FBI invade escritórios do sindicato dos sargentos da polícia de Nova York

O porta-voz do FBI, Martin Feely, disse que os agentes estavam 'realizando uma ação policial em conexão com uma investigação em andamento'.

imagens fbiA Associação Benevolente de Sargentos representa cerca de 13.000 sargentos da polícia de Nova York na ativa e aposentados, um posto acima de policial e detetive, mas abaixo de capitão e tenente. (Arquivo)

Agentes federais invadiram os escritórios na terça-feira de um sindicato da polícia de Nova York, a Associação Benevolente de Sargentos, e a casa de Long Island de seu líder bombástico, que entrou em confronto com autoridades municipais por causa de seus tweets incendiários e táticas de linha dura.

O porta-voz do FBI, Martin Feely, disse que os agentes estavam realizando uma ação policial em conexão com uma investigação em andamento.

Junto com a sede do sindicato em Manhattan, os agentes também revistaram a casa do presidente do sindicato Ed Mullins em Port Washington, Long Island, disse Feely.

Mensagens pedindo comentários foram deixadas com Mullins e o sindicato.

Mullins, que também é sargento da polícia, está no meio de um processo disciplinar do departamento por tweetar a papelada do NYPD no ano passado referente à prisão da filha do prefeito Bill de Blasio durante protestos contra o assassinato de George Floyd pela polícia de Minneapolis.

O julgamento do departamento de Mullins começou no mês passado, mas foi adiado indefinidamente depois que um de seus advogados sofreu uma emergência médica.

O advogado de Mullins nega ter violado as diretrizes do departamento, argumentando com a papelada que as informações de identificação pessoal de Chiara de Blasio, como data de nascimento e endereço, já foram postadas online.

Mullins também está processando o departamento, alegando que eles estavam tentando amordaçá-lo, interrogando-o e recomendando medidas disciplinares em vez de suas cartas online.

Questionado sobre a operação de terça-feira, o prefeito de Blasio disse a repórteres que não tinha informações suficientes para comentar.

Acho que ele tem sido uma voz divisora, disse de Blasio sobre Mullins. Mas isso não me faz sentir nada nesta situação, porque não sei o que está acontecendo. Tudo o que ouço é uma invasão do FBI. Não sei os detalhes, não sei a quem se dirige. Eu realmente quero ouvir os detalhes antes de comentar mais.

Sob quase duas décadas de liderança de Mullins, o sindicato lutou por melhores salários com contratos que resultaram em aumentos salariais de 40 por cento e conquistou uma posição de destaque no movimento anti-reforma.

Junto com as aparições periódicas de Mullins em redes a cabo como Fox News e Newsmax, incluindo uma em que ele foi retratado em frente a uma caneca da QAnon, talvez o megafone mais poderoso do sindicato seja sua conta de 45.000 seguidores no Twitter, que Mullins administra sozinho, muitas vezes com efeitos de fogo .

Em 2018, em meio a uma onda de incidentes em que policiais foram encharcados com água, Mullins sugeriu que era hora do então comissário James O’Neill e o chefe do departamento Terence Monahan considerarem outra profissão e twittou que O’KNEEL deve ir!

O’Neill respondeu que Mullins era um pouco gângster de teclado que raramente aparecia para funções de departamento.

No ano passado, Mullins foi criticado por tweets chamando o ex-comissário de saúde da cidade, Dr. Oxiris Barbot, e o deputado americano Ritchie Torres de prostituta de primeira classe.

Mullins ficou chateado com os relatos de que Barbot se recusou a dar máscaras faciais à polícia nos primeiros dias da pandemia e irritado com os apelos de Torres para uma investigação sobre uma possível desaceleração do trabalho policial em setembro de 2020.

Torres, que é gay, denunciou o tweet de Mullins como homofóbico.

Na terça-feira, Torres fez referência a esse tweet ao reagir à notícia da invasão, escrevendo: Ed Mullins, que ficou famoso por me chamar de prostituta de primeira classe por ousar fazer perguntas sobre o @SBANYPD, acabou de receber uma invasão de primeira classe do FBI.

Em 2019, não foi um tweet que colocou Mullins em apuros, mas sim comentários que ele fez em uma entrevista de rádio sugerindo que a estudante assassinada da Barnard College, Tessa Majors, tinha ido ao parque onde foi morta para comprar maconha. Posteriormente, a polícia prendeu três adolescentes, dizendo que ela havia sido esfaqueada durante uma tentativa de roubo.

A família de Majors chamou os comentários de Mullins no programa de rádio, culpando a vítima profundamente e instou-o a não se envolver em tal especulação pública irresponsável.