Caixa de fatos: o partido governante do Japão vota para novo líder; o que vem por aí para o novo PM

Correndo para o posto mais alto estão o popular ministro da vacina, Taro Kono, o ex-ministro das Relações Exteriores Fumio Kishida, o ex-ministro de assuntos internos Sanae Takaichi e Seiko Noda.

Imagem de arquivo do primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga. (AP)

O Partido Liberal Democrático (LDP) do Japão vota em um novo líder na quarta-feira, que quase certamente se tornará o próximo primeiro-ministro, depois que o atual primeiro-ministro Yoshihide Suga anunciou que não buscaria um segundo mandato como líder do partido.

Correndo para o cargo mais alto estão o popular ministro da vacina, Taro Kono, o ex-ministro das Relações Exteriores Fumio Kishida, o ex-ministro de assuntos internos Sanae Takaichi e Seiko Noda, da ala liberal cada vez menor do partido.

Aqui estão as próximas etapas e datas importantes no calendário político do Japão. Por que isso Importa?

[id oovvuu-embed = 47c4a612-0d4d-4ce5-a825-ba79a659e7e8 ″ frameUrl = https://playback.oovvuu.media/frame/47c4a612-0d4d-4ce5-a825-ba79a659e7e8″ ; playerScriptUrl = https://playback.oovvuu.media/player/v1.js%5D

* O vencedor da corrida pela liderança do LDP deve substituir Suga como primeiro-ministro do Japão, dada a maioria do LDP na poderosa câmara baixa do parlamento.

* O novo primeiro-ministro terá que lidar com uma economia abalada por freios emergenciais com o objetivo de impedir a disseminação do coronavírus, que só agora está começando a diminuir e sobrecarregar o sistema médico.

* O novo primeiro-ministro deve convocar uma eleição este ano. Como funciona o voto?

* Haverá 764 votos em disputa para a corrida pela liderança do LDP, com o candidato que obtiver a maioria definida para se tornar presidente do partido.

* Metade dos votos (382) será alocada aos legisladores do LDP, que darão um voto cada.

* A outra metade é determinada por 1,13 milhão de membros comuns do partido registrados no LDP. Os votos lançados pelos membros do partido serão alocados de acordo com um sistema de representação proporcional denominado método D'Hondt.

* Se ninguém ganhar a maioria no primeiro turno, haverá um segundo turno entre os dois primeiros candidatos.

* Um total de 429 votos será dado no segundo turno, dos quais 382 legisladores e 47 capítulos partidários locais terão direito a uma cédula cada. O que acontece após a votação da liderança do LDP?

* Assim que um novo líder do LDP for eleito, o parlamento será convocado para uma sessão em 4 de outubro para eleger o próximo primeiro-ministro do país. O candidato que obtiver a maioria dos votos das câmaras baixa e alta do parlamento assumirá o cargo mais alto.

* Se as duas câmaras escolherem candidatos diferentes e as negociações entre as duas câmaras não chegarem a acordo sobre um, a decisão da câmara baixa prevalecerá. Dada a maioria do LDP na câmara baixa, o líder do LDP provavelmente será eleito primeiro-ministro.

* O novo primeiro-ministro também deve formar um novo gabinete e reorganizar os executivos do partido LDP no início de outubro. Quando são as próximas eleições gerais?

* Os mandatos dos atuais membros da câmara baixa do parlamento vão até 21 de outubro, o que significa que uma eleição geral será realizada este ano.

* Os primeiros-ministros reservam-se o direito de dissolver a câmara baixa do parlamento e convocar eleições antecipadas. As eleições imediatas devem ocorrer dentro de 40 dias após a dissolução do primeiro ministro da câmara baixa do parlamento.

* A mídia local noticiou, citando executivos do LDP, que a câmara baixa provavelmente será dissolvida em meados de outubro, com a eleição marcada para 7 ou 14 de novembro. No Japão, as eleições são tradicionalmente realizadas aos domingos.