FBI reabre investigação em e-mails de Hillary Clinton, Donald Trump elogia movimento

A decisão do FBI de reabrir a investigação foi imediatamente identificada por seu rival Donald Trump, que imediatamente recebeu o anúncio como um 'grande dia'.

Donald Trump, Hillary Clinton, HIllary clinton news, Últimas notícias, Notícias internacionais, e-mails de Hillary clinton, FBi e Hillary Clinton, Hillary Clinton e Donald Trump, U spresidentilarace, notícias mundiaisO diretor do FBI, James Comey, testemunha no Capitólio, em Washington. O FBI informou ao Congresso que está investigando se há informações confidenciais em novos e-mails que surgiram em sua investigação do servidor privado de Hillary Clinton. (Fonte: AP)

O FBI em Firday disse que reabriu as investigações sobre o uso de servidor de e-mail privado por Hillary Clinton quando ela era secretária de estado devido à probabilidade de novas informações virem à tona, imediatamente atraindo elogios do rival republicano Donald Trump, da Casa Branca.

Veja o que mais está virando notícia

O diretor do FBI, James Comey, em uma comunicação à liderança do Congresso, disse que o FBI soube de novos e-mails que parecem ser pertinentes à investigação.

Em conexão com um caso não relacionado, o FBI soube da existência de e-mails que parecem ser pertinentes a esta investigação, escreveu Comey na carta.

Estou escrevendo para informá-lo de que a equipe de investigação me informou sobre isso ontem e concordei que o FBI deve tomar as medidas investigativas adequadas, destinadas a permitir que os investigadores revisem esses e-mails para determinar se eles contêm informações classificadas, bem como para avaliar sua importância à nossa investigação, disse Comey.

Clinton já havia se queixado anteriormente por usar um servidor de e-mail privado como secretária de Estado entre 2009 e 2013, durante o primeiro mandato do presidente Barack Obama. Seu ato foi criticado como equivalente a comprometer a segurança nacional.

O anúncio do FBI hoje foi um acontecimento inesperado pouco antes da eleição presidencial de 8 de novembro, na disputa para a qual várias pesquisas de opinião indicaram que Clinton estava à frente de Trump e que sua liderança estava se movendo decisivamente para o norte.

A liderança de Clinton acelerou após sua exibição confiante nos três debates presidenciais, em todos os quais ela foi declarada vencedora pela mídia americana.

Mas a decisão do FBI de reabrir a investigação foi imediatamente seguida por sua rival Trump, que imediatamente recebeu o anúncio como um grande dia.

O polêmico bilionário afastou-se de seu discurso preparado em seu comício em Manchester, em New Hampshire. Preciso começar com um anúncio de notícias de última hora muito crítico, disse ele a seus torcedores, que esperaram por ele durante horas.

O FBI acaba de enviar uma carta ao Congresso informando que encontraram novos e-mails pertencentes à investigação por e-mail da ex-secretária de Estado Hillary Clinton. E eles estão reabrindo o caso sobre sua conduta ilegal e criminosa que ameaçava a segurança nacional dos Estados Unidos, disse ele.

Este é um grande dia, disse ele, alegando que o escândalo do e-mail é maior do que o ‘Watergate’. A corrupção de Hillary Clinton está em uma escala que nunca vimos antes. Não devemos permitir que ela leve seu esquema criminoso para o Salão Oval.

Tenho grande respeito pelo fato de que o FBI e o Departamento de Justiça agora estão dispostos a ter a coragem de corrigir o erro horrível que cometeram. Foi um grave erro judiciário que o povo americano entende perfeitamente, disse Trump, e esperava que agora fosse corrigido. (MAIS) PTI LKJ ABH 10290005

Outros líderes republicanos também saudaram a decisão. O presidente do Comitê Judiciário da Câmara, Bob Goodlatte, disse que a medida mostra que Clinton e sua equipe cometeram irregularidades e colocaram a segurança nacional em risco.

O presidente da Câmara dos Deputados, Paul Ryan, disse que Clinton não tem ninguém além de si mesma para culpar. Ela foi encarregada de alguns dos segredos mais importantes de nossa nação, e ela traiu essa confiança ao manejar indevidamente informações altamente confidenciais, disse ele.

Esta decisão, há muito esperada, é o resultado de seu uso imprudente de um servidor de e-mail privado e sua recusa em ser franca com os investigadores federais. Renovo meu apelo ao Diretor de Inteligência Nacional para suspender todos os briefings confidenciais para a secretária Clinton até que o assunto seja totalmente resolvido, disse Ryan.

A gerente de campanha de Trump, Kellyanne Conway, considerou isso uma ótima notícia. Um ótimo dia em nossa campanha ficou ainda melhor. FBI revisando novos e-mails na investigação de Clinton, ela tuitou. A campanha de Clinton ainda não reagiu.