Ex-padre condenado pelo assassinato de uma mulher do Texas em 1960

Um júri do condado de Hidalgo deliberou seis horas antes de retornar seu veredicto no julgamento de assassinato de John Bernard Feit, um ex-padre de 85 anos, após ouvir cinco dias de depoimentos.

John Bernard Feit condenado pelo assassinato de Irene GarzaO promotor distrital assistente do condado de Hidalgo, Michael Garza, segura uma fotografia de Irene Garza enquanto ele apresenta seu argumento final no julgamento de John Bernard Feit pelo assassinato de Garza em 1960 no 92º Tribunal Estadual de Distrito em Edimburgo, Texas, EUA, 7 de dezembro de 2017. (Foto via Reuters)

Um ex-padre foi condenado pelo assassinato de uma professora de 25 anos e rainha da beleza do Texas na quinta-feira, mais de 57 anos depois que Irene Garza foi à Igreja Católica do Sagrado Coração em McAllen com a intenção de se confessar.

O corpo espancado de Garza foi encontrado dias após seu desaparecimento em 16 de abril de 1960. Uma autópsia revelou que ela foi estuprada enquanto estava inconsciente e foi espancada e sufocada.

Feit, que tinha 28 anos no momento de sua morte, ficou sob suspeita logo no início, dizendo à polícia que ouviu a confissão de Garza - na reitoria da igreja, não no confessionário -, mas negando que ele a matou.

Esta semana, os promotores apresentaram evidências de que oficiais eleitos e da igreja suspeitavam que Feit a matou, mas queriam evitar processá-lo porque isso poderia prejudicar a reputação da igreja e as autoridades eleitas politicamente. A maioria das autoridades eleitas na época no condado de Hidalgo eram católicas, e o senador John F. Kennedy, um católico, estava concorrendo à presidência naquele ano.

Feit mais tarde passou um tempo em um centro de tratamento no Novo México para padres problemáticos e depois disso se tornou um supervisor e tinha uma parte na compensação de padres para designações em paróquias. Entre os homens que Feit ajudou a manter no ministério estava o molestador de crianças James Porter, que agrediu mais de 100 vítimas antes de ser expulso e enviado para a prisão.

Feit deixou o sacerdócio em 1972, casou-se e passou a trabalhar na instituição de caridade católica St. Vincent de Paul em Phoenix por vários anos, treinando e recrutando voluntários e ajudando a supervisionar a rede de caridade de despensas de alimentos.

Entre as evidências que apontaram Feit como suspeito ao longo dos anos: seu visualizador portátil de slides fotográficos foi encontrado perto do corpo de Garza. Dois padres disseram às autoridades que Feit os confessou. E um deles disse que viu arranhões em Feit logo após o desaparecimento de Garza.

Além disso, Feit foi acusado de atacar outra jovem em uma igreja em uma cidade próxima semanas antes da morte de Garza. Ele acabou alegando não contestar e foi multado em $ 500.

No julgamento, Dale Tacheny, um consultor tributário em Oklahoma City que havia sido padre em um mosteiro do Missouri onde Feit se candidatou para morar em 1963, disse que Feit confessou a ele que havia assassinado uma jovem. Tacheny disse que só anos depois é que soube que a mulher que Feit havia descrito era Garza.

O advogado de defesa O. Rene Flores argumentou que os promotores não têm evidências suficientes para condenar Feit, que vivia no Arizona na época de sua prisão no ano passado.

Os familiares e amigos de Garza há muito pressionavam as autoridades para reabrir o caso, e isso se tornou um problema na disputa do procurador distrital de 2014. Ricardo Rodriguez havia prometido que, se eleito, iria reexaminar o caso.

Os promotores Michael Garza, que não era parente da vítima, e Krystine Ramon, abraçaram membros da família de Irene Garza depois que o veredicto foi lido. O promotor público Ricardo Rodriguez, que fez campanha para a eleição em parte com a promessa de reabrir o caso do assassinato de Garza, abraçou sua equipe de promotores e a família Garza, alguns dos quais choraram de alívio.

Um John Feit com o rosto impassível foi conduzido da sala do tribunal de volta para sua cela na prisão do condado.

O júri começará a ouvir as evidências na sexta-feira de manhã sobre a punição que Feit deve receber. Ele pode ser condenado a até 99 anos ou prisão perpétua.