Gênero do dia a dia: as mães são as mães 'naturalmente' melhores?

Casamento, Denise Elrich, preconceitos de gênero no trabalho, pai que fica em casa, provedor financeiro natural, ativista feminista Chimamanda Adichie, antigos estereótipos, paternidade, expressão indígenaEstereótipos desafiadores dos pais!

É fundamental desafiar as normas e papéis de gênero aceitos.

Por Anuradha Das Mathur

O casamento é considerado uma instituição solene. No entanto, é uma verdade universalmente reconhecida que, onde há casamentos, haverá divórcios. Mais ainda nos tempos contemporâneos, quando a taxa de divórcio aumentou espantosos 130 por cento nos últimos 10 anos. Uma taxa de divórcio de ‘meros’ 2,3% acaba sendo um número enorme em um país como o nosso, onde há 10 milhões de casamentos por ano e aumentando!

Os procedimentos de divórcio tornam-se mais complicados quando há filhos envolvidos e a questão da custódia torna-se primordial. Tecnicamente, ambos os pais continuam a ser tutores naturais até que uma decisão final sobre a guarda da criança seja tomada. E essa decisão deve ser determinada exclusivamente pelo bem-estar da criança.

De acordo com um estudo realizado por Denise Elrich, uma importante advogada de direito da família e contenciosa, em pouco mais de 51 por cento das decisões de custódia, ambos os pais concordam que a mãe deve se tornar o pai da guarda. Em cerca de 29 por cento das decisões de custódia, isso é feito sem qualquer assistência do tribunal ou de um mediador. Embora se presuma que a mãe é a cuidadora natural da criança, o pai é visto como o provedor financeiro. O papel do pai está limitado a cumprir uma função financeira? Damos aos pais a chance de provar suas habilidades parentais? Existe um preconceito inconsciente nas sentenças proferidas pelos tribunais em torno dessa questão delicada?

Vamos inverter a situação. Quando as mulheres lutam contra os preconceitos de gênero inconscientes no trabalho, políticas e estruturas legais 'iguais' podem ser lançadas sobre elas para provar que não há discriminação contra as mulheres no local de trabalho, no papel. Da mesma forma, pode não haver uma base legal para mostrar a diferença de atitude em julgar mães e pais nas decisões sobre custódia dos filhos, mas os homens se tornam vítimas desse estereótipo nos tribunais. Na verdade, por causa de muitos homens que podem estar dispostos a abrir mão da custódia, os homens que querem criar seus filhos saem perdendo. Isso é semelhante à dinâmica de gênero no trabalho, em que as mulheres que preferem empregos que não envolvam viagens adicionais ou longas horas de trabalho, negam a oportunidade aos que estão dispostos a negociar.

Enquanto uma mãe solteira que trabalha enfrenta forte julgamento de seus vizinhos e parentes, por 'negligência', um pai que fica em casa é ridicularizado por seu próprio grupo de amigos por não ser 'viril' o suficiente. A decisão de custódia afeta pais e filhos e, ainda assim, é tomada com base em normas tendenciosas e preconceitos de gênero. Um pai, por mais carinhoso que seja, dificilmente será reconhecido como um pai hábil. Ao mesmo tempo, uma mulher que prefere ser uma profissional raramente será o provedor financeiro natural para os filhos e a família. Mas, claro, ela é a melhor mãe!

É fundamental reconhecer e desafiar as normas e papéis de gênero aceitos na criação de filhos. O ônus recai sobre as mulheres para que sejam assertivas em seus papéis e responsabilidades tanto em casa quanto no local de trabalho, e se orgulhem de assumir o papel de provedoras financeiras. A responsabilidade recai sobre os homens em quebrar estereótipos que sugerem que os homens são pais menos do que adequados. Como diz a autora nigeriana e ativista feminista Chimamanda Adichie: Quando um homem troca uma fralda, a mulher agradece, mas quando uma mulher troca uma fralda, ninguém agradece. Ela diz que está cansada de receber agradecimentos aos homens por serem pais.

Talvez haja uma pista nisso para homens, mulheres e o judiciário para que os casos de custódia sejam decididos com base no mérito e capacidade individual, onde o interesse da criança é primordial - e não por estereótipos antigos que devem ser destruídos de qualquer maneira. Devagar mas seguro.

(Com contribuições de Adil Mushtaq Shah)

(O escritor é fundador e decano da O Programa de Bolsas Vedica para Mulheres , um programa único em prática de gestão para mulheres jovens. Reconhecida como uma das 100 Mulheres Empreendedoras pelo Governo da Índia em 2015, ela também é Yale Greenberg World Fellow (2016).