir do hábito de chupar o dedo, um passo de cada vez. (Fonte: Dreamstime)

Chupar o dedo de forma persistente e vigorosa pode causar desalinhamento dos dentes permanentes do seu filho e afetar a mandíbula ou o céu da boca.

Da Dra. Reshma Shah

Chupar o dedo ou o polegar é um hábito que ocorre com muitos bebês. Em geral, seu filho desistirá naturalmente aos quatro anos de idade. Se o hábito de sucção continuar além do momento em que os dentes permanentes começam a aparecer, seu filho pode desenvolver dentes tortos e palato malformado (céu da boca). Isso resulta da pressão aplicada pelo polegar nos dentes e no céu da boca. A gravidade do problema depende da frequência, intensidade, duração e também da posição em que o polegar é colocado na boca. A relação entre os maxilares superior e inferior também pode ser afetada. Os defeitos da fala podem ocorrer a partir de dentes mal alinhados resultantes de chupar o dedo e / ou chupar o dedo.

Todas as crianças devem iniciar consultas regulares ao dentista quando completam um ano de idade. Se mais tarde você perceber que os dentes da frente do seu filho estão projetando-se para fora ou que ele parece ter um problema com a mordida, converse com um odontopediatra sobre suas preocupações.

Os dentes permanentes do seu filho não começarão a surgir até os seis anos de idade. No entanto, o dano causado à boca antes disso pode ou não se corrigir. Por esse motivo, é uma boa ideia falar com um dentista mais cedo ou mais tarde, se você estiver preocupado.

Fonte: Getty Images

Chupar o dedo danifica os dentes?

Nem todo chupar o dedo resulta em danos aos dentes ou à boca. Por exemplo, segurar passivamente o polegar na boca não costuma causar danos. No entanto, a sucção ativa do polegar com muito movimento pode causar danos aos dentes decíduos (de bebês), embora isso geralmente seja corrigido quando os dentes permanentes surgirem. Chupar o dedo de forma persistente e vigorosa às vezes pode causar desalinhamento dos dentes permanentes de seu filho e afetar a mandíbula ou o formato e o céu da boca. Chupar o dedo também pode expor seu filho à sujeira, bactérias e vírus.

Tratamento:

A melhor prevenção é fazer seu recém-nascido pegar a chupeta em vez de chupar no dedo ou no dedo. (Embora o uso prolongado da chupeta possa causar problemas semelhantes, ela, pelo menos, não está ligada à criança e pode ser removida).

As crianças devem ser ajudadas a abandonar o hábito antes de entrarem na escola para evitar provocações. O momento do tratamento é importante. Seu filho deve estar disposto a desistir de chupar no dedo ou no polegar. Se seu filho não deseja parar, a terapia geralmente não é indicada. A pressão que você aplica para parar só pode levar à resistência e à falta de cooperação. Tente mais tarde.

Dê atenção e compreensão ao seu filho e, com cuidado, desestimule o hábito. Lembretes, como um curativo no polegar, podem ajudar.

Ofereça recompensas - estrela em um gráfico, tempo extra para a história - pelos dias em que seu filho for bem-sucedido. Elogie seu filho quando for bem-sucedido.

Após o controle da sucção diurna:

Ajude seu filho a abandonar o hábito de sucção durante o sono. Isso geralmente é um processo involuntário e uma luva, meia ou proteção para o polegar / dedo pode ajudar a interromper o hábito.

Dê um passo de cada vez. Incentive seu filho a não chupar durante uma atividade diurna, como a hora da história ou assistir televisão. Gradualmente, adicione outra atividade até que a sucção diurna seja controlada.

Se essas considerações não forem bem-sucedidas, consulte seu dentista para obter mais suporte.

(O escritor é odontopediatra com 32 motivos.)