Alemanha: explosão mortal atinge o site químico de Leverkusen, 2 mortos

Duas pessoas morreram e pelo menos 31 ficaram feridas depois que uma explosão abalou uma fábrica de produtos químicos em Leverkusen. Operadores do site dizem que ainda não está claro o que causou a explosão.

Centro químico da Alemanha, Leverkusen, Leverkusen Incêndio na Alemanha, Notícias sobre incêndios na Alemanha, Notícias internacionais Indian ExpressUma nuvem negra de fumaça sobe acima do parque químico em Leverkusen, Alemanha, terça-feira, 27 de julho de 2021. Bombeiros do corpo de bombeiros do local estão de plantão. (AP)

Uma explosão seguida de um incêndio atingiu um parque industrial químico na cidade de Leverkusen, no oeste da Alemanha, na terça-feira, deixando dois mortos e dezenas de feridos.

Estamos profundamente tristes por este trágico acidente e pela morte de um funcionário, disse a operadora do local do Chempark, Currenta, em um comunicado.

Currenta disse que a explosão ocorreu em uma fazenda de tanques que faz parte de suas instalações e que o fogo foi apagado.

Acrescentou que estava em andamento uma busca por quatro funcionários desaparecidos. Outros trinta e um ficaram feridos na explosão, quatro deles gravemente.

Veículos de emergência da brigada de incêndio, serviços de resgate e polícia param não muito longe de uma estrada de acesso ao Chempark sobre a qual uma nuvem negra de fumaça está subindo em Leverkusen, Alemanha, terça-feira, 27 de julho de 2021. (AP)

Esperamos poder resgatar as pessoas desaparecidas com vida, disse Lars Friedrich, chefe do Chempark.

A Bayer, um dos maiores fabricantes de produtos químicos da Alemanha, está sediada em Leverkusen. A cidade de cerca de 163.000 habitantes fica 20 quilômetros (12,4 milhas) ao norte de Colônia.

O que as autoridades locais estão dizendo sobre a explosão do Chempark?

As autoridades alertaram os moradores para não consumir alimentos de seus jardins e para tomar cuidado com qualquer filme que possa ter caído em móveis de jardim, brinquedos ou piscinas.

O Chempark pediu às pessoas em Leverkusen que entrassem e mantivessem portas e janelas fechadas.

Autoridades de lugares distantes como Dortmund, aproximadamente 75 quilômetros a nordeste de Leverkusen, aconselharam os residentes de lá a fazerem o mesmo.

Este é um momento trágico para a cidade de Leverkusen, disse o prefeito da cidade, Uwe Richrath.

O que pode ter causado a explosão?

O jornal Kölner Stadt-Anzeiger relatou que o incidente ocorreu quando três tanques contendo solventes orgânicos pegaram fogo em uma planta de incineração de lixo.

Moradores disseram que a explosão pode ser ouvida de alguma distância, com alguns relatando que a força da explosão sacudiu suas janelas.

Não está claro o que causou a explosão e se gases tóxicos foram liberados durante o acidente.

Daniel Dietrich, que lidera um grupo de trabalho sobre toxicologia humana e ambiental no departamento de biologia da Universidade de Constance, no sul da Alemanha, disse a DW: As imagens [de fumaça branca] sugerem que ocorreu uma deflagração explosiva. Como resultado de um incêndio aparente e das operações de extinção que se seguiram - e da queda inerente das temperaturas que estas trazem - a incineração incompleta dos solventes armazenados nos tanques, por exemplo compostos clorados, terá conduzido à criação de subprodutos.

É chocante saber que funcionários morreram e ficaram gravemente feridos: Meus pensamentos estão com suas famílias!

O que é o Chempark?

Com uma área de superfície total de 11 quilômetros quadrados (4,24 milhas quadradas), Chempark é uma das maiores instalações químicas da Europa. Em 2019, as gigantes químicas alemãs Bayer e Lanxess venderam uma participação de 60% na operadora do parque Currenta para fundos administrados pela Macquarie Infrastructure and Real Assets (Mira), que é propriedade do banco de investimento australiano e da empresa de serviços financeiros Macquarie Group.

O Chempark é composto por três locais diferentes situados perto das cidades alemãs de Leverkusen, Dormagen e Krefeld-Uerdingen. De acordo com a Currenta, mais de € 1 bilhão (US $ 1,18 bilhão) foi investido nas três localidades nos últimos cinco anos, de modo que agora ela ostenta uma impressionante gama de produção vertical e horizontal.

Mais de 48.000 pessoas de 50 países trabalham nas três unidades em mais de 70 empresas. Empresas importantes como a Bayer e a Lanxess residentes em Chempark podem aproveitar a experiência de 1.000 empresas de serviços profissionais em áreas como gerenciamento de produção, pesquisa e logística. A infraestrutura rodoviária do parque sozinha tem cerca de 100 quilômetros de extensão.

O portfólio da Chempark se estende desde a produção de produtos químicos básicos e finos até a fabricação e processamento de polímeros, ingredientes ativos e outros produtos químicos. Um total de 10.000 produtos químicos diferentes estão sendo produzidos aqui, com o site químico conectado a sistemas de dutos pan-europeus para nafta, gás natural, eteno e outros produtos petroquímicos.