Cinco anos após a decisão do Mar da China Meridional, a presença da China em torno das Filipinas está crescendo

A China rejeitou a decisão e manteve sua reivindicação da maioria das águas dentro da chamada Linha Nine Dash, que também é contestada por Brunei, Malásia, Filipinas, Taiwan e Vietnã.

Disputa China-Filipinas no Mar da China MeridionalUma pesquisa de opinião de julho de 2020 mostrou que 70% dos filipinos querem que o governo faça valer sua reivindicação no Mar da China Meridional. Foto: AP / Renato Etac

O pescador filipino Randy Megu enfrentou frequentemente as tempestades que surgem no Mar da China Meridional, mas atualmente ele tem um medo maior: ver um navio chinês de fiscalização marítima no horizonte.

Cinco anos depois que uma decisão histórica de um tribunal de arbitragem internacional repudiou as reivindicações da China sobre as águas onde Megu pesca, o jovem de 48 anos reclama que seus encontros com barcos chineses são mais frequentes do que nunca.

Eu estava com tanto medo, disse Megu, descrevendo como um navio chinês rastreou seu barco outrigger de madeira por três horas a cerca de 140 milhas náuticas (260 km) da costa em maio.

Ele disse que outros pescadores relataram ter sido abalroados ou explodidos com canhões de água enquanto trabalhavam no que consideravam seus locais de pesca históricos - que esperavam garantir após a decisão de Haia em 2016.

O Ministério das Relações Exteriores da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Em apenas um incidente em março, as Filipinas reclamaram de incursões de mais de 200 navios da milícia chinesa na zona econômica exclusiva (ZEE), que se estende por 200 milhas náuticas de sua costa.

Diplomatas chineses disseram que os barcos estavam se protegendo do mar agitado e que nenhuma milícia estava a bordo.

Os dados aqui são muito claros, disse Greg Poling, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais de Washington. Os navios da Guarda Costeira chinesa e a milícia estão na ZEE das Filipinas mais do que há cinco anos.

Uma pesquisa de opinião de julho de 2020 mostrou que 70% dos filipinos querem que o governo faça valer sua reivindicação no Mar da China Meridional. Rejeitamos firmemente as tentativas de miná-lo; não, até mesmo apagá-lo da lei, da história e de nossas memórias coletivas, disse o ministro das Relações Exteriores, Teodoro Locsin, em um comunicado no mês passado.

O país fez 128 protestos diplomáticos contra as atividades da China em águas contestadas desde 2016, e a guarda costeira e a agência de navios de pesca realizaram patrulhas soberanas na ZEE das Filipinas.

Mas as Filipinas pouco fizeram para pressionar sua reivindicação sob o incendiário presidente Rodrigo Duterte, que fez do relacionamento com a China um plano de sua política externa e disse que é inútil tentar desafiar seu vizinho muito maior.

Depois que parte de seu gabinete intensificou a retórica sobre as águas no início deste ano, Duterte os proibiu de falar.

A China está mais no controle. A única coisa que o governo Duterte pode apontar é que não houve um grande incidente, disse Poling. Se você continuar se rendendo ao valentão, é claro que não haverá briga.

A guarda costeira filipina e o ministério da defesa não responderam aos pedidos de comentários.

A presença da China também cresceu em outras partes do Mar da China Meridional. Continuou a fortalecer ilhas artificiais equipadas com portos protegidos, pistas de pouso e mísseis terra-ar.

Confrontos com o Vietnã atrasaram os projetos de energia. A Malásia reclamou das ações dos navios chineses. Sua presença também atraiu preocupação na Indonésia - embora não seja tecnicamente um estado requerente.

Ocasionalmente, as operações de liberdade de navegação da Marinha dos EUA desafiaram as reivindicações da China, mas não mostram nenhum sinal de desencorajar Pequim de enviar navios pelas Filipinas ou em qualquer outro lugar.

Antes de sua eleição em 2016, Duterte disse que defenderia as reivindicações de seu país no Mar da China Meridional.

Ele deve deixar o cargo no final de seu mandato de seis anos no ano que vem, mas falar que ele poderia ser vice-presidente ou ser sucedido por sua filha levantou dúvidas de que as políticas mudarão.

Os pescadores de Pangasinan veem pouca esperança de um desafio para as embarcações chinesas que agora ditam seus movimentos.

Agora, é como se fôssemos roubando do próprio quintal, disse o pescador Christopher de Vera, de 51 anos.